Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Cinco alterações da Reforma Trabalhista que merecem atenção por parte das empresas

Cinco alterações da Reforma Trabalhista que merecem atenção por parte das empresas

A Reforma Trabalhista gera polêmica, mas o fato é que as novas regras passam a valer a partir do dia 11 de novembro e, em meio a toda a discussão causada pelo tema, pouco se falou como as empresas devem proceder diante das mudanças. A coordenadora de Departamento Pessoal da Magnus Consultoria, Graziela dos Santos, reforça que é preciso estar atento porque são muitas alterações. “A nova legislação altera mais de 200 itens com a intenção de modernizar o sistema, dar maior flexibilidade nas relações de trabalho e maior segurança jurídica”.

Um dos pontos que requer maior atenção é aplicação das novas regras. A princípio, a reforma trabalhista valeria somente para novos contratos, porém, já houve declarações controvérsias do próprio Ministério do Trabalho, gerando muita dúvida e insegurança para as empresas. Para ajudar neste momento de transição, a especialista Graziela dos Santos aponta algumas alterações importantes.

 

  1. Possiblidade do home-office:

O teletrabalho é aquele que será prestado fora das dependências da empresa, por opção do empregado e empregador. A condição do teletrabalho deverá constar expressamente no contrato de trabalho, assim como aquisição e manutenção de materiais, infraestrutura, reembolso de despesas. É importante ressaltar que a jornada de trabalho do home office passou a ser inserida na exceção do artigo 62 da CLT, ou seja, dispensa do controle ponto. Esta questão está gerando muita polêmica entre os doutrinadores.

 

  1. Novas regras sobre a jornada de trabalho:

A jornada de trabalho permanece sendo de oito horas por dia e 44 horas semanais, com acréscimo de duas horas por dia. A Reforma prevê a possibilidade da jornada de trabalho de 12 horas, seguidas de 36 horas de descanso, através de acordos individuais de trabalho. O tempo gasto no deslocamento de casa para o serviço e vice-versa, bem como independentemente do meio de transporte utilizado se público ou fornecido pelo empregador, não será considerado como a disposição do empregador e, portanto, não será remunerado como horas in itinere. As novas regras também permitem que as Convenções e os Acordos Coletivos negociem a redução de intervalo para 30 minutos, sem precisar de autorização do Ministério do Trabalho.

 

  1. Compensação de horas:

É permitido a compensação de horas dentro do mês. A lei também permite que seja criado banco de horas que poderá ser negociado individualmente entre empresa e empregado, mas sua compensação deverá ocorrer dentro de seis meses. A jornada parcial agora possui duas opções: 30h de trabalho na semana sem a possibilidade de horas extras ou 26h de trabalho na semana com a possibilidade de seis horas extras na semana.

 

  1. Atenção, gestantes e lactantes:

As gestantes não podem trabalhar em local de insalubridade com grau máximo.

Nos demais, grau médio e mínimo, só serão afastadas se houver atestado recomendando a necessidade de afastamento, assinado por um médico de confiança da gestante. Já as lactantes, de acordo com a lei, poderão trabalhar em locais de insalubridade máxima, exceto se houver pedido médico.

 

  1. Multa e movimentação do FGTS:

Com a demissão consensual, o novo artigo da CLT prevê o pagamento de 20% da multa de FGTS, sendo que o funcionário poderá movimentar 80% do saldo do fundo.

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina