Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Cinquenta marcas brasileiras lançam simultaneamente cervejas de estilos da escola inglesa na próxima quarta-feira (8)

Movimento organizado por cervejarias e brewpubs independentes brasileiros motivou os lançamentos. Dez marcas que já tinham os estilos Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter também integram o movimento 

Na próxima quarta-feira (8), 50 cervejas de estilos da escola inglesa chegam ao consumidor brasileiro ao mesmo tempo e com a mesma identidade visual. O maior lançamento simultâneo do mercado nacional acontece no Bitter Day, movimento organizado por marcas independentes do país. Na mesma data, outras 10 marcas farão ações de divulgação de rótulos Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter que já fazem parte do mix.

As cervejarias e brewpubs participantes estão localizados em 10 estados diferentes: Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Estão sediados em 49 cidades e devem ganhar ainda mais visibilidade, considerando que pelo menos 20 cervejarias participantes vendem também por e-commerce.

O objetivo do Bitter Day é aproximar estes estilos do consumidor brasileiro. “A ascensão do mercado da cerveja é recente e quem compra muitas vezes não imagina que são mais de 120 estilos diferentes”, diz Daniel Jeffmann, cervejeiro da Fat Bull Beer e um dos idealizadores do movimento. A escolha pelos estilos da escola inglesa aconteceu pela adesão sensorial com a realidade brasileira. “São cervejas leves, aromáticas e refrescantes. Trazem novas nuances para a cerveja, ao mesmo tempo em que se conectam com o que os consumidores já identificam como predileção”, explica Janderson Martini, da Old Captain.

Vinicius Soares Cordeiro, sócio das marcas Ruradélica e Veterana e também organizador da ação, comenta que as cervejarias estão felizes com a proporção que a ideia tomou. “Temos certeza que é o primeiro de muitos movimentos coletivos que vamos realizar”, diz.

Tanto as 50 cervejas nos estilos Bitter que serão lançadas na próxima quarta-feira (8), quanto as 10 divulgadas novamente na data, terão uma identidade visual padronizada. A arte foi desenvolvida pela Agência Alvo.

Mais sobre os estilos 

Os lançamentos estão enquadrados em um dos três estilos: Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter. Cervejas de alta fermentação, elas têm em comum a cor levemente acobreada e adição de lúpulos ingleses. Como principais características das Bitters, o Beer Judge Certification Program (BJCP) destaca o alto drinkability e a refrescância.

A variação entre os três estilos acontece pela graduação de teor alcoólico, amargor e cor, de acordo com o guia. A mais leve, Ordinary Bitter, pode ter entre 3,2% e 3,8% de teor alcoólico e 25 a 35 IBUs (escala internacional de amargor que vai de 0 a 120).

Já as Best Bitter, conhecidas também como Special Bitter, podem ter entre 3,8% e 4,6% de teor alcoólico e amargor de 25 a 40 IBUs.

Por fim, as Strong Bitter, conhecidas também como Extra Special Bitter ou ESB, apresentam teor alcoólico que varia entre 4,6% e 6,2% e índice de IBUs entre 30 a 50.

Movimento Toda Cerveja 

Criado em agosto de 2021 por cervejarias independentes brasileiras, o Movimento Toda Cerveja tem como objetivo realizar ações colaborativas entre marcas de todo o país para a disseminação da cultura cervejeira. A iniciativa foi de Daniel Jeffmann (da Fat Bull Beer), Janderson Martini (da Old Captain) e Vinícius Cordeiro (das marcas Veterana e Ruradélica).

O Bitter Day é a primeira ação coordenada pelo movimento. Mais informações estão no Instagram @todacerveja.

Posts Relacionados

Enem: 6 dicas para aumentar o foco

Diário da Cidade

Restaurantes adotam cardápio digital para otimizar o atendimento

Confira as delícias para celebrar o Dia Nacional da Banana, em 22 de setembro

Rafa Kalimann desabafa: “A mulher é colocada à prova muito mais. É testada muito mais”

Cãominhada será dia 12 de outubro

Livro que ensina a criar seu próprio negócio no mercado digital entra na lista dos mais vendidos

Diário da Cidade

Gêmeas Melissa e Nicole lançam quinto livro da carreira

Raça Negra & Convidados confirmam live no Teatro Bradesco

Garten recebe musical gratuito “A Bela e a Fera” nesta quarta

Diário da Cidade

Capa da Sexy de setembro faz subir a temperatura em Campos do Jordão

“Praça da Pérola” leva os encantos do fundo do mar ao público infantil do Itajaí Shopping

Setembro chega com lançamento de novo trabalho da banda catarinense Stella Folks

Rafa Kalimann – “Preciso ter cuidado e responsabilidade ao me posicionar. Estou influenciando mais de 20 milhões de pessoas”

Artista Plástica Asta dos Reis expõe “Cromoformas” no Garten Shopping

Diário da Cidade

Dia do Cliente: o Rei do Mate anuncia promoção especial para celebrar a data (15/09)

Diário da Cidade

Roteiro de Observação de Aves será lançado na Costa Verde & Mar

Diário da Cidade

Beiramar Shopping promove exposição de motos de colecionadores

Diário da Cidade

Vai Ter Samba neste sábado com Belo, Ferrugem, Akatu e Revelação no Mega Space

Diário da Cidade

Brahma Pela Volta: Marca cria movimento de incentivo à segunda dose da vacina contra a covid-19

Grupo Velocity expande franquia e inaugura sua primeira unidade em Balneário Camboriú