Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú defende construção do Parque Inundável em reunião na CDL

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú defende construção do Parque Inundável em reunião na CDL

A diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú defendeu a importância da criação do Parque Inundável para garantir o abastecimento de água das cidades de Camboriú e Balneário Camboriú. O Parque Inundável multiuso tem como objetivo regularizar a vazão do Rio Camboriú e conter cheias nas áreas ribeirinhas. A defesa foi feita durante reunião convocada para discutir a situação hídrica regional, realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú. A CDL vai oficiar as prefeituras das duas cidades beneficiadas com o parque de que é favorável à obra.

 

A reunião contou com a participação de representantes da  diretoria da CDL,  o presidente da AMPE, Nivaldo Ávila dos Santos, o diretor executivo da Acibalc, Fernando Assanti,  integrantes do Fórum Permanente da Sociedade Civil Organizada e da Comissão de Meio Ambiente da OAB-BC.

 

A ideia do Parque Inundável foi sugerida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú como a solução mais eficiente para os dois momentos extremos do Rio Camboriú: estiagem e cheia. Além de aumentar a disponibilidade hídrica e deter as vazões de cheias, o projeto também será um espaço para uso recreativo e de conservação ambiental dessa área.

 

Segundo o  professor da Univali e doutor em Ciências Naturais,  Paulo Roberto Schwingel,  estudos realizados pelo Comitê indicam que o potencial hídrico do Rio Camboriú, sem a construção de área de reservação, é suficiente para garantir o abastecimento somente até 2027. De acordo com o presidente do Comitê, Gilmar Pedro Capelari, pequenas atitudes individuais também ajudariam a reduzir o consumo de água.

 

Em Balneário Camboriú o consumo médio diário por pessoa é de 300 litros de água. Em Camboriú esse número varia de 130 a 150 litros por pessoa. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), 110 litros de água por dia é suficiente para atender as necessidade básicas do ser humano. A construção do parque tem um custo estimado em R$ 100 milhões, já considerando os valores a serem pagos com indenizações.

 

O Parque Inundável será de responsabilidade da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa). O local terá capacidade para armazenar de 2 a 3 bilhões de litros de água bruta para serem usadas quando necessário.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH