Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Combate ao Aedes aegypti é uma das ações do Esforço Concentrado no Bairro dos Municípios

Combate ao Aedes aegypti é uma das ações do Esforço Concentrado no Bairro dos Municípios

Até o final da manhã desta sexta-feira (18) teve mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, no Bairro dos Municípios em Balneário Camboriú. A ação faz parte de uma força tarefa do “Esforço Concentrado” que reúne servidores das Secretarias de Obras, Saúde, Meio Ambiente, Segurança, Desenvolvimento Social, Planejamento e Fazenda, que juntos estão percorrendo as ruas do bairro verificando e resolvendo problemas de cada área.

O mutirão do Programa de Combate à Dengue, que aconteceria no último sábado (12), foi adiado devido à chuva. Por isso, os agentes se uniram à Secretaria de Obras e estão no Bairro dos Municípios. Os agentes da dengue e da Estratégia de Saúde da Família (ESF) convidam os moradores a abrirem suas residências para que seja inspecionado focos do mosquito. O trabalho de limpeza e recolhimento de entulhos, fica por conta dos funcionários da Secretaria de Obras que estão realizando este trabalho no bairro desde o dia 01 de agosto, por meio do Esforço Concentrado, principal eixo de atuação da Secretaria.

“Hoje estamos na Rua Bom Retiro. É um mutirão fazendo todo um trabalho aqui no Bairro dos Municípios. Além das ações da Saúde, no combate ao Aedes aegypti tem a Secretaria de Obras desentupindo e consertando bueiros, pintando meio-fio, fazendo manutenção da rua e as demais secretarias municipais que se uniram nesse Esforço Concentrado”, falou o prefeito Fabrício Oliveira, que acompanhou o trabalho nesta manhã.

“É um trabalho muito bom. Fica tudo bem-feito, a rua fica limpa, poda as árvores, tira o lixo da frente das casas, que não é o lugar correto pra jogar, mas as pessoas jogam. Muito bom mesmo” falou a moradora da rua, dona Rose. “A Rua Bom Retiro está ficando bem limpinha, bem bonitinha” completou outro morador, Wilson Mateo.

Neste ano, 1297 focos positivos do Aedes aegypti foram encontrados em Balneário Camboriú. O número é 83% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. O Bairro dos Municípios é o segundo ponto onde há mais focos positivos do mosquito, por isso a escolha do local para o mutirão. “Essa ação está acontecendo desde o início da semana e nesses dois dias estamos reforçando o trabalho. Devido ao aumento de focos do mosquito da dengue estamos juntando forças para conscientizar mais uma vez a população que precisamos combater esse mosquito”, falou a diretora de Ações Básicas da Secretaria de Saúde, Adriana Diogo.

De acordo com coordenador do programa de Combate à Dengue, Rafael Neis da Silva, a ação teve boa recepção por conta dos moradores que abriram suas casas para receber toda a equipe. “Conseguimos retirar bastante material que pode servir como criadouro do mosquito, como potes, latas, plásticos e outros para o recolhimento pela Secretaria de Obras”, comentou.

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)