Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Celulares, Notebooks ou Eletrodomésticos: o que o consumidor quer comprar na Black Friday 2023?

Consolidada no calendário comercial brasileiro, a Black Friday estimula varejistas e consumidores a se planejarem para o período das suas ações promocionais. A edição deste ano  acontece dia 24 de novembro, mas a preparação começa com meses de antecedência. Essa característica e outros padrões de consumo foram observados por um estudo conduzido pela Americanas em parceria com a Agência Conversion.

Com o propósito de entender a preferência dos consumidores, a amostra da pesquisa considerou as variações no nível de interesse de buscas mês a mês no Google Trends, entre outubro de 2022 a outubro de 2023. O mapeamento mostrou predileção aos eletrônicos. Tanto que, recentemente, no mês que antecipa a Black Friday, a maioria das procuras estavam relacionadas aos celulares (68,5%); notebooks (19,1%) e eletrodomésticos (12,2%).

Esses dados dão indícios de que a edição deste ano será promissora para a venda de smartphones. Além de liderar o ranking de interesse entre os consumidores, esse produto se destaca por sustentar uma taxa positiva de crescimento, mês a mês, de 6%. Não por acaso, no último outubro, nas pesquisas sobre a Black Friday, 7 a cada 10 foram para telefonia, em comparação às categorias de notebook e eletrodomésticos.

Produtos favoritos

Com base nas informações coletadas, a pesquisa da Americanas e Agência Conversion se aprofundou na comparação entre eletrodomésticos, celulares e notebooks durante a Black Friday. Assim, descobriu que a categoria mais buscada na pré-Black Friday são os celulares.

Analisando diferentes marcas de celulares, a pesquisa identificou que o modelo que apresentou o maior crescimento no interesse de buscas entre setembro e outubro de 2023 foi “galaxy a54”, com um aumento de 27%. Na comparação entre outubro de 2022 e outubro de 2023, aquele que apresentou o maior crescimento foi “moto e22”, de 1535%. Além dele, o modelo “a23” também apresentou aumento no interesse ano a ano, com crescimento de 46%.

Perfil dos consumidores

De modo geral, os aparelhos tecnológicos e de informática predominam na cultura de consumo durante a Black Friday. Afinal, costumam ser mercadorias com custo de aquisição mais alto, o que reforça a atração dos consumidores quando são oferecidos quaisquer descontos ou ações promocionais adicionais. Esse contexto também ajuda a explicar o aumento no volume de buscas, pois aponta interesse por boas oportunidades de economia.

Além do investimento em pesquisas de médio e longo prazo, a análise dos 10 maiores players varejistas do Brasil viabilizou a concepção de um perfil do consumidor da Black Friday no Brasil. Ele se caracteriza como uma persona em idade considerada jovem-adulta, variável entre 25 a 34 anos, e do sexo masculino. Com exceção de uma empresa, os homens dominam o espaço de visitas das lojas virtuais no mercado.

Black Friday no Brasil

A primeira edição da Black Friday no Brasil ocorreu há 13 anos, no dia 28 de novembro de 2010, em uma versão totalmente digital. Desde então, o mercado amadureceu a proposta e evoluiu nas estratégias no e-commerce e no varejo de rua com foco na competitividade dos preços e impulsionamento do negócio. Os esforços se refletem no faturamento do setor que em 2020, em pleno ano da pandemia, cresceu 25% e atingiu R$ 4 bilhões em vendas online, de acordo com relatório da  Ebit/Nielsen.

Agora, com o aumento no fluxo das pesquisas no Google e melhora no cenário econômico, as expectativas para a Black Friday 2023 são otimistas. Dentro das categorias mais pesquisadas pelos consumidores, fica claro o aumento no interesse de buscas, como no caso dos celulares. Esse recorte, por si, demonstra o amadurecimento da intenção de compra.

Black Friday 2023 na Americanas

Com a campanha Black Friday Americanas — Famosa pelas ofertas, a marca promoverá uma regionalização da comunicação das promoções, considerando as especificidades de consumo de cada localidade. Uma das principais ações da campanha, desenvolvida em parceria com a WcMcCann, é o Cesta Truck, em que o ícone da marca, a cestinha vermelha, ganha uma versão gigante que percorrerá o Brasil levando ofertas e brindes exclusivos. Há milhares de ofertas de diversas categorias de produtos. Entre elas, há destaques para promoções de celular, geladeira e air fryer no site, no app e nas centenas de lojas físicas.

Créditos: iStock

Posts Relacionados

Expoflora inicia venda de ingressos promocionais em número limitado

Bruno Mello anima happy hour no Mercadão de Coqueiros, em Florianópolis

Sete shows musicais agitam o Jurerê OPEN no final de semana

Dia da Obesidade (4/03): exposição fotográfica reúne 12 histórias de superação em Florianópolis

Reabertura do Main Room do Warung, o famoso ‘pistão’, será em 29 de março com Vintage Culture e Paul Kalkbrenner

Cantora Dani Kramar grava DVD ‘Estrelar’ nesta quarta-feira, na SHED Club, em Balneário Camboriú

4 dicas para montar um bar em casa

Sono é importante para promover saúde física e mental

Orquestra Filarmônica Catarinense divulga 41 músicos pré-selecionados para seu corpo fixo

Tetto BC tem carnaval e jazz no final de semana