Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

César Souza quer mais transparência no uso dos cartões corporativos

O deputado federal César Souza protocolou na Câmara o Projeto de Lei Complementar (PLP 272/16), que visa dar mais transparência no uso de cartões corporativos por parte dos poderes Executivos. No documento, o parlamentar catarinense relata que os gastos da máquina pública estão cada vez maiores e que boa parte ainda é definida como “sigilosa”.

“O volume de despesas realizadas por meio destes cartões, praticamente se confunde com o próprio volume de suprimentos de fundos. De acordo a Secretaria de Administração da Presidência, 99% das despesas deste tipo no ano de 2014 foram classificadas como “sigilosas”, explica o parlamentar catarinense.

Para César Souza é preciso tipificar o que de fato é sigiloso. “Ministérios e órgãos subordinados possuem suas normas para qualificar esse tipo de gasto. Contra isso, propomos que seja editada norma única para todo o Poder Executivo Federal”.

Para atender às expectativas do projeto o parlamentar propõe que além da publicação do montante gasto – o que já é feito hoje no Portal da Transparência – também haja a garantia de que os documentos e processos de adiantamento de despesas detalhem o porquê foram classificados como sigilosos e esteja a disposição para fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU), do Ministério Público Federal (MPF) e da Controladoria-Geral da União (CGU).

“Assim esses órgãos poderão averiguar a regularidade dos gastos constrastando com a situação atual, já que muitas vezes os documentos são negados até mesmos a estes órgãos de controle”, disse o Deputado Federal César Souza.

Posts Relacionados

A importância do trabalho em equipe para o desenvolvimento da empresa

Feira Catarinense de Plantas Ornamentais será de 26 a 28 de maio

Udesc abre inscrição de curso virtual sobre Astronomia para docente da educação básica

Câmaras de vereadores de cinco cidades catarinenses prestam homenagem à Psicologia

Governadores do Sul expõem avanços de gestão durante 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão

Catarinense que recebeu prêmio jabuti cria NFTs em leilão filantrópico

RSul Itapema recebe primeiro tomógrafo da Costa Esmeralda

Governador Carlos Moisés participa da abertura do 18° Congresso Catarinense da ACAERT

Atletas de Florianópolis estão confirmados no Panamericano de Taekwondo, que volta à capital catarinense em setembro

Aplicativo criado por startup de Florianópolis democratiza o acesso à saúde