Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Cinco informações que toda mulher deve saber sobre o câncer de mama

No mês dedicado à prevenção, a Tea Shop intensifica ações de conscientização e destina parte das vendas para a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”

Outubro é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama, doença que atinge 60 mil mulheres todo ano no Brasil. Maior e mais especializada rede de lojas de chás gourmet do Brasil, a Tea Shop é parceira do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) e, durante o Outubro Rosa, lança acessórios com vendas até 100% revertidas para a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”. Além disso, ao longo do ano destina 10% das vendas da linha de mesclas Gracia Blend, a mais tradicional da marca, para a conscientização e o tratamento do câncer de mama.

Para ampliar a prevenção, o IBCC enumera a seguir cinco informações que toda mulher deve saber sobre a doença:

  1. O câncer de mama está mais relacionado ao histórico familiar ou a hábitos de vida como sedentarismo, dieta, fumo e álcool?

Em 10% do total dos casos, o câncer de mama está relacionado a herança genética ou mutação genética. E em 90% dos casos a outros fatores, como obesidade, tabagismo, etilismo e maus hábitos de vida.

  1. O autoexame das mamas (o toque feito pela própria mulher) é a melhor maneira de identificar a doença no estágio inicial ou quando o tumor é palpável ele pode estar em estágio avançado?

O autoexame das mamas é uma das formas de realizar o rastreamento e o diagnóstico de nódulos palpáveis nas mamas. Nem sempre um nódulo palpável é um câncer ou manifestação da doença em estágio avançado. A melhor forma de identificar a doença em estágio inicial é todos os anos ir ao mastologista ou ginecologista e fazer a mamografia.

  1. Mulheres que não têm filhos ou engravidam após os 30 anos têm mais chances de ter câncer de mama?

A gestação é um fator protetor contra o câncer de mama. Portanto, a gestação antes dos 30 anos pode proteger, sim, as mulheres contra o câncer de mama.

  1. Quais são as chances de cura do câncer de mama?

O câncer de mama, quando diagnosticado em estágio inicial, tem de 95% a 98% de chances de cura.

  1. Para prevenir o câncer de mama, com que frequência a mulher deve ir ao médico?

As mulheres devem ir anualmente ao ginecologista ou mastologista.

O Câncer de Mama no Alvo da Moda

A campanha teve lançamento mundial nos Estados Unidos, em 1994, com a criação do Alvo Azul por Ralph Lauren. No Brasil, o IBCC foi escolhido em 1995 para ser o licenciado exclusivo da marca, o que permanece até hoje. Rede de serviços hospitalares especializada em oncologia e em pessoas com câncer, o IBCC atua na conscientização, diagnóstico e tratamento de forma humanizada. O atendimento se divide entre o Sistema Único de Saúde (SUS), com a maior parcela (60%), particulares e convênios. No corpo clínico são mais de 300 médicos especialistas em oncologia. É pioneiro no combate ao câncer de mama, tendo instalado o primeiro mamógrafo do Brasil, em 1971. Informações em ibcc.org.br

O chá

Rico em flavonoides, o chá tem comprovada propriedade antioxidante e é um aliado na adoção de hábitos de vida saudáveis que protegem contra o câncer de mama. O consumo da bebida no país cresce 24% ao ano, contra uma média mundial de 9%. Porém, com 11 xícaras per capita ao ano, o Brasil ocupa a 75ª posição entre os países consumidores de chá, ainda distante da líder Turquia, com 1.808 xícaras, e de vizinhos como o Chile, com 406, e a Argentina, com 93. Os dados são do mais recente relatório da consultoria Euromonitor Internacional sobre o setor, de 2017.

A Tea Shop

Com quase três décadas de tradição, a Tea Shop nasceu em Barcelona e é a maior e mais especializada rede de chás gourmet do Brasil, com 34 lojas onde o consumidor tem contato com os chás e infusões vendidos a granel. São mais de 130 blends desenvolvidos com exclusividade em laboratórios na Europa e com selos de procedência que garantem a adoção de práticas sustentáveis de cultivo nos países de origem. A Tea Shop mantém um sistema de rastreabilidade dos produtos para entregar folhas frescas, preservando o aroma e o sabor.

Além da Espanha e do Brasil, está presente em Portugal, Itália, Andorra e Argentina. As lojas da Tea Shop no país ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Vitória, Florianópolis, Santos, Gramado, Balneário Camboriú, Niterói, Vila Velha (ES), Caxias do Sul (RS) e Canoas (RS). Para conhecer as mesclas e dicas de preparo, acesse o site www.teashop.com.br

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira