Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Cinemas do Neumarkt e Norte Shopping ampliam acessibilidade para deficientes auditivos e visuais

Cinemas do Neumarkt e Norte Shopping ampliam acessibilidade para deficientes auditivos e visuais

A Cinépolis do Norte Shopping e o GNC Cinemas do Neumarkt Shopping passam agora a oferecer maior acessibilidade aos deficientes visuais e auditivos. Em todos os filmes e sessões, os cinemas disponibilizam um novo equipamento similar a um celular que traz tradução em LIBRAS (língua de sinais brasileira) e fones de ouvido para áudio-descrição. O novo aparelho é de uso individual, fica fixado à cadeira e pode ser solicitado gratuitamente na bilheteria. Vale lembrar que nos dois cinemas, as pessoas com deficiência auditiva e visual pagam meia-entrada.

Na Cinépolis, a tecnologia usada é o CineAssista, desenvolvida pela americana Dolby, e que abriga em único dispositivo recursos para atender a deficientes auditivos e visuais. Segundo o gerente da Cinépolis em Blumenau, Márcio Assunção, com o equipamento o cinema amplia a acessibilidade, já que antes a única opção eram as sessões Closed Caption, que atendiam somente às pessoas com deficiência auditiva. “Agora, instalamos o aparelho no momento em que o cliente chega para assistir ao filme. Para o deficiente visual são disponibilizados fones com áudio-descrição. E o deficiente auditivo tem as opções de LIBRAS com intérprete humano ou virtual e legenda descritiva”, explica.

Assim como na Cinépolis, no GNC Cinemas os equipamentos são individualizados e deverão ser solicitados na bilheteria do cinema, no momento da compra do ingresso. Os clientes com deficiência auditiva receberão receptores de vídeo, com legenda descritiva ou LIBRAS, e os clientes com deficiência visual receberão receptores de áudio descrição, com fones de ouvido. A transmissão ocorrerá através de sinal infravermelho e não wifi, evitando problemas na propagação do sinal. Os equipamentos Cine ProAccess utilizados no GNC foram desenvolvidos pela empresa Riole, do Paraná.

Nova legislação

A aquisição dos novos equipamentos cumpre as exigências da Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146, de 2015) e das Instruções Normativas 128 e 145, que preveem que todos os cinemas precisam ter aparelhos de uso individual para 15% de suas salas. A nova legislação entrou em vigor em 16 de junho deste ano.

Posts Relacionados

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul

Amanda Cadore leva shows gratuitos da tour Arrebentação para 4 cidades de SC

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados