Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

CIS é o maior complexo de saúde de Santa Catarina mantido por um município

CIS é o maior complexo de saúde de Santa Catarina mantido por um município

Maior complexo de saúde de Santa Catarina mantido por um município, o Centro Integrado de Saúde (CIS) vai representar um grande avanço para Itajaí, contribuindo para desafogar os pronto-socorros dos hospitais e centralizando atendimentos emergenciais e especializados. Com cerca de sete mil metros quadrados de área construída, divididos em quatro blocos, a obra será inaugurada oficialmente para a comunidade neste sábado (12), às 10h. Durante o evento, a população poderá conhecer as instalações do CIS e como será seu funcionamento.

“Apesar de termos recebido a parte física do CIS praticamente pronta, foi preciso equipar, organizar, sinalizar, definir os serviços, contratar todo o pessoal, médicos, enfermeiros, técnicos de raio-x. Podemos considerar a abertura do CIS como um ponto de partida da mudança que queremos implantar na Saúde de Itajaí, reunindo em um só lugar vários atendimentos e serviços. É uma estrutura pensada para toda a população, que vai oferecer atendimento digno, com acolhimento e humanização”, destaca o prefeito Volnei José Morastoni.

O CIS passará a concentrar, a partir de segunda-feira (14), às 7h, atendimentos que hoje ficam espalhados pela cidade, facilitando o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, os cidadãos poderão fazer suas consultas e agendar exames ou cirurgias em um mesmo local, diminuindo o tempo de deslocamento. Todos os ambientes do CIS também são climatizados e 100% acessíveis. A estrutura é a maior que existe no Estado mantida por um município.

Localizado na Avenida Adolfo Konder, no bairro São Vicente, o complexo conta com Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas para urgências e emergências, Unidade de Assistência Médica Especializada, que oferecerá consultas especializadas, pós-consultas e exames, Laboratório Municipal e grande parte do setor administrativo da Secretaria de Saúde de Itajaí.

“O Centro Integrado de Saúde será um importante complemento à política de saúde que queremos concretizar do município, recebendo as urgências vindas das unidades de saúde e desafogando os prontos-socorros dos hospitais. Nossa meta é oferecer um atendimento de excelência com resolutividade dos problemas”, reforça o secretário de Saúde, Celso Luiz Dellagiustina.

Confira os serviços que funcionarão no CIS

O CIS contará com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Porte III, que substituirá o Pronto Atendimento (PA) do São Vicente no atendimento de urgências e emergências. A UPA 24 horas será habilitada junto ao Ministério da Saúde para que o município passe a receber um incremento de R$ 500 mil mensais para custeio. A estrutura ficará em uma área de 2.050 metros quadrados com consultórios adultos e pediátricos, sala de curativos, eletrocardiograma, radiologia própria, sala de emergência, farmácia e 30 leitos para observação.

A Unidade de Assistência Médica Especializada, conhecida como PAM, ficará em uma área de mais de dois mil metros quadrados, com consultórios amplos e modernos, espaço para avaliação e pós-consulta, sala de apoio e diagnóstico, entre outros ambientes. O local vai oferecer consultas especializadas, pós-consultas, exames cardiológicos (esteira, holter, mapa e eletrocardiograma) e ultrassonografia. O setor de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria ficará junto à unidade para garantir mais facilidade na marcação de cirurgias e exames, bem como na prestação de informações à comunidade.

Com a inauguração do CIS, a Secretaria de Saúde de Itajaí estará ainda mais próxima das demandas da comunidade. Grande parte do setor administrativo vai ocupar um dos blocos do complexo, atendendo ao público a partir de segunda-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Na sede da Rua Leodegário Pedro da Silva, 300, bairro Imaruí, permanecem a Vigilância Epidemiológica, o Setor de Transporte, o Setor de Manutenção e, futuramente, o Almoxarifado.

Outro serviço que, em breve, será instalado no CIS é o Laboratório Municipal. Para mudança definitiva, são necessárias autorizações do Ministério da Saúde, que não foram liberadas até o momento. Além de exames de HIV, hepatite, toxoplasmose e tuberculose, a novidade é que o laboratório está sendo estruturado para atender a demanda da urgência e emergência da UPA, agilizando diagnósticos e agregando mais qualidade ao atendimento. A estrutura conta com salas de coleta, laboratórios integrados e sala de laudos em uma área de 620 metros quadrados.

Horário de funcionamento do CIS a partir de segunda-feira:

Unidade de Pronto Atendimento (UPA): 24 horas, com início às 7h
Unidade de Assistência Médica Especializada: 7h às 19h
Secretaria de Saúde de Itajaí: 8h às 12h e 14h às 18h

Endereço: Avenida Adolfo Konder, s/nº, bairro São Vicente, próximo a rótula da Polícia Civil e da entrada para a Rua Estefano José Vanolli. Telefone: (47) 3249-5500

 

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)