Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Centro de Memória Bunge resgata história do Dia das Mães ao redor do mundo

No século XIX, mães e filhos trabalhavam juntos em fábricas para garantir a renda da família

No próximo domingo, 10/5, comemora-se o Dia das Mães no Brasil. As celebrações às figuras maternas acorrem desde a Grécia Antiga, onde a Mãe dos deuses, Rhea, era homenageada na entrada da primavera.

Depois do cristianizado, o Império Romano passou a celebrar o dia no 4º domingo da Quaresma, em homenagem a Virgem Maria e da igreja-Mãe. Mas foi só no século XVII que a data se fortificou, quando a população da Inglaterra começou a ir para suas igrejas-mãe no dia que passou a ser conhecido como “Domingo das Mães”. A data se tornou importante, principalmente, para os criados que eram dispensados para visitarem as igrejas com suas mães e familiares. Os feriados não existiam e a esta era a única oportunidade de folga para estar com a família.

A celebração às mães, como conhecemos, chegou aos Estados Unidos em 1907 pela metodista Anna Jarvis, como uma forma de homenagear sua mãe, a ativista Ann Maria Reeves Jarvis que fundou projetos contra a mortalidade infantil e os feridos de guerra. A data foi aprovada pelo Congresso do país e foi celebrada pela primeira vez em 9 de maio de 1914.

No Brasil o “Dia das Mães” chegou quatro anos após a oficialização nos EUA, promovida pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre e foi oficializada em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas para ser comemorada no segundo domingo de maio. Em 1947, o Dia das Mães foi incluído no calendário oficial da Igreja Católica no Brasil.

No século XIX muitas mães e filhos trabalhavam juntos nas fábricas garantindo, assim, o sustento da família. Essas mulheres que se inseriam no universo fabril não abandonavam a condição de mãe e chefe de família.

Imagens de fábricas no século XIX e XX, onde mães e filhos trabalham juntos, bem como propagandas de mulheres com seus filhos e família, podem ser encontradas no acervo do Centro de Memória Bunge, que reconta os mais de 100 anos de história da Bunge no Brasil e a industrialização do país. Todo acervo está disponível para consulta e visitação, após o fim do isolamento, mediante agendamento.

Sobre o Centro de Memória Bunge
O Centro de Memória Bunge foi criado em 1994 e desde então é um dos projetos da Fundação Bunge. Referência na área de preservação da memória empresarial, o local tem como objetivo a guarda e preservação de documentação histórica, a disseminação do conhecimento e a utilização de seu acervo como um instrumento estratégico de gestão. Realiza diversas atividades gratuitas como Atendimento a Pesquisas, Exposições Temáticas, Visitas Técnicas e Benchmarking. Além disso, promove as Jornadas Culturais, série de palestras e oficinas gratuitas com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação de acervos históricos e patrimoniais.

Sobre a Fundação Bunge
A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em práticas por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge).

Posts Relacionados

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul

Amanda Cadore leva shows gratuitos da tour Arrebentação para 4 cidades de SC

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados