Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc zentretenimento

Cia Mútua leva teatro de bonecos para bairros de Itajaí

Dez bonecos criados na 2ª edição do Curso de Formação “Com a Mão na Luva” serão apresentados em cenas curtas e cômicas, nos dias 06 a 08 de abril, e a entrada é gratuita

 

A Cia Mútua (Itajaí/SC), recém ganhou um dos prêmios nacionais mais importantes do teatro para crianças, de “Melhor Espetáculo de Formas Animadas”. Enquanto a companhia era mencionada no Rio de Janeiro/RJ, aqui na cidade de sede, finalizava projeto de formação sobre outra técnica teatral, a de teatro de bonecos de luva, vulgo fantoche. Para encerrar o projeto, os participantes irão apresentar gratuitamente nos bairros: Vila Operária (dia 06), Cidade Nova (dia 06), Barra do Rio (dia 07) e Centro de Itajaí (dia 08).

O público assistirá cenas curtas e cômicas interpretadas por dez bonecos confeccionados pelos envolvidos no curso “Com a Mão na Luva”. Detalhes da cenografia e de bonecos foram inspirados no artista e poeta Mauro Caelum. Os textos são do dramaturgo argentino Guaira Castilla. A sonoplastia será feita ao vivo pela cantora e instrumentista Bianca Ramos. O projeto é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí, com o patrocínio da Unimed Litoral e apoio do Sesc Itajaí.

Foram cinco meses de curso de formação, da teoria à prática. Os participantes passaram pelas etapas de construção dos bonecos, entendimento da técnica, mesa redonda com importantes bonequeiros de Santa Catarina, montagem de um espetáculo de teatro de bonecos e circulação da peça pela cidade. “Nosso intuito é de formar artistas bonequeiros, contribuir para formação de público e movimentar a cena artística cultural de Itajaí”, acrescenta a atriz e produtora Laura Correa.

COM A MÃO NA LUVA – 2ª EDIÇÃO

O boneco de luva como o próprio nome já diz, consiste na colocação da mão do ator/bonequeiro dentro do boneco, como uma luva, para dar vida ao boneco/personagem. É uma técnica que garante movimentos semelhantes ao do corpo humano e geralmente é realizada com muito bom humor. A Cia Mútua tem hoje no repertório o espetáculo “El Gran Circo-Teatro de Luvas”, que teve sua pesquisa iniciada durante a primeira edição do evento, em 2011/12.

CIA MÚTUA

Com 24 anos de história teatral, a Cia Mútua já recebeu 13 prêmios nacionais e internacionais, entre eles, recentemente ganhou o prêmio de “Melhor Espetáculo de Formas Animadas”, no 3º Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças. O CBTIJ – Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude, considerou 167 espetáculos apresentados na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2016, premiando 24 categorias. Além do prêmio de melhor espetáculo de formas animadas, “Um Príncipe Chamado Exupéry” ficou entre os quatro finalistas na categoria “Melhor Cenografia”.

A Companhia já participou de diversos festivais, apresentando-se na França, Espanha, Chile, Argentina e em 18 estados brasileiros. Possui em seu repertório os espetáculos El Gran Circo-Teatro de Luvas (2015), Um Príncipe Chamado Exupéry (2010), Flashes da Vida (2007), Felizes para Sempre (2005), Teatro Lambe-lambe (2009) e A Caixa (2004). A Cia Mútua está situada na Rua Pedro Antonio Fayal, 392, no Bairro São João, em Itajaí/SC.

SERVIÇO

O que: Apresentações de Teatro de Bonecos da 2ª edição do curso “Com a Mão na Luva”

Quanto: Entrada gratuita

Quando:

– 06 de abril (quinta-feira) – 10h

Onde: Escola Francisco de Paula Seara (Bairro: Vila Operária)

– 06 de abril (quinta-feira) – 16h e 19h

Onde: Escola Básica XV de Junho (Bairro: Cidade Nova)

– 07 de abril (sexta-feira) – 10h e 15h

Onde: Escola Ângela Dalçóquio de Souza (Bairro: Barra do Rio)

– 08 de abril (sábado) – 16h

Onde: Sesc Itajaí (Endereço: Rua Almirante Tamandaré, 259 – Centro).

 

MAIS INFORMAÇÕES:

Site: www.ciamutua.com.br

Blog do evento: http://comamaonaluva.blogspot.com.br/

Facebook: @CiaMutua

Assessora de Imprensa Camila Gonçalves: (47)9 9654-9105

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu