Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Começa nesta quarta-feira o Encontro Catarinense de Teatro de Bonecos

Começa nesta quarta-feira o Encontro Catarinense de Teatro de Bonecos

Bonencontro acontecerá entre os dias 7 e 11 de novembro em Itajaí-SC

A Companhia Mútua (Itajaí/SC) realizará entre os dias 7 e 11 de novembro, na cidade de Itajaí, a segunda edição do Encontro Catarinense de Teatro de Bonecos (BONENCONTRO). Irão se reunir na cidade 13 companhias, além de artistas independentes e professores universitários.

A programação acontecerá na Praça Genésio Miranda Lins, SESC, Mercado Público, Rua Hercílio Luz e é inteiramente gratuita. Todas as informações estão disponíveis no site oficial: www.bonencontro.com.br.

O evento

O Bonencontro foi pensando como um lugar onde bonequeiros de todo o estado pudessem conversar, trocar, reunir semelhanças e diversidades, celebrando a incrível arte do teatro de animação – gênero teatral que inclui bonecos, máscaras, objetos, formas ou sombras. Serão cinco dias de encontro entre artistas, bonecos e público, ocupando o teatro, ruas, praças e bairros de Itajaí.

Nesta edição serão apresentados oito espetáculos para público a partir de 1 ano de idade; Serão ministradas duas oficinas; Mesa de conversa com professores universitários sobre os desafios do teatro lambe-lambe; Uma noite da programação será destinada para apresentar números variados de teatro de animação, embalados ao som da Banda de Chico Preto no “Cabaré dos bonecos”; Além de uma mostra de teatro lambe-lambe com oito caixas e uma exposição de bonecos e cenários da Companhia Mútua (Itajaí-SC).

O evento possui patrocínio da Fundação Cultural de Itajaí, por meio da Lei de Incentivo à Cultural e isenção fiscal da empresa APM Terminals.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

 

7/11 – Quarta-feira – 9h- Teatro do Sesc

Espetáculo: #Mergulho – experiência teatral para crianças – Eranos Círculo de Arte / Itajaí

Duração: 30 min | Indicação Etária: 1 a 6 anos

Sinopse: O espetáculo #Mergulho voltado especialmente para crianças de 1 a 6 anos conta a história de duas pessoas que vivem em universos diferentes, ele na terra e ela no mar, e que buscam com a ajuda da plateia, se encontrar. Utiliza como ferramenta técnica a projeção digital atrelada ao som, um meio que viabiliza uma linguagem sensorial e imagética e que permite uma série de possibilidades de interação entre cena e plateia, entre imagem e os sentidos do espectador.

O espetáculo mistura técnicas atoriais, manipulação de objetos, possui trilha sonora original.

7/11 – Quarta-feira – 14h30- Teatro do Sesc

Espetáculo: A Princesa Margarida: um musical brincante – Metamorfose Companhia Cênica/ Joinville

Duração: 35 min | Indicação Etária: 1 a 12 anos

Sinopse: A Princesa Margarida desapareceu! O rei convoca a todos para que venham ajudar a encontrar a princesa. Onde está a Margarida? O espetáculo, com dramaturgia criada a partir da ciranda “Onde está a Margarida” contém muitos elementos dos contos que povoam o imaginário popular, com cantigas e brincadeiras tradicionais. O resgate das brincadeiras populares é o que a montagem propõe de forma bastante interativa

7/11 – Quarta-feira – 20h- Teatro do Sesc

Espetáculo: 20 Minutos para Jantar com Catório – Cyathus Teatro de Animação / Laguna

Duração: 25 min | Indicação Etária: Livre

Sinopse: A releitura do clássico do teatro de sombras “A Ponte Quebrada” de Seraphin, apresenta a história do viajante Jacinto, que após andar por léguas com seu fiel companheiro de estrada – o cãozinho Scoob – encontra um restaurante para saciar sua fome. Para alcançá-lo, precisa apenas cruzar uma ponte. Porém, com a interferência de forças malignas, essa tarefa pode trazer infortúnios e desventuras que jamais pudera imaginar.

Dia 8/11 – Quinta-feira – 9h às 13h e 14h às 18h – Sala de Artes do Sesc

Oficina: Bonecos de Látex – Sérgio Tastaldi/ Florianópolis

Ministrante:

Sergio Tastaldi.

Duração: 8 horas | Indicação Etária: 12 anos

Saiba mais: O látex é um material que tem uma infinidade de aplicações que parecem, aos não iniciados, um distante mistério pela falta de conhecimento. Essa aproximação, provocada pela oficina, vai abrir uma nova e ampla visão das possibilidades artísticas apresentadas pela tecnologia do látex, facilitando a imersão em novas criações.

Dia 8/11 – Quinta-feira – 20h – Teatro do Sesc

Espetáculo: O Incrível Ladrão de Calcinhas – Trip Teatro / Rio do Sul

Duração: 55 min | Indicação Etária: 14 anos

Sinopse: Uma história de detetives baseada no estilo do Cine Noir, caracterizado por filmes tipo “B” das décadas de 40 e 50, onde a falta de caráter e o crime são as marcas mais presentes. O escritório do Detetive Bill Flecha é procurado por Srta. Velda, uma “mulher-fatal” que tem sua “peça íntima” roubada e pagará qualquer quantia para tê-la de volta. O que parecia um crime banal dá origem a uma série de outros crimes violentos, onde todos são suspeitos até que se prove o contrário, ou até que seus corpos sejam encontrados em algum beco escuro. Inspirado na vida e obra de Dashiell Hammett, considerado o pai da literatura policial moderna, o espetáculo utiliza uma técnica de construção de bonecos pouco conhecida no Brasil, à partir de modelos desenvolvidos por Hansjürgen Fettig em seu livro “Rod-Puppets & Table-Top Puppets (Standing Figures). A cenografia foi inspirada no “Expressionismo Alemão”, movimento artístico que contribuiu para o surgimento do Cine Noir.

 

Dia 9/11 – Sexta-feira – 9h às 13h – Sala de Dança do Sesc

Oficina: O papel da máscara nas Formas Animadas – Tania Gollnick/ Navegantes

Duração: 4 horas | Indicação Etária: 14 anos

Ministrante: Tania Gollnick

Saiba mais: A Máscara Teatral não apenas oculta o rosto do ator, mas traz o estado de prontidão, de presença e a precisão. A proposta aqui é utilizar as máscaras teatrais como ferramenta para investigar e experimentar possibilidades orgânicas de se relacionar com as formas animadas. O participante terá uma noção da técnica do movimento consciente, descobrindo a partir do próprio corpo, quais são os pontos de deslocamento, as partes que reverberam quando é dado um impulso, o olhar, a caminhada e a voz.

 

Dia 9/11 – Sexta-feira – 14h30 – Teatro do Sesc

Espetáculo:  João e o Pé de Feijão – Turma do Papum/ Florianópolis

Duração: 45 min | Indicação Etária: 3 anos

Sinopse: Depois que roubaram a Harpa da Alegria, que vivia no Vale Feliz, tudo entristeceu por lá. O menino João vai, então, vender sua vaquinha para comprar comida para a sua família. Mas acaba trocando-a por 3 feijões mágicos que germinam e crescem até as nuvens. Subindo pelo pé-de-feijão, João, corajosamente, consegue resgatar a Harpa e ainda libertar a Galinha dos Ovos de Ouro, trazendo de volta a alegria ao Vale Feliz.

Dia 9/11 – Sexta-feira – 20h – Mercado Público de Itajaí

Espetáculo: Cabaré dos Bonecos – Diversos artistas e cias de SC

Indicação Etária: Livre

Sinopse: O Mercado o Público de Itajaí recebe o Cabaré dos Bonecos, uma noite com apresentações de números variados de teatro de animação.

Dia 10/11 – Sábado – 11h- Calçadão da Hercílio Luz

Espetáculo: Tem xente uma feis! – Cia Alma Livre/ Jaraguá do Sul

Duração: 45 min | Indicação Etária: Livre

Sinopse: A Cia Alma Livre propõe um resgate do teatro de animação do Kasperl, tradicional durante os anos de 1950 à 1970 em Jaraguá do Sul. O espetáculo começa com um despertar. Após 35 anos dormindo dentro de um baú, os bonecos escutam gente do outro lado da cortina do teatro. Gretel e Seppel ficam esperançosos de voltar às atividades de fantoches e vão procurar o amigo Kasperl, o dono do teatro. Mas eis que a bruxa também está acordada e disposta a qualquer maldade que faça os bonecos dormirem novamente para que ela possa ser a protagonista do teatro… do Kasperl!

Dia 10/11 – Sábado – 14h30 – Hall do Teatro do Sesc

Mesa de Conversa:  Características e Desafios do Teatro Lambe-lambe – Valmor Nini Beltrame / Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Saiba mais: Nesta Mesa de Conversa se destacarão algumas características do Teatro Lambe-Lambe apontando desafios aos artistas que o praticam, com o objetivo de contribuir para aprofundar a reflexão sobre essa arte. Temas como: a relação com o espectador; a dramaturgia com suas ideias de tempo, ritmo, síntese e suas relações com o espaço; e o trabalho do ator são o foco das reflexões.

Dia 10/11 – Sábado – 20h – Teatro do Sesc

Espetáculo: Ivan Titerenovich – Cia. Cênica Espiral/ São José

Duração: 35 min | Indicação Etária: 12 anos

Sinopse: Ivan Titerenovich é um dos mais distintos conhecedores de diversos assuntos. Sua experiência, de mais de trinta anos, lhe permite tratar com naturalidade os mais variados temas em suas conferências. O tema abordado em sua palestra de hoje deveria tratar dos males do tabaco… Contudo o peso do passado e a insatisfação com o presente revelam o desconforto psicológico e emocional de um homem que toma consciência de sua velhice e fracasso. O que deveria ser apenas mais uma palestra sobre um assunto qualquer, acaba por revelar um ser humano querendo libertar-se de suas angústias.

Dia 11/11 – Domingo – 10h às 12h– Praça Genésio Miranda Lins (Beira Rio)

Mostra de Teatro Lambe-lambe

Sal – Essaé Cia/Joinville

Duração: 2min30seg | Indicação Etária: 10 anos

Release: “Comida salgada; tá apaixonada, Comida sem sal; amor vai mal”, este é o nome original do conto inspirado para a criação de “Sal”. O espetáculo fala da rotina enfrentada em casa por uma esposa que sofre humilhações de seu marido. “Sal” fala do empoderamento feminino.

 

Maria do Cais – Cia Andante/ Canelinha

Duração: 4min | Indicação Etária: 15 anos

Sinopse: Mulher poesia, mulher do porto. Cais dos amantes, dos perdidos. Partindo da música Cais do Corpo de Paulo Freire, o espetáculo apresenta de forma poética e lírica o mito “Maria do Cais”.

 

Bar-Baridade – Matakiterani Associação Cultural/ Lages

Duração: 1min20seg | Indicação Etária: Livre

Sinopse: Nesta caixa temos uma bodega com gente, com pinga e um cavalo que fala, o diálogo entre bodegueiro e o cavalo é o fato central da história. A história acontece acima da serra nos campos das Lagens.

Lembranças – Cia. Cênica Espiral/ São José

Duração: 3min | Indicação Etária: 5 anos

Sinopse: Inspirada na obra de Patativa do Assaré, a caixa “Lembranças” oferece ao espectador um pequeno recorte do universo sertanejo. Com cenários miniaturizados, luzes sutis e um punhado de memórias, a poesia de Patativa emociona adultos e diverte as crianças. Um pequeno mundo e um breve momento que retrata um pedacinho da imensidão deste grande poeta brasileiro.

 

A Visita – Eranos Círculo de Arte/ Itajaí

Duração: 3min20seg | Indicação Etária: 10 anos

Sinopse: Algo peculiar irá ocorrer neste quarto de hospital, e por ter uma pequena fresta você terá a oportunidade de assistir…

Im memoriam de Lucir Angelo de Maman, caixa integrante do projeto Instantes de Passagem ganhador do prêmio Iberescena 2017.

 

Noite de bruxaria – Cia Peregrina Teatro/ Florianópolis

Duração: 3min10seg | Indicação Etária: Livre

Sinopse: Uma bruxinha atrapalhada passa por inusitadas situações na sua cozinha mágica.

 

O Visitante – Linilson Costa dos Santos/ Itajaí

Duração:  2min50seg | Indicação Etária: 10 anos

Sinopse: Com a temática steanpunk, O Visitante cria a utopia da humanidade das viagens e conquistas interplanetárias, onde o inesperado pode atrapalhar o intuito de conquista. O astronauta tem como regra explorar mundos e coletar objetos e informações mas algo dá errado e para o espanto …um animal se apodera da nave.

AutôMato – Cia Artística Avenida Lamparina/ Canelinha

Duração: 2min23seg | Indicação Etária: Livre

Sinopse: Quando criança, inocente. Quando adolescente, sozinho. Quando adulto, autômato.

 

Dia 11/11 – Domingo – 16h – Teatro do Sesc

Espetáculo: Praga de Mãe – Teatro Circula Dô /Lages

Duração: 45 min | Indicação Etária: Livre

Sinopse: O Capitão João Redondo morre de ciúmes de sua mãe Quitéria. Em defesa da “honra da família” é capaz de fazer aquilo que nenhum filho deveria se atrever a fazer mas ele faz e agora terá de enfrentar a Praga de Mãe. Inspirado na tradição secular dos Teatros populares de Bonecos existentes no nordeste brasileiro (Mamulengo), países da Europa como a Inglaterra (Punch e Judy), Espanha (Don Cristobal), Itália (Puchnella) e (Guignol), Turquia (Karagóz).

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição