Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Com pena a cumprir em Santa Catarina, “Senhor das drogas” é extraditado para o Brasil

Com pena a cumprir em Santa Catarina, “Senhor das drogas” é extraditado para o Brasil

As polícias federais do Paraguai e do Brasil fizeram uma grande esquema de segurança nesta quinta-feira para a extradição de Jarvis Chimenes Pavão, 49 anos, um dos maiores narcotraficantes da América do Sul. No país vizinho ele é conhecido como “Senhor das drogas”. Natural de Ponta Porã (MS), ele estava detido na Zona de La Agrupación Especializada, em Assunção, capital do Paraguai, mas chegou ao país vizinho em 2009 para cumprir pena de tráfico de drogas. Aqui no Brasil, ele tem uma condenação de 17 anos e oito meses por tráfico, lavagem de dinheiro e associação criminosa em Balneário Camboriú, no Litoral de Santa Catarina.

A expectativa inicial dos advogados dele e da imprensa paraguaia é que o narcotraficante viesse para o Estado, mas isso foi descartado durante a manhã pelo Ministério da Justiça. Apesar de o órgão não revelar o local para onde ele será levado, a reportagem apurou que Pavão ficará preso em uma penitenciária federal da região Norte do país. Lá ele deve iniciar o cumprimento da pena importa em SC. A alta periculosidade do preso exige um regime diferenciado de segurança.

O avião saiu do Paraguai perto das 6h da manhã. A primeira parte da transferência, entre a unidade policial e a base aérea local havia sido feita por um helicóptero. Durante a madrugada, a região onde o narcotraficante estava sofreu um apagão, segundo o jornal ABC Color. Um transformador explodiu nas proximidades, mas a causa ainda não foi identificada pela polícia.

O secretário-adjunto de Justiça e Cidadania do Estado, Leandro Soares Lima, disse que acompanha o trâmite da extradição há pelo menos dois meses. Até o começo da manhã ele não havia recebido qualquer comunicado sobre uma possível transferência para unidades prisionais catarinenses. Caso isso fosse confirmado, o Estado pediria que ele fosse levado para uma unidade federal, como deve ocorrer.

O narcotraficante tem outros dois processos em andamento, anteriores ao de Balneário Camboriú, em Caxias do Sul (RS). Ambos, no entanto, ainda não têm condenação.

Barão da droga em Santa Catarina

Reportagem do DC de 2010, quando ele foi preso pela última vez no Paraguai, mostra que Pavão mudou-se para Santa Catarina nos anos 1990. Instalou-se em Balneário Camboriú, onde atuaria no comércio de veículos e no tráfico. Foi quando as polícias Civil e Federal passaram a suspeitar do seu envolvimento com atividades ilícitas e a ligação com o crime organizado do Paraguai. Em 1994, chegou a ser preso em Balneário Camboriú com 25 quilos de cocaína. Depois ele ganhou a liberdade. A investigação da Polícia Federal apontou que o traficante seria responsável por 80% do comércio de drogas em Balneário Camboriú e Itajaí. De 1994 a 2000, policiais federais reuniram provas do envolvimento de Pavão com o tráfico de drogas e crimes de lavagem de dinheiro.

Com a prisão preventiva decretada pela Justiça catarinense, Pavão figurava como um dos principais traficantes do Estado, segundo policiais. Mas ele fugiu pela mesma rota de onde mandava vir a droga: o Paraguai. A polícia descobriu que Pavão criou uma empresa de importação e exportação de cervejas. Mas a operação seria fachada para o tráfico. Em Pedro Juan Caballero,  suspeitou-se que fez parceria com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no esquema de troca de armas por cocaína.

Em julho do ano passado, autoridades locais descobriram uma estrutura luxuosa montada pelo narcotraficante no Penitenciária de Tacumbú, em Assunção. Dentro das delas havia três suítes com televisão, DVD e camas, além de uma decoração que nada lembrava uma unidade prisional. A ministra da Justiça à época foi demitida por conta do episódio.

Pavão também é suspeito de ordenar a morte de Jorge Rafaat, um dos principais traficantes da fronteira entre o Brasil e o Paraguai, em junho de 2016. Ele foi executado a tiros de armas de grosso calibre em um ataque em Ponta Porã. A suspeita da polícia é que Pavão seja integrante de uma facção criminosa paulista.

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina