Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Circuito Sesc de Música 2017 encerra com apresentações gratuitas em Criciúma, Tubarão, Laguna, Palhoça e Florianópolis, de 16 a 22/10

Circuito Sesc de Música 2017 encerra com apresentações gratuitas em Criciúma, Tubarão, Laguna, Palhoça e Florianópolis, de 16 a 22/10

Em 2017, o projeto completou 15 anos mapeando o que há de melhor e mais contemporâneo nesta linguagem em Santa Catarina

A última etapa do Circuito Sesc de Música 2017 acontece em Criciúma (16 a 18/10), Tubarão (17 a 19/10), Laguna (18 a 20/10), Palhoça (19 a 21/10) e Florianópolis (20 a 22/10). São três dias consecutivos de programação em cada município, com apresentações gratuitas dos shows selecionados para o projeto e bate-papo com os artistas. Circulam o Estado os shows “Raiz Forte”, da premiada Ana Paula da Silva, de Joinville e “Miragem – Performance de Música Eletrônica Orgânica”, de Diogo de Haro, de Florianópolis.

No primeiro dia do evento em cada cidade haverá um show de abertura com uma banda da região, para dar mais espaço e visibilidade aos grupos locais. A banda Balthazar abre o evento em Criciúma com o show “Encantamento”. O Seu Maneca apresenta o show “Somos Diferentes” em Tubarão. Em Laguna, a abertura será com o show “Samambaia”, do músico e poeta Vanildo Machado. A cantora e compositora Sílvia Abelin abre o evento em Palhoça, apresentando as canções do álbum “Tanto Tudo” e, em Florianópolis, a programação inicia com o show “Libertando Olhares”, com Caraudácia.

O circuito iniciou pelo Oeste em junho e fecha neste mês com 24 cidades catarinenses atendidas. Em julho passou pela Serra, em agosto circulou pelo Norte, em setembro passou pelo Vale do Itajaí e Litoral Norte e encerra neste mês em cidades do Sul e Grande Florianópolis.

As programações detalhadas podem ser consultadas em: https://www.sesc-sc.com.br/projeto/9.

Em 2017, o Circuito Sesc de Música completa 15 anos, mapeando o que há de melhor e mais contemporâneo nesta linguagem em Santa Catarina e permanece como único projeto que promove a circulação e difusão de compositores e grupos musicais pelo interior de Santa Catarina. Com este projeto, o Sesc identifica sonoridades, incentiva artistas e promove o acesso da população a shows e concertos que dificilmente chegariam às localidades atendidas. Neste ano, a seleção ocorreu via a Plataforma IDCult/Sesc, que recebeu um grande número de propostas culturais, entre os meses de outubro e novembro de 2016.

Sobre os shows selecionados:

A compositora e intérprete joinvilense, Ana Paula da Silva, que recebeu recentemente o troféu de Melhor Cantora, na categoria Regional, no 28ª Prêmio da Música Brasileira, apresenta o show “Raiz Forte”, homônimo ao seu 6º álbum. Ela traduz a força do canto, da composição e faz um mergulho profundo em seus 20 anos de carreira. Madura, ela mostra seu lugar, sua poesia, sua terra natal, seus ancestrais, tudo envolvido pelas águas catarinas, seu violão sua voz e sua raiz. O álbum “Raiz Forte” apresenta composições próprias, algumas parcerias e duas músicas do compositor e violonista Chico Saraiva com seus parceiros Juliano Holanda e Kiko Dinucci, finalizando com um arranjo pra lá de sensível e especial para a música “Casamiento de Negros”, de Violeta Parra (Chile). Uma obra delicada com identidade, com vários arranjos desenvolvidos em costura com a voz e o violão. (Classificação Livre)

Após a apresentação Ana Paula participa do bate-papo “Cenário Musical Brasileiro: uma reflexão sobre o momento atual musical no Brasil, suas manifestações, sua divulgação”.  Ana Paula da Silva já lançou seis álbuns e realizou turnês dentro e fora do Brasil. Dentre os prêmios da musicista estão Caixa Cultural, Prêmio Pixinguinha e Prêmio Destaque Cultural do Ano como a artista catarinense que mais fez shows fora do Brasil (2013), e Melhor Cantora no Prêmio da Música Catarinense (2015).

Em “Miragem – Performance de Música Eletrônica Orgânica”, o pianista e compositor Diogo de Haro, de Florianópolis, apresenta uma performance sonora/musical que parte da matéria do som eletrônico produzido em instrumentos de síntese analógica, combinados aos timbres do piano acústico e do piano eletromecânico. Ele traz um impressionismo de fusões eletroacústicas que insinuam um estado de consciência fluida em que os âmbitos da materialidade e da imaginação entrelaçam-se. Apresenta a alternância não periódica entre translucidez e opacidade de espessas nuvens de ruído, que sugerem a existência de certos objetos sonoros hora encobertos, hora parcialmente desvelados. Mas essas emergências harmônicas e rítmicas podem ser reais ou imaginárias. Ou elas ainda podem existir em uma realidade híbrida onde se perderam os limites entre mente, sentidos e realidade concreta. (Classificação Livre)

No bate-papo ao final da apresentação, Diogo aborda a “A Síntese Analógica como Catalisadora do Processo Criativo em Música”, com uma exposição do processo de criação do concerto “Miragem” e seus desdobramentos. Explorador de sonoridades eletrônicas, Diogo de Haro é pianista de formação clássica, mestre em práticas interpretativas – piano pelo programa de pós-graduação em música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bacharel em música pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Como compositor é autor de trilhas sonoras para documentários, filmes, animações e espetáculos de dança.

Bandas locais: 

Show “Encantamento”, com a banda Balthazar (Criciúma – 16/10)
Balthazar é uma banda de rock n’ roll, com proposta setentista no som e na estética. Sua música possui riffs, melodias marcantes e solos psicodélicos. As letras, cantadas em português, trazem temas metafísicos e ocultos, numa atmosfera mística criada pelo figurino e pela decoração do palco – com robes coloridos, cabelos esvoaçantes, garrafas estilizadas, símbolos e mistérios.

Show “Somos Diferentes”, com Seu Maneca (Tubarão – 17/10)
“Somos Diferentes” é um show completamente autoral, que alia os talentos do compositor Seu Maneca e dos músicos e produtores musicais da Muaná Produções Artísticas. Acessível às crianças, mas também inteligentes e curiosas para os adultos, suas composições prometem instigar pensamentos e a valorização do respeito e amizade.

Show “Samambaia”, com Vanildo Machado (Laguna – 18/10)
Vanildo Machado é músico e poeta. No show “Samambaia”, que possui participação da cantora Giselle Paes, Vanildo faz uma apresentação intimista, com música autoral e poesias que falam sobre a cidade de Laguna, sua população e sua relação com o meio ambiente.

Show “Tanto Tudo”, com Sílvia Abelin (Palhoça – 19/10)
Sílvia Abelin é cantora e compositora gaúcha, radicada há quatro anos em Florianópolis. “Tanto Tudo”, seu segundo disco, conta com dez composições, sendo sete em parceria com outros artistas. O CD tem produção e composições de Sílvia; direção, arranjos e composições de Guinha Ramires, que a acompanha no palco, juntamente com Ricardo Baumgarten.

Show “Libertando Olhares”, com Caraudácia (Florianópolis – 20/10)
O show ‘Libertando Olhares’ resgata e reinventa a canção popular brasileira com temas sociais fortes. O projeto acabou de lançar o terceiro álbum de estúdio através de financiamento colaborativo, com participações especiais, releitura de François Muleka e Bruno Kohl e uma faixa-poema inspirada nos repentes pernambucanos.

Cronograma 5ª e última etapa Circuito Sesc de Música:
Apresentações gratuitas!
https://www.sesc-sc.com.br/projeto/9

Criciúma 
16/10, às 20h, no Teatro Municipal Elias Angeloni: Banda Balthazar
17/10, às 20h, no Teatro Municipal Elias Angeloni: Raiz Forte
18/10, às 20h, no Teatro Municipal Elias Angeloni: Miragem

Tubarão
17/10, às 20h, na Arena Multiuso Prefeito Estener Soratto da Silva: Seu Maneca
18/10, às 20h, na Arena Multiuso Prefeito Estener Soratto da Silva: Raiz Forte
19/10, às 20h, na Arena Multiuso Prefeito Estener Soratto da Silva: Miragem

Laguna
18/10, às 20h, no Cine Teatro Mussi: Vanildo Machado
19/10, às 20h, no Cine Teatro Mussi: Raiz Forte
20/10, às 20h, no Cine Teatro Mussi: Miragem

Palhoça
19/10, às 19h30, no Auditório Sesc Palhoça (Rua João Pereira dos Santos, 303 – Ponte do Imaruim): Sílvia Abelin
20/10, às 19h30, no Auditório Sesc Palhoça: Raiz Forte
21/09, às 19h30, no Auditório Sesc Palhoça: Miragem

Florianópolis
20/10, às 20h, no Teatro Sesc Prainha (Syriaco Atherino, 100, centro):  Caraudácia
21/10, às 20h, no Teatro Sesc Prainha:  Raiz Forte
22/10, às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Miragem

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê