Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zEsporte zz Esporte BR

Com shows na praia para o público de Gabriel, o Pensador, de Thiaguinho e de Bruninho & Davi, Instituto Gabriel Medina será inaugurado nesta terça-feira

Inédito no mundo, o Instituto Gabriel Medina será inaugurado nesta terça-feira (31) na Praia de Maresias, com shows ao público. O palco será voltado para a areia para as apresentações de Thiaguinho, às 16 horas, Gabriel, o Pensador, às 18h, e a dupla Bruninho & David, às 19h30. “Como não podemos receber todos interessados na nossa sede, vamos promover os shows como forma de retribuir o carinho do público”, afirma a presidente da entidade, Simone Medina.

A abertura oficial será realizada às 15h, quando ela, Gabriel e Charles Saldanha, receberão os patrocinadores para apresentar a estrutura criada para a nova geração do surf. Inicialmente serão atendidos 38 atletas, dos dez aos 16 anos, que terão a mesma estrutura de treinamentos que hoje Gabriel Medina conta. Além disso, contarão com aulas de idiomas, de tecnologia, palestras, atendimento médico e bucal.

“Estou bem animado. O Instituto ficou lindo, tem uma grande estrutura e vou tentar ao máximo estar presente, treinando junto com a molecada, tentando interagir de alguma forma. Temos uma equipe muito boa e esse é um sonho se realizando”, diz Medina.

ESTRUTURA – Primeiro do gênero no Mundo, o IGM tem como objetivo ser referência no Brasil e até no exterior diante da estrutura apresentada. Gabriel será o “espelho” de surfista para os novos talentos e seus pais atuarão diretamente na instituição. A mãe, Simone Medina, será a presidente, enquanto que o pai e também técnico, Charles Saldanha, o vice-presidente e responsável pela supervisão técnica.

A proposta é oferecer aos jovens talentos dos dez aos 16 anos a mesma estrutura de preparação física e técnica que hoje Gabriel Medina utiliza. Mais do que isso, aulas de idiomas e de tecnologia, apneia, palestras, bem como atendimento médico e de saúde bucal, garantindo uma ação completa.

A sede conta com 336m², de frente para o mar, na Praia de Maresias, em São Sebastião, em local estrategicamente escolhido onde o ídolo do surf aprendeu a pegar ondas. A estrutura conta com sala de aula, Tech Lab, em parceria com a Microsoft, para oferecer aprendizado em tecnologia, inclusive a edição de vídeos, piscina, para natação e apneia, sala de musculação, e até mesmo cama elástica para treinamentos de aéreos. Há, também, um palanque para treinos nas ondas e simulação de baterias, e um acervo das conquistas de Gabriel.

Um dos idealizadores do projeto, Charles Saldanha, pai e técnico de Gabriel, confirma que a estrutura criada e oferecida aos participantes é a mesma que o primeiro brasileiro campeão mundial de surf conta para a sua preparação.

Os atletas foram selecionados no Circuito Medina/ASM de Surf, que contou com três etapas ao longo de 2016, na Praia de Maresias. Entre os beneficiados está Sophia Medina, irmã caçula de Gabriel.

Dos patrocinadores principais, cinco também acompanham a carreira de Gabriel no Circuito Mundial – Rip Curl, Oi, Guaraná Antarctica, Samsung e Coppertone, completando a lista a Microsoft. “Temos empresas acreditando e apostando nesse projeto. São importantes, para a continuidade das atividades. Obrigado por confiarem e sonharem junto com a gente”, comenta o surfista.

Alguns dos patrocínios foram viabilizados pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, com a destinação de até 1% do Imposto de Renda. Também estão no Instituto a Wizard Idiomas, Vult Cosmética, MGQ, além da Movement, Eliane, Instituto Ricardo Horliana, Lukscolor, Armarinhos Fernando, Frooty e Go4it.

SOCIAL – A família acredita que o esporte será uma ferramenta social importante, pois exige disciplina, fundamental na educação e mesmo em qualquer carreira que sigam. Seguindo a proposta de educar através do esporte, a única exigência para ingressar no projeto é a comprovação da frequência escolar do participante.

Diariamente, os participantes terão aulas práticas e teóricas, refeições e muita interação para o desenvolvimento de suas habilidades e técnicas. A programação com os surfistas será de segunda a sexta-feira, em dois períodos (matutino e vespertino), permitindo que os 38 beneficiados participem no contra turno da escola. Há, ainda, treinos especiais aos finais de semana, com simulação de competições.

Também nos finais de semana, serão desenvolvidas ações sociais, envolvendo as famílias, com cursos profissionalizantes de manicure, pedicure, maquiagem, cabelereiro, com duração de três meses cada; reuniões mensais com os pais; e festas em datas comemorativas.

Através do treinamento de surf de forma lúdica, incentivando a permanência dos jovens na escola e contribuindo para o desenvolvimento social e intelectual dos indivíduos, o IGM quer mostrar aos participantes que que por trás de um atleta, existe a formação do cidadão, em todos os aspectos (social, formativo e esportivo).

“O objetivo é garantir que os jovens conheçam os inúmeros benefícios do esporte em suas vidas, ensinando disciplina, trabalho em equipe, respeito à hierarquia, lidar com vitórias e derrotas, traçar metas, alcançar os sonhos, vencer obstáculos, entre outras coisas presentes na rotina de todo cidadão”, destaca a presidente do IGM, Simone Medina.

Posts Relacionados

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina

Bota do Mundo 2018

Próxima edição da Volvo Ocean Race será com barcos da IMOCA

Fraiburgo e Transcatarina: a comemoração da Bodas de Estanho

Pâmella Mel completa 40 pódios

Circuito Catarinense de Stand-up Paddle é neste final de semana

Brasileiro sub-21 de vôlei de praia tem atleta de Balneário Camboriú

Saiba como o Dongfeng Race Team ganhou Volvo Ocean Race mais apertada da história

Estreia no 10º Transcatarina: de navegador para piloto