Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Com retomada do crescimento, construção civil aposta em tecnologia para otimizar custos

Com retomada do crescimento, construção civil aposta em tecnologia para otimizar custos

Uso de soluções móveis para controle de processos construtivos, análise de qualidade e direcionamento de mão de obra começa a se fortalecer no segmento, que deve registrar aumento de 2% em 2019

 

Basta um olhar mais atento para perceber que o reaquecimento do mercado já começa a surtir efeito em um dos principais setores econômicos do país: a construção civil. Com uma previsão de aumento do PIB em 2,5% em 2019, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas, o segmento deve acompanhar o ritmo, registrando até o fim do ano 2% de crescimento.

 

E a retomada das obras exige também um olhar mais cuidadoso para o controle de custos e processos. É neste cenário que cresce o uso de soluções na gestão de obras, como o Mobuss Construção, sistema de mobilidade desenvolvido pela empresa Teclógica. Presente em pelo menos 150 construtoras de todo o país, a solução apoia no controle de todo o processo construtivo, do projeto até o pós obras, através de dispositivos móveis.

 

“A diferença na rotina de quem usa uma solução como o Mobuss Construção para empresas que permanecem no mesmo estilo de trabalho é que elas passam a contar com dados confiáveis para a tomada de decisão, com uma comunicação eficiente entre canteiro e escritório com registros realizados no local da obra, descartando até mesmo a utilização de formulários em papel. Assim se reduz drasticamente o tempo de retrabalho para digitação, conferência e compilação de informações, consegue-se otimizar a mão de obra, realocando profissionais em determinados serviços e ainda podendo tomar decisões baseadas em relatórios atualizados para a melhoria de todo o processo construtivo”, explica Adriana Bombassaro, diretora de Produtos da Teclógica.

 

Controle no canteiro e atendimento ágil ao cliente

Entre exemplos de construtoras que já adotam tecnologias para a melhorias nos processos do canteiro a está a FG Empreendimentos. A companhia, uma das principais marcas do mercado de luxo do litoral catarinense reduziu drasticamente o uso de papel nas obras ao adotar o Mobuss Construção. De acordo com a FG, controlar os equipamentos de segurança era um problema, porque a papelada do profissional não ficava consolidada, acabava espalhada pela obra, desatualizada e dificultava também a transferência do trabalhador para outra obra. Hoje, tudo está no sistema, de forma online, com hospedagem na nuvem. O técnico em segurança sabe o que cada um recebeu, quem entregou e a data.

 

Já a construtora e incorporadora Rôgga melhorou a produtividade com o apoio da solução. Hoje, 90% dos clientes são atendidos em 7 dias úteis após a abertura do chamado na central de atendimento.

 

Na Frechal, um exemplo de como a tecnologia tem apoiado a otimização de custos é o processo de vistoria. O funcionário usa o software para avaliar a obra e, na sequência, agendar a data de eventuais consertos. Com isso, atividades como a de reboco interno tiveram redução de problemas em 70%.  “Estes são exemplos claros de que o setor construtivo está mudando e muitas empresas já estão estruturadas para a retomada do segmento. E a tecnologia tem sido fator decisivo para quem quer se manter sustentável e competitivo”, finaliza Adriana, da Teclógica.

Sobre a Teclógica

Fundada há mais de 20 anos, a Teclógica é uma empresa especializada na gestão de TI e Negócios que oferece ao mercado, serviços de desenvolvimento e gerenciamento de aplicações, e produtos para os mais diferentes segmentos do mercado, como construção civil, comunicação corporativa e gestão de contratos. Com sede em Blumenau (SC), a empresa conta com atuação em todo território nacional e na América Latina. Para mais informações, acesse www.teclogica.com.br. Acompanhe também no LinkedIn: http://go.teclogica.com.br/linkedin.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira