Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Com retomada do crescimento, construção civil aposta em tecnologia para otimizar custos

Com retomada do crescimento, construção civil aposta em tecnologia para otimizar custos

Uso de soluções móveis para controle de processos construtivos, análise de qualidade e direcionamento de mão de obra começa a se fortalecer no segmento, que deve registrar aumento de 2% em 2019

 

Basta um olhar mais atento para perceber que o reaquecimento do mercado já começa a surtir efeito em um dos principais setores econômicos do país: a construção civil. Com uma previsão de aumento do PIB em 2,5% em 2019, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas, o segmento deve acompanhar o ritmo, registrando até o fim do ano 2% de crescimento.

 

E a retomada das obras exige também um olhar mais cuidadoso para o controle de custos e processos. É neste cenário que cresce o uso de soluções na gestão de obras, como o Mobuss Construção, sistema de mobilidade desenvolvido pela empresa Teclógica. Presente em pelo menos 150 construtoras de todo o país, a solução apoia no controle de todo o processo construtivo, do projeto até o pós obras, através de dispositivos móveis.

 

“A diferença na rotina de quem usa uma solução como o Mobuss Construção para empresas que permanecem no mesmo estilo de trabalho é que elas passam a contar com dados confiáveis para a tomada de decisão, com uma comunicação eficiente entre canteiro e escritório com registros realizados no local da obra, descartando até mesmo a utilização de formulários em papel. Assim se reduz drasticamente o tempo de retrabalho para digitação, conferência e compilação de informações, consegue-se otimizar a mão de obra, realocando profissionais em determinados serviços e ainda podendo tomar decisões baseadas em relatórios atualizados para a melhoria de todo o processo construtivo”, explica Adriana Bombassaro, diretora de Produtos da Teclógica.

 

Controle no canteiro e atendimento ágil ao cliente

Entre exemplos de construtoras que já adotam tecnologias para a melhorias nos processos do canteiro a está a FG Empreendimentos. A companhia, uma das principais marcas do mercado de luxo do litoral catarinense reduziu drasticamente o uso de papel nas obras ao adotar o Mobuss Construção. De acordo com a FG, controlar os equipamentos de segurança era um problema, porque a papelada do profissional não ficava consolidada, acabava espalhada pela obra, desatualizada e dificultava também a transferência do trabalhador para outra obra. Hoje, tudo está no sistema, de forma online, com hospedagem na nuvem. O técnico em segurança sabe o que cada um recebeu, quem entregou e a data.

 

Já a construtora e incorporadora Rôgga melhorou a produtividade com o apoio da solução. Hoje, 90% dos clientes são atendidos em 7 dias úteis após a abertura do chamado na central de atendimento.

 

Na Frechal, um exemplo de como a tecnologia tem apoiado a otimização de custos é o processo de vistoria. O funcionário usa o software para avaliar a obra e, na sequência, agendar a data de eventuais consertos. Com isso, atividades como a de reboco interno tiveram redução de problemas em 70%.  “Estes são exemplos claros de que o setor construtivo está mudando e muitas empresas já estão estruturadas para a retomada do segmento. E a tecnologia tem sido fator decisivo para quem quer se manter sustentável e competitivo”, finaliza Adriana, da Teclógica.

Sobre a Teclógica

Fundada há mais de 20 anos, a Teclógica é uma empresa especializada na gestão de TI e Negócios que oferece ao mercado, serviços de desenvolvimento e gerenciamento de aplicações, e produtos para os mais diferentes segmentos do mercado, como construção civil, comunicação corporativa e gestão de contratos. Com sede em Blumenau (SC), a empresa conta com atuação em todo território nacional e na América Latina. Para mais informações, acesse www.teclogica.com.br. Acompanhe também no LinkedIn: http://go.teclogica.com.br/linkedin.

Related posts

Sesc inaugura nova Unidade em Concórdia e Quadra Comunitária em Irani

Profissionais de Turismo terão capacitação para atendimento da pessoa com deficiência

GSPP marca presença na 13ª Expo Franchising ABF Rio

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: