Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Cidades da AMFRI fazem mês de atividades focadas na prevenção e resiliência

Cidades da AMFRI fazem mês de atividades focadas na prevenção e resiliência

Os desastres naturais de 2008 marcaram Santa Catarina e principalmente a o Vale do Itajaí, no total 135 pessoas perderam a vida. A tragédia completa 10 anos neste mês, e para relembrar e refletir sobre a importância das políticas nacionais e internacionais de Redução de Risco e Desastres (RRD) durante todo o mês a Secretaria de Estado da Defesa Civil e os municípios catarinenses irão promover uma série de atividades.

Preocupados com o tema, os municípios da AMFRI estão com várias ações, entre elas, um grande Seminário Regional voltado ao Fortalecimento da Cooperação e Resiliência que acontece no dia 22 de novembro, no Centreventos, em Itajaí. O evento contará com exposição das agências que atuam na resposta a desastres e organizações de ensino que produzem conhecimento da área.

Os objetivos serão fortalecer a cooperação, a resiliência e o debate sobre a Proteção e Defesa Civil com foco na redução de risco de desastres, formalizar a rede de pesquisa e estudo sobre risco e desastre na foz do Rio Itajaí, possibilitar a integração da região e fortalecer o colegiado de Defesa Civil e o GRAC regional. “Estas ações surgem da importância de destacar a importância e relevância das políticas públicas, ações e programas de Redução de Risco e Desastres, fazendo com que se perceba que as mesmas ocorrem diariamente e não só quando acontecem os eventos adversos, possibilitando assim uma maior capacidade de resiliência dos municípios frente aos mesmos”, destaca o engenheiro ambiental da AMFRI, Leandro Freitas.

Os onze municípios da AMFRI, Balneário Camboriú,  Balneário Piçarras, Bombinhas,  Camboriú, Itapema, Itajaí, Ilhota,  Luiz Alves, Navegantes, Penha, e Porto Belo, juntamente com Barra Velha, Brusque, Blumenau, Camboriú, Canelinha, Gaspar, Massaranduba, São João do Itaperiú e Tijucas estarão realizando diversas atividades preventivas durante todo novembro.

Nestas primeiras semanas haverá treinamentos, caminhadas ecológicas, passeio ciclístico, simulados, sessão solene na Câmara de Vereadores, plantio de mudas, visando ampliar a consciência de proteção na população. O principal dia de ações desta primeira quinzena de novembro será às 16h da próxima terça-feira (13), onde todos os municípios da AMFRI promoverão treinamentos de Rotas de Fugas em escolas buscando a conscientização de crianças e adolescentes.

Texto: Bruna Passos (SC 05428 / JP) – Jornalista / Assessora de Comunicação da AMFRI

Posts Relacionados

FIESC apresenta em Itajaí programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí leva muita cultura para Navegantes a partir desta quinta-feira

Itajaí Shopping inaugura C&A mais moderna de Santa Catarina

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta