Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Colégio Visão incentiva o uso de sabão caseiro na campanha “Reciclar é nossa missão”

Colégio Visão incentiva o uso de sabão caseiro na campanha “Reciclar é nossa missão”

O Colégio Visão Camboriú desde o início de suas atividades se esforça para passar aos seus alunos valores pautados pela preservação do meio ambiente. Neste ano, a instituição arrecadou em sua Gincana Julina mais de 40 litros de óleo de cozinha usado, e decidiu que era o momento de falar sobre a reutilização deste produto.

 

Os litros arrecadados foram enviados para uma empresa especializada que produziu sabões líquidos e em pedra que foram posteriormente distribuídos entre as crianças. Claro, que o incentivo não parou por aí e todos os alunos, dos primeiros anos até o Ensino Médio aprenderam a importância de evitar o contato do óleo de cozinha com o solo.

 

Segundo estudos, o óleo de cozinha é uma das principais formas de poluição das águas. Ao ser despejado na pia ou no vaso sanitário, o óleo usado passa pelos canos da rede de esgoto e fica retido em forma de gordura. Isso é ruim, porque atrai pragas que podem causar várias doenças.

 

Além disso, como o óleo é menos denso que a água, ele fica na superfície dos rios e lagos, impedindo a entrada de luz e oxigênio. Isso causa a morte de várias espécies aquáticas, como o fitoplâncton (algas microscópicas que vivem em rios e mares e que produzem oxigênio) que depende da luz para desenvolver-se e sobreviver. Isso pode trazer consequências sérias, pois o fitoplâncton está na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos, servindo de alimento para organismos maiores que também poderão morrer. Além disso, acredita-se que eles produzam cerca de 98% do oxigênio da atmosfera terrestre.

 

“Queremos mostrar para os nossos alunos que nós podemos fazer sim a diferença. Essa atitude parece pequena, mas causa um grande impacto positivo em nosso planeta”, explicou a diretora educacional. Raquel Lazzarotto Linhares.

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê