Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Centro Integrado de Saúde (CIS) inaugura neste sábado em Itajaí

Centro Integrado de Saúde itajai

Centro Integrado de Saúde (CIS) inaugura neste sábado em Itajaí

O Centro Integrado de Saúde (CIS) será entregue oficialmente para a comunidade neste sábado (12), a partir das 10h. Durante a inauguração, a população poderá conhecer as instalações do complexo e entender melhor quais serviços serão oferecidos a partir de segunda-feira (14), às 7h.

Localizado na Avenida Adolfo Konder, no bairro São Vicente, o CIS passa a concentrar atendimentos que hoje ficam espalhados pela cidade, facilitando o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os ambientes do centro são climatizados e 100% acessíveis.

“Entregar à comunidade o Centro Integrado de Saúde tem sido uma das prioridades de nossa gestão desde o início do ano. Definimos um grupo de trabalho para se dedicar à abertura do CIS e fazer todas as adequações necessárias. Planejamos um serviço que atendesse plenamente o cidadão, de forma acolhedora, ágil, humanizada e acima de tudo que proporcionasse a resolutividade dos problemas”, comenta o prefeito Volnei José Morastoni.

Com cerca de sete mil metros quadrados de área construída, o CIS vai contar com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Porte III para urgências e emergências, a Unidade de Assistência Médica Especializada, que oferecerá consultas especializadas, pós-consultas e exames, o Laboratório Municipal, além de grande parte do setor administrativo da Secretaria de Saúde de Itajaí.

Para inauguração do CIS foram necessárias adequações estruturais e a contratação de mais profissionais de saúde para reforçar as escalas de plantão, garantindo atendimento pleno aos moradores. Além disso, o município também precisou comprar equipamentos, materiais e medicamentos, bem como contratou serviço de limpeza e manutenção do CIS.

“Temos certeza que todo o esforço e determinação da administração municipal se refletirá em mais qualidade de vida para a população. O Centro Integrado de Saúde será um importante complemento à política de Atenção Básica que queremos concretizar do município, recebendo as urgências vindas das unidades de saúde e desafogando os prontos-socorros dos hospitais”, afirma o secretário de Saúde, Celso Luiz Dellagiustina.

Serviços oferecidos no CIS

O CIS contará com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Porte III, que substituirá o Pronto Atendimento (PA) do São Vicente no atendimento de urgências e emergências. A UPA 24 horas será habilitada junto ao Ministério da Saúde para que o município passe a receber um incremento de R$ 500 mil mensais para custeio. A estrutura ficará em uma área de 2.050 metros quadrados com consultórios adultos e pediátricos, sala de curativos, eletrocardiograma, radiologia própria, sala de emergência, farmácia e 30 leitos para observação.

A Unidade de Assistência Médica Especializada, conhecida hoje como PAM, ficará em uma área de mais de dois mil metros quadrados, com consultórios amplos e modernos, espaço para avaliação e pós-consulta, sala de apoio e diagnóstico, entre outros ambientes. O local vai oferecer consultas especializadas, pós-consultas, exames cardiológicos (esteira, holter, mapa e eletrocardiograma) e ultrassonografia. O setor de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria ficará junto à unidade para garantir mais facilidade na marcação de cirurgias e exames, bem como na prestação de informações à comunidade.

Outro serviço que, em breve, será instalado no CIS é o Laboratório Municipal. Para mudança definitiva, são necessárias autorizações do Ministério da Saúde, que não foram liberadas até o momento. Além de exames de HIV, hepatite, toxoplasmose e tuberculose, a novidade é que o laboratório está sendo estruturado para atender a demanda da urgência e emergência da UPA, agilizando diagnósticos e agregando mais qualidade ao atendimento. A estrutura conta com salas de coleta, laboratórios integrados e sala de laudos em uma área de 620 metros quadrados.

Com a inauguração do CIS, a Secretaria de Saúde de Itajaí estará ainda mais próxima das demandas da comunidade. Grande parte do setor administrativo vai ocupar um dos blocos do complexo, atendendo ao público a partir de segunda-feira, às 8h. Em função da mudança, na quinta-feira (10), a atual sede da Secretaria, na Rua Leodegário Pedro da Silva, 300, bairro Imaruí, estará funcionando parcialmente. Já na sexta-feira (11), somente serão atendidas situações emergenciais, ficando suspensos os agendamentos e entregas de documentos. No período, funcionários também estarão orientando a população sobre a mudança.

Confira o horário de funcionamento do CIS a partir de segunda-feira:

Unidade de Pronto Atendimento (UPA): 24 horas

Unidade de Assistência Médica Especializada: 7h às 19h

Secretaria de Saúde de Itajaí: 8h às 12h e 14h às 18h

 

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina