Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zEntretenimentos Brasil / Mundo

Cirurgia feita por Romário é experimental e não recomendada, dizem especialistas

Fazer a mesma cirurgia que o Baixinho, que vem aparecendo em fotos cada vez mais magro, só em último caso e olhe lá. Isso é o que dizem sociedades médicas sobre a interposição ileal realizada pelo ex-jogador e senador Romário (PSB-RJ) para conter a diabetes. A operação fez com que ele perdesse 10 quilos em 45 dias e é recomendada apenas para pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) de 35 ou superior. Para quem tem menos que isso (a taxa de Romário era 31), a cirurgia ainda é considerada experimental. Nesse caso, o recomendado é que a doença seja tratada com medicamentos.

Márcio Mancini, diretor nacional da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, explica que a operação consiste em duas partes: um procedimento que faz aumentar a secreção de insulina no pâncreas e outro que reduz o estômago — esse último irreversível.

— É muito raro ter que reverter uma cirurgia bariátrica em virtude de o indivíduo perder peso demais. Mas só há estudos de reversão em casos com o IMC acima de 35 — diz Mancini.

Mário Carra, porta-voz da Sociedade Brasileira de Diabetes, diz que a operação pode provocar até desnutrição.

— A cirurgia se banalizou, mas é um procedimento que traz problemas. Os pacientes podem ter falta de vitaminas — afirma.

Remédios não surtiram efeito, diz médico

O cirurgião Áureo Ludovico de Paula, responsável por operar o Baixinho, diz que o senador tantou usar medicamentos de última geração e, mesmo assim, a doença contonuava fora de controle. Ludovico garante que a operação é segura, salvo riscos específicos de cada caso, e que nem todos os pacientes podem se submeter à cirurgia.

— Aproximadamente 85% a 90% dos pacientes atingem remissão do diabetes e níveis semelhantes de remissão do problema colesterol, hipertensão arterial e outros — diz Ludovico de Paula.

Segundo ele, a perda de peso já era prevista e é temporária, por causa da redução de estômago. Uma dieta especial com reposição de vitaminas e minerais no pós-operatório tembém é feita por tempo determinado e a reversão da operação, que só pode ser feita parcialmente, implicaria no retorno do diabetes. Ludovico também operou o apresentador da TV Globo Fausto Silva em 2009, mas disse que as operações não são a mesma coisa.

Posts Relacionados

Fernanda Lacerda vai até o chão em novo vídeo clipe de MC Fabinho

Em julho o projeto Cia Mútua 25 anos oferece duas oficinas

Kiev Ballet apresenta “Dom Quixote” e “Paquita” em Curitiba

Bota do Mundo 2018

VEM AÍ A QUARTA EDIÇÃO DO BEATNESS

Na’amat Pioneiras de Porto Alegre realiza bazar anual beneficente

Paulo Miklos faz pocket show gratuito em Curitiba

Rafa Brites realiza workshop em prol da ONG Projeto Camaleão: Autoestima Contra o Câncer na capital gaúcha

Atriz internacional de cinema Cris Lopes visita São Miguel Arcanjo no Brasil

Inverno exige cuidados extras com as doenças respiratórias nos pets