Comércio de Balneário Camboriú projeta alta de 5% nas vendas de Natal

Os comerciantes de Balneário Camboriú esperam uma alta de até 5% nas vendas de Natal na comparação com o mesmo período do ano passado. “O Natal é a data mais importante para o comércio, pois aproveita  a tradição de fim de ano e a injeção do décimo terceiro salário na economia”, destaca Eliane Colla, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O índice de aumento é semelhante ao projetado por 48,2% dos comerciantes do estado, segundo levantamento da  Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de SC (FCDL).

A pesquisa da federação aponta ainda que, para 71,03% dos consultados, a expectativa é que as vendas para a data sejam maiores do que no ano anterior. Dos pesquisados, 28,28% são ainda mais otimistas e acreditam em alta de  10% nas vendas. O tíquete médio, na avaliação dos associados consultados, deve ficar em R$ 235,71 ante R$ 187,83 registrados no ano anterior. Os itens mais procurados devem ser vestuário (37,24%), seguidos de acessórios (15,17%) e calçados (10,34%). O parcelamento, acreditam os lojistas, continuará sendo a opção preferida, chegando a 85,51%.

Como forma de ampliar as vendas, estratégias como promoções (30,34%), campanhas (24,14%) e sorteios (22,76%) estão entre as ações desenvolvidas pelo comércio catarinense.  Com base nos resultados eleitorais e na retomada econômica, outro dado positivo é o otimismo apontado pelos empresários consultados. O dado foi incluído no levantamento para projetar a expectativa do varejo catarinense. O resultado indicou que, na avaliação de 87,59%, o ano de 2019 será melhor para o comércio.

O comércio de Balneário Camboriú é um dos mais dinâmicos do Estado. Tradicionalmente, as lojas de rua da região central da cidade acompanham os horários dos shoppings centers e fecham por volta de 21h durante praticamente todo o ano. Devido a um acordo entre sindicatos patronal e laboral, o comércio é obrigado a fechar as portas somente no dia 25 de dezembro e 1º de maio.