Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Com aumento de brasileiros que estão e cortando gastos, especialista explica o que não cortar para manter saúde física e mental em dia

De acordo com uma pesquisa feita pela Toluna em fevereiro desse ano, 70% dos entrevistados disseram que passaram a economizar mais por causa da covid-19

Com o aumento no preço dos combustíveis e a bandeira de conta de luz subindo para 50% nesse mês, os brasileiros já começam a pensar em evitar gastos extras e em economizar dinheiro para não correr o risco de acumular dívidas. Mesmo antes desses reajustes, a pandemia já tinha sido um dos motivos para incentivar as pessoas a poupar dinheiro. De acordo com uma pesquisa feita pela Toluna em fevereiro desse ano, 70% dos entrevistados disseram que passaram a economizar mais por causa da covid-19.

Porém, na hora de cortar os gastos, é importante ficar de olho com o que é descartado do orçamento, principalmente nesse período, onde as pessoas estão mais fragilizadas emocionalmente. “É preciso cautela, pois algumas atividades que fazemos no dia a dia podem ser essenciais para manter nosso equilíbrio mental, então tudo precisa ser avaliado para não se tornar algo prejudicial”, explica o educador financeiro Tiago Cespe, fundador da Cespe Educação Financeira.

Alguns gastos proporcionam bem-estar e até mesmo melhoram a qualidade de vida, pois não são apenas prazeres momentâneos, são experiências que fazem toda a diferença na rotina de qualquer pessoa. Para quem quer se planejar para conseguir manter as contas em dia e ao mesmo tempo não cortar atividades essenciais do dia a dia, o educador financeiro explica o que deve ser mantido nesse período para não prejudicar a saúde mental, confira:

 Educação

A educação é fundamental em qualquer momento da sua vida e é justamente nos momentos mais desafiadores que você vai poder utilizar de todo conhecimento que você adquiriu. Então renunciar à sua educação não é a melhor saída para sair da crise. O ideal é realmente o contrário, nos momentos mais desafiadores, buscar adquirir novos conhecimentos para poder superar os desafios. Isso vale para você, seus filhos e sua família.

– Cultura
Crise não significa que você precisa virar um monge recluso, preso em uma caverna meditando dia e noite sem acesso à informação. Os principais museus e teatros do mundo contam com tour virtual, cursos culturais gratuitos, apresentação de peças teatrais e até mesmo exposições de obras ao vivo.

– Coisas que mantém seu equilíbrio mental
Realizar atividades físicas, mesmo que em sua casa é algo que você não pode abrir mão. Atualmente existem diversos canais no Youtube e aplicativos com aulas gratuitas de exercícios, Yoga e meditação. São atividades fundamentais para manter seu equilíbrio mental, foco nos seus objetivos e o corpo saudável.

-Saúde e Alimentação saudável
Em momentos como esse é bem natural que você tenha a sensação de estar de férias e relaxar com sua alimentação, abusando de lanches rápidos e prejudiciais à saúde. Então o que você pode cortar nesse momento, já que o mais indicado é justamente evitar aglomeração social, são os gastos com bares e restaurantes. O importante é que você mantenha uma alimentação saudável e balanceada, rica em legumes, verduras e frutas. Aproveite também para cozinhar em família.

-Investimentos
Hoje em dia, ter uma reserva de emergência é essencial. Isso porque imprevistos acontecem a todo momento.

Na maioria das vezes, são pequenas coisas do dia a dia que não tem tamanha proporção como uma pandemia, mas, acontecem coisas como um carro que quebra, um cano que estoura, ficar desempregado e coisas que fazem parte da vida. Se você já está preparado, você não cai na armadilha de ter que tomar um empréstimo sempre que um imprevisto acontecer. Vale lembrar que seus sonhos e objetivos continuam existindo, com ou sem pandemia. Você não deve adiar seus sonhos porque está passando por uma crise, então continue investindo.

– Caridade e doações

Manter a disciplina com seu dinheiro logo vai te proporcionar bons frutos. Além da realização dos seus sonhos, seus objetivos, acesso à educação e cultura, você poderá ajudar aqueles que são menos afortunados. Imagina que nesse momento de crise, se a situação está desafiadora para você, existem creches e orfanatos que necessitam de doações. Como elas estão sobrevivendo nesse momento? Portanto, reserve uma quantia para ajudar quem mais precisa nesse momento.

Sobre a Cespe Educação Financeira

A Cespe Educação Financeira foi criada pelo educador financeiro Tiago Cespe. É uma empresa constituída para ajudar as pessoas a conquistarem todos os seus objetivos por meio de metodologias testadas e comprovadas de forma simples e eficaz. Desmistificando o mercado financeiro e trazendo para o dia a dia ferramentas que impulsionarão investimentos, proporcionando qualidade de vida de forma equilibrada e plena.

Posts Relacionados

Aumento do desemprego, queda do poder de compra e a recuperação do orçamento familiar preocupam na região Sul

Maior evento de geotecnologia acontece esse mês e mostra quem está na liderança da transformação no país

Vida de 35 milhões de brasileiros está em risco por falta de saneamento básico

Setembro Amarelo: ansiedade e estresse deixam trânsito brasileiro mais violento

Diário da Cidade

‘Golpe da novinha’, a nova modalidade de cibercrime no Brasil

Familiares e infectados pela Covid-19 têm direito a benefícios do INSS

Pela primeira vez, aplicativo de comida brasileiro atenderá uruguaios na fronteira

Mandar prints de conversas do WhatsApp pode gerar indenização

Agosto encerra com a média da gasolina próxima dos R$ 6 na Região Sul, aponta Ticket Log

Venda de passagens rodoviárias dobra no feriado de 7 de setembro

“Passaporte da vacina está em conformidade com a Constituição Federal e não há impedimento à sua aplicação”

Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT) repudia o ataque feito à imprensa nesta quarta-feira (08/09)

Mitos e verdades sobre a mamografia

Estes são os top 10 países mais felizes do mundo

Dia mundial de Duchenne: PTC apoia campanha “Esse menino sou eu” para conscientização sobre doença rara

Tecnologia brasileira para transporte público sustentável é destaque em evento internacional

Diário da Cidade

PT perde ação de dano moral contra Luciano Hang

Diário da Cidade

CBF anuncia Kwai como novo patrocinador das seleções femininas e masculinas

PL quer restringir direito de dirigir a agressores de mulheres

Correios, Viracopos e Receita Federal iniciam projeto para embarque de carga internacional