Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Comandante-geral institucionaliza o programa ”Rede de Vizinhos PMSC”

O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Paulo Henrique Hemm, institucionalizou na última semana o programa de Rede de Vizinhos PMSC. Essa ação é resultado da recentemente criação de um Repositório de Boas Práticas, que tem o intuito de aperfeiçoar os processos e auxiliar na construção de soluções efetivas para o portfólio de serviços fornecidos pela Corporação.

O repositório tem por objetivo identificar e coletar boas práticas desenvolvidas por policiais militares, com a finalidade de saber detalhadamente como são operacionalizadas e como conseguiram transformar, de maneira positiva, a realidade a que foram submetidas. A primeira boa prática a ser institucionalizada é o programa de Rede de Vizinhos.

O programa é uma estratégia de policiamento pautada na filosofia de polícia comunitária, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar reúne vizinhos de uma determinada localidade.

A Rede de Vizinhos já é realidade em diversas comunidades e segmentos da Polícia Militar catarinense, mas para a uniformização da metodologia de implantação e certificação de que o programa está em conformidade com a mundialmente consagrada metodologia do neighbourhood watch, o comando da PMSC institucionalizou a Rede de Vizinhos, a fim de que os resultados de prevenção e fortalecimento de vínculos comunitários possam ser alcançados.

Um grupo de trabalho composto por policiais militares, oficiais e praças, de várias Organizações Policiais Militares (OPM’s) selecionadas como OPM-Modelo foi criado para o desenvolvimento do programa de vigilância entre vizinhos. Com base nas informações dos policiais da linha da frente, foi elaborado um Procedimento Operacional Padrão (POP) de implantação da Rede de Vizinhos PMSC que passa a ser adotado por todos os policiais militares.

A Rede de Vizinhos PMSC foi estruturada em seis pontos fundamentais para o sucesso o programa:

1 – Participação Policial Militar

O policial militar deve ser o gestor de transformação da sua comunidade, participando de forma ativa das atividades da rede.

2 – Reunião de sensibilização

Apresentação da Rede de Vizinhos PMSC, exposição do levantamento de situação da localidade, esclarecimento do objeto, dos objetivos, da metodologia, dos benefícios, das dificuldades, dos riscos e da responsabilidade dos participantes.

3 – Rede de comunicação

Estabelece um canal de comunicação entre os membros da rede, e o controle é realizado pelo policial militar de ligação.

4 – Reunião de implantação

Formalização da Rede de Vizinhos da PMSC.

5 – Método Iara

Consiste em identificar os problemas de ordem pública na circunscrição da rede, analisar as causas, desenvolver um plano de ação com atividades a serem realizadas e avaliar os resultados obtidos.

6 – Governança

Manutenção das reuniões regulares de trabalho, e desenvolvimento de ações integradas que fomentem a coprodução e a corresponsabilidade.

Como criar Rede de Vizinhos PMSC:

1 – Mobilize seus vizinhos;

2 – Com a vizinhança (moradores e/ou comerciantes) mobilizada, procure o comandante da Polícia Militar do seu bairro;

3 – O comandante local estudará a viabilidade da estratégia de Rede de Vizinhos PMSC para a localidade.

A intenção do programa “Rede de Vizinhos da PMSC’’ é que os vizinhos atuem em cooperação, se associem para fomentar parcerias, fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro”. Ainda pretende melhorar a relação entre a polícia e a comunidade, além de aumentar a vigilância natural, a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.

Com informações do capitão Thiago Augusto Vieira – PM3

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)