Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc

Chegada do frio anima rede hoteleira do Vale do Itajaí

Fogão a lenha, cuca quentinha e noites de sono em pousadas aconchegantes. O inverno no Vale Europeu é cheio de atrativos para quem quer fugir dos destinos mais caros e curtir a tranquilidade que só o campo pode oferecer. A menos de um mês do início da estação, a região se prepara para receber turistas e a rede hoteleira trabalha com previsões positivas para a época mais fria do ano.

No ano passado, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Indústria de Hotéis em Santa Catarina (Abih-SC) revelou que o Vale teve aumento de quase 20% no número de visitantes em relação à mesma época em 2014, subindo de 40,86 % para 59,92%. O percentual foi maior do que todas as regiões do Estado, batendo inclusive a Serra catarinense — destino favorito dos turistas no inverno. Só emBlumenau, cidade que registrou a maior procura nas redondezas, houve 65% de ocupação nos hotéis — 5% a mais do que no ano anterior.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau(Sihorbs), Emil Chartouni Neto, prevê que a constante alta do dólar irá favorecer o setor durante os próximos meses:

— O câmbio continua refletindo na alta do turismo interno. É claro que se conseguirmos um incremento em relação ao ano passado será ótimo, mas se der para manter os números registrados em julho (de 2015) já estamos felizes e será uma vitória — comenta.

Diretor-presidente da Abih-SC, Samuel Koch acredita que o Vale irá desempenhar um papel importante no turismo catarinense em 2016:

— Houve um resultado surpreendente no ano passado referente à taxa de ocupação. A expectativa para este ano é superarmos esses números, investindo cada vez mais para bem receber o turista. Nosso setor é considerado uma das atividades mais expressivas na economia mundial, é o maior prestador de serviços no mundo e um grande gerador de empregos, de renda e de divisas. Isso nos dá ainda mais ânimo para trabalhar e investir nesse setor que só cresce, mesmo na contramão da crise — destaca Koch.


Pousada Rio da Prata, na Nova Rússia, em Blumenau (Foto: Facebook, Reprodução)Uma das paisagens naturais mais bonitas do município, a Nova Rússia tem tudo para receber muita gente neste inverno. Na Pousada Rio da Prata Eco, por exemplo, comida caseira e chalés com lareira atraem diversas pessoas nos dias frios. Proprietário do local, Mário Pavesi conta que as reservas estão quase esgotadas até novembro:

— Nessa época sempre dobra o nosso movimento, principalmente porque em junho tem o Dia dos Namorados. Até agosto a gente tem movimento garantido por aqui — comemora.

Na visão do presidente da Santur, Valdir Walendowsky, o sucesso do Vale Europeu no frio é resultado de ações feitas para construir o turismo de inverno:

—  Até 10 anos atrás o frio era um problema para nós. A questão era criar algo para fazer fora da temporada de verão. O Estado foi um indutor do desenvolvimento turístico fora do litoral e em direção ao interior. Isso incentivou a iniciativa privada.

Gastronomia e cicloturismo para atrair clientela

Na famosa Região dos Lagos, em Rio dos Cedros, o Hotel Parador da Montanha é bastante procurado pelos turistas durante os meses de frio. Segundo a direção do estabelecimento, já não há vagas para o feriadão de Corpus Christi e vários fins de semana de julho. Além disso, para garantir a movimentação de pessoas, o hotel aposta em ofertas como chocolate quente, pinhão e até uma noite de massas — tudo em frente ao fogo das lareiras.


Rio dos Cedros (Foto: Jandyr Nascimento, BD, 8/8/2007)Com atrações para toda a família e saborosos cafés coloniais, os hotéis fazenda do Vale também costumam registrar aumento no fluxo de turistas durante o inverno. OFazzenda Park Hotel, de Gaspar, teve ocupação de 60% em julho passado e neste ano espera elevar o índice para 80%. O frio também faz toda a diferença quando a meta é levar turistas ao Timbó Park Hotel, que nesta época do ano costuma dobrar o número de visitantes com atividades como cicloturismo e bufê de sopas.

— A gente depende do frio, se não baixar a temperatura a procura é bem pequena. No ano passado recebemos muita gente e nas semanas seguintes a previsão é que esse cenário se repita— diz Débora Grutzmacher, responsável pelo setor de reservas do hotel.

Posts Relacionados

I Mostra de Arte, Cultura e Ciência começa na próxima segunda-feira

Feijoada Beneficente está na programação do Aniversário de Balneário Camboriú

Festa dos Pescadores será neste sábado e domingo

9° Festa da Tainha do Estaleiro

Balneário Camboriú recebe exposição de carros antigos neste domingo

Sarau da Tainha retorna em setembro

9ª edição do Balneário Saboroso começa nesta quinta-feira com 33 restaurantes participantes

Guacamole e Didge lideram avaliação do TripAdvisor em Balneário Camboriú

Rock bem-humorado da NBLA agita o Didge BC nesta sexta-feira

Festa dos Pescadores movimenta Bairro da Barra neste fim de semana