Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Cidades da região terão votação com sistema biométrico neste ano

Brusque e Botuverá e Guabiruba estão entre as nove cidades catarinenses que terão eleições municipais com sistema misto de votação em outubro, conforme informações divulgadas no fim da última semana pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

Completam a lista dos municípios que terão eleição híbrida Balneário Camboriú, Camboriú, Corupá, Garuva, Itapoá e Jaraguá do Sul.

A previsão inicial era de que a zona de cobertura do cartório eleitoral de Brusque não participasse da eleição mista, mas o TRE-SC acabou por confirmar a participação dos municípios da região onde foi realizado o cadastramento biométrico de parte da população.

Segundo dados do cartório eleitoral, foram cadastrados 4686 eleitores para votar pelo sistema de biometria em Brusque. Mas ainda não são dados conclusivos, visto que alguns cadastros ainda estão em processamento pelo TRE-SC. Percentualmente, 5,5% do eleitorado votará pelo novo sistema.

A novidade vai mudar o procedimento na hora da votação. Atualmente, o mesário digita o número do título do eleitor e pede para o eleitor confirmar assinando a folha, assim ele está liberado para votar.

Com a biometria, o eleitor vai confirmar seus dados pela impressão digital.

Conforme o chefe do cartório da 86ª Zona Eleitoral de Brusque, Guilherme Benedet, as urnas das seções de votação serão todas equipadas com o sistema de identificação biométrica. A mesma urna, afirma, servirá para esse sistema e para o sistema convencional.

O tempo que se leva para completar a votação deverá ser maior para quem fez identificação biométrica. Na hora, a votação é um pouquinho mais complexa, a tendência é que demore um pouquinho mais do que o normal, mas não é para ser tão demorado”, afirma Benedet.

Ainda não há orientação do TRE-SC sobre a realização de testes prévios do sistema de votação com identificação biométrica, mas os técnicos acreditam que não haverá problemas, visto que o sistema misto de votação já foi testado em 2014, em alguns municípios catarinenses.

Cerca de 27 mil eleitores cadastrados

De acordo com a coordenadora de eleições do TRE-SC, Patricia Sardá, os eleitores que votarão pelo sistema de identificação biométrico, nessas cidades, são os que compareceram aos cartórios para realizar alguma atualização cadastral, e por isso já realizaram a biometria. Ao todo, são cerca de 27 mil os eleitores cadastrados biometricamente nesses municípios.

Jaraguá do Sul é o município com o maior número de eleitores cadastrados com a nova tecnologia. Pouco mais de 8 mil pessoas, que representam 7% do eleitorado jaraguaense, poderão utilizar a identificação biométrica.

Mas, em relação à quantidade de eleitores por município, Itapoá está mais adiantado, tendo cadastrado 25% de seu eleitorado, equivalente a 3.450 pessoas; seguido de Garuva, com 16,5% dos eleitores com biometria, totalizando 1.857 cadastramentos realizados.

O eleitor que votar via processo biométrico também deve comparecer à seção eleitoral portando documento original com foto. “A identificação biométrica é um adicional, que autentifica a identificação e garante a segurança das eleições, e não substitui o processo de identificação por documento do eleitor”, ressalta Patrícia Sardá.


Municípios com eleições em sistema misto

  • Balneário Camboriú
  • Botuverá
  • Brusque
  • Camboriú
  • Corupá
  • Garuva
  • Guabiruba
  • Itapoá
  • Jaraguá do Sul

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)