Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Começa articulação pela concessão do aeroporto de Navegantes à iniciativa privada

Presidente do conselho consultivo do projeto InovAmfri, Paulo Bornhausen decidiu abraçar a causa da privatização do Aeroporto Ministro Victor Konder, em Navegantes. Encaminhou uma consulta informal ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, sobre a possibilidade de incluir o terminal no novo pacote de concessões do governo federal, que terá 10 aeroportos.

O ministro se mostrou receptivo, dando a deixa para o início de uma articulação. Bornhausen está levando a discussão aos prefeitos e às entidades parceiras do InovAmfri, no Litoral e inclusive na região do Vale, que também utiliza o aeroporto _ a Associação Empresarial de Blumenau já foi consultada.

A Infraero não tem intenção de conceder o aeroporto, que está entre os que mais crescem no país em número de passageiros e quantidade de cargas movimentadas. A estatal pretende privatizar o centro logístico de cargas, mas manter o controle sobre o terminal e a pista. Como indicativo da intenção de investir em Navegantes, renovou em janeiro o convênio com a prefeitura para terminar as desapropriações necessárias para a ampliação do aeroporto, algo em torno de R$ 150 milhões.

Borhnausen, no entanto, diz que uma janela de oportunidade está aberta, e acredita que a concessão total em Navegantes possa ser o caminho mais curto para a tão necessária ampliação. Se houver mobilização, o governador Raimundo Colombo (PSD) deverá tratar do assunto diretamente com o presidente Michel Temer (PMDB) _ assim como fez para agilizar a tramitação da concessão do aeroporto de Florianópolis.

Vocações

O projeto InovAmfri, financiado pelo Governo do Estado, propõe desenvolvimento econômico sustentável para região. As etapas incluíram a elaboração dO Plano de Desenvolvimento Regional, feito pela empresa Surbana Jurong, de Cingapura. O bom funcionamento do aeroporto de Navegantes é considerado essencial para movimentar a economia da região.

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)