Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

CNRH aprova nova metodologia de cobrança pelo uso da água na bacia do São Francisco

CNRH aprova nova metodologia de cobrança pelo uso da água na bacia do São Francisco

A nova metodologia será aplicada a partir do dia 1º de Janeiro de 2019. A proposta de Resolução apresentada pelo CBHSF foi aprovada por maioria esmagadora dos membros do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) durante a 39ª Reunião Ordinária do colegiado, realizada na quinta-feira (28 de junho), em Brasília (DF).

A nova metodologia para cobrança pelo uso da água na bacia do rio São Francisco será aplicada a partir do dia 1º de Janeiro de 2019. A proposta de Resolução apresentada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) foi aprovada por maioria esmagadora dos membros do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) durante a 39ª Reunião Ordinária do colegiado, realizada nesta quinta-feira (28 de Junho), em Brasília (DF).

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, celebra o resultado positivo, obtido graças ao esforço coletivo ao longo de dois anos de construção de novos mecanismos e valores de cobrança pelo uso de recursos hídricos de domínio da União na bacia hidrográfica do Velho Chico. “Foi um longo processo, complexo, de negociações, de diálogos e de pesquisa que finalmente foi coroado com êxito depois de passar por todas as instâncias do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco e por audiências públicas”, celebra.

Miranda comenta que a proposta de resolução apresentada pelo CBHSF foi fundamentada em um estudo específico para que a nova fórmula de cobrança incorporasse elementos de avanço para premiar usuários da água dispostos a adotar novas tecnologias para o melhor tratamento e uso do solo e da água. Ele aponta que foi uma vitória do trâmite no próprio CNRH, afinal, a matéria passou duas vezes pela Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) e por uma longa discussão na Câmara Técnica, Institucional e Legal (CTIL) e, finalmente, no CNRH, que, por uma ampla maioria, prestigiou o CBHSF e aprovou a proposta de resolução sem grandes modificações.

“Uma vitória que fortalece o Sistema Nacional de Recursos Hídricos, a legitimidade do CNRH e de sua base aqui representada pelo CBHSF. No fundo, foi uma vitória do princípio da gestão compartilhada e descentralizada da água, dos grandes esforços para que a água seja, finalmente, tratada como um bem que tem valor econômico e do princípio de que a cobrança é também um elemento de estímulo ao uso racional da água”, avalia.

O diretor da Agência Peixe Vivo, Alberto Simon Schwastzman, que também participou da reunião, comenta que o próximo passo é explicar a metodologia de cobrança. “A gente percebe que, como envolve muitos números, matemática e coeficientes, isso de alguma maneira afasta do grande público. É algo simples, mas não é de fácil compreensão. Então, temos que traduzir essa metodologia que foi aprovada numa linguagem simples e com exemplos”, comenta.

O coordenador da CTIL do CBHSF, Luiz Roberto Porto Farias, foi outro representante na reunião, que abordou outros temas importantes, além da deliberação sobre a proposta de resolução com a nova metodologia de cobrança do uso da água do São Francisco. Entre eles, a proposta de Resolução que estabelece diretrizes para a gestão integrada de recursos hídricos superficiais e subterrâneos e a articulação entre a União, os Estados e o Distrito Federal para fortalecimento dessa gestão, encaminhada pelas Câmaras Técnicas de Águas Subterrâneas (CTAS) e de Integração de Procedimentos, Ações de Outorga e Ações Reguladoras (CTPOAR). Confira a pauta completa.

Posts Relacionados

Vini Jr e o racismo que nos adoece

Mili lança discos de algodão e toalhas íntimas Mili Beauty

Compra para Sexta-feira Santa e Páscoa poderia ser 38,82% mais barata sem tributos indiretos

Parceria entre Librelato e Copa Truck segue com força em 2024

Seguro para carro elétrico é mais caro? Veja o que pode mudar

Dia Mundial da Síndrome de Down: tecnologia assistiva e abordagem interdisciplinar contribuem para melhora de mobilidade e inclusão social

Passo a passo: como migrar a sua empresa para o mercado livre de energia

Empoderamento? O impacto da mulher na sociedade

South Summit Brazil 2024: Mercur apresenta solução de acessibilidade no Palco Innovation Stage

Serasa dá auxílio de R$ 100,00 para quem pagar contas de água, energia, gás, telefone e internet