Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Cinema é Relação conclui ciclo de oficinas de audiovisual e lança minidocumentário

Carrega câmera, segura microfone, monta a maquinária e a parte elétrica, ajusta aqui, corre ali, muita energia, concentração e foco! O período de 8 a 26 de abril foram dias de pura ralação. E para mostrar o resultado das oficinas profissionalizantes de audiovisual, o projeto Cinema é Ralação lançou no dia 10 de junho um mini documentário sobre a sua 2ª edição. O mini doc pode ser acessado gratuitamente pelo canal da Cinese no YouTube – www.youtube.com/@CineseAudiovisual .

 

Durante as aulas, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar experiências práticas e imersivas, refletindo a dinâmica real de um set de filmagem. Sobre o processo de produção do minidocumentário, participação dos alunos e impactos já percebidos com a formação, LeoMon, idealizador e diretor criativo  do projeto, comenta: “O minidoc é uma peça fundamental para compartilharmos com a sociedade o impacto e a jornada das oficinas do Cinema é Ralação. Como cineastas comprometidos com a transformação social, entendemos a importância de registrar e ter um documento histórico sobre o que significa o Cinema é Ralação. O documentário não apenas retrata as ações realizadas durante as oficinas, mas também amplifica as vozes e dá visibilidade às pessoas que foram diretamente beneficiadas por esse trabalho. É uma forma de celebrarmos e valorizarmos cada etapa desse processo de formação e inclusão na indústria cinematográfica.”

 

Devido ao grande número de inscritos, as aulas gravadas da primeira edição (2023) vão ficar mais um ano disponíveis no canal da Cinese Audiovisual. São as Oficinas de Maquinária e Elétrica, Som Direto, Operação de Som e Operação de Câmera, totalizando mais de 30 horas. Todo conteúdo pode ser acessado gratuitamente pelo canal da Cinese no YouTube. Como medida de acessibilidade as aulas também possuem legenda descritiva e intérprete de Libras.

 

Participaram das oficinas principalmente jovens da periferia, pessoas negras, mulheres, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência auditiva e visual, promovendo a inclusão e diversidade dentro da indústria cinematográfica. Hannara Catarine, mulher negra e participante da segunda edição, compartilhou suas impressões sobre a experiência na oficina de Maquinária e Elétrica: “É muito difícil a gente ocupar espaços que são historicamente excludentes, que a gente está historicamente excluída. Essa iniciativa de abrir, de ampliar e de optar por uma equipe e turma diversa, é uma escolha muito certeira pensando na democratização e na ampliação do cinema para todas as pessoas.”

 

O projeto é realizado pela Cinese Audiovisual em parceria com a Candiá Produções e a Aicon Ações Cinematográficas, contou com apoio do Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus Recanto das Emas. Tem o patrocínio da Neoenergia Brasília e do Instituto Neoenergia – Edital Transformando Energia em Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC-DF).

 

CINESE AUDIOVISUAL

Produtora independente, que atua no setor artístico-cultural em parcerias com pessoas, instituições públicas e privadas, artistas e autônomos de diversos segmentos culturais do Distrito Federal. Com contribuições relevantes para o reconhecimento, difusão, valorização, registro da cultura local e fortalecimento do setor audiovisual. Suas pautas estão relacionadas a democratização do acesso à sétima arte por pessoas da periferia do Distrito Federal, e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2023 (ONU). Desde de 2010, oferece serviços em todas as etapas de produção audiovisual, além de facilitar cursos e consultorias para diversos públicos em todo Brasil, principalmente no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Piauí, Bahia e Maranhão.

 

SERVIÇO
O quê? Lançamento do documentário de 2024 e as aulas do Cinema é Ralação de 2023, disponíveis gratuitamente no Youtube.
Quando? 10 junho de 2024
Onde? Canal da Cinese no YouTube – www.youtube.com/@CineseAudiovisual

Foto: RODRIGO HANNA

Posts Relacionados

Club WS abre as portas em Balneário Camboriú

CEO da Alltech apresenta painel sobre liderança e inovação em Joinville

Double You se apresenta na Zoom 80´s Club nesta sexta-feira

Do Brasil para o Mundo: Tati Meira anuncia shows nos Estados Unidos

Paul McCartney se apresenta em Florianópolis dia 19 de outubro

Diário da Cidade

Arraiá Balneário Shopping terá diversão, comidas típicas e muita animação

BEST OF BLUES AND ROCK CHEGA A CURITIBA

4º TBT Day Festival: prova de mountain bike agita Tijucas

Musa da Gaviões posa durante férias no Chile e revela convite para o carnaval carioca

Arraial do Passeio San Miguel acontece nesta semana com muito forró e comidas típicas