Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES Itajai Navegantes Noticia SC

Comitê especial é formado para discutir crise hídrica em Balneário Piçarras e Penha

Comitê especial é formado para discutir crise hídrica em Balneário Piçarras e Penha

“Foi criado um comitê sim, para trabalhar estrategicamente em paralelo, assim minimizando os efeitos da crise hídrica”, detalhou o gerente da Casan de Balneário Piçarras, Lino José de Aviz Neto.

Casan, Águas de Penha e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris) criaram um comitê especial de crise para discutir medidas que busquem alternativas para a distribuição de água no município. De acordo da Epagri/Ciram (órgão oficial de meteorologia de Santa Catarina), o estado vem passando por uma estiagem que já é considerada a mais severa dos últimos anos.

“Foi criado um comitê sim, para trabalhar estrategicamente em paralelo, assim minimizando os efeitos da crise hídrica”, detalhou o gerente da Casan de Balneário Piçarras, Lino José de Aviz Neto. Além dele, o grupo é integrado pelo diretor executivo da Águas de Penha, Gabriel Buim, e pela analista de fiscalização e regulação da Aris, Joana Mayara Dysarz.

Nas últimas semanas, a Casan vem adotando diferentes medidas para garantir o abastecimento em Balneário Piçarras e Penha – uma vez que a concessionária vende a água tratada para o município vizinho. Porém, a cidade de Penha já vem registrando falta de água, apesar de medidas preventivas também adotadas pela Águas de Penha.

Conforme Fernanda Barreto, gestora operacional da Águas de Penha, a setorização do serviço  de distribuição de água em 10 regiões da cidade e a adoção do sistema de monitoramento online  no Centro de Controle Operacional (CCO) tem possibilitado à empresa ter uma melhor performance operacional do sistema neste momento de escassez hídrica.

“Apesar da estiagem prolongada, mesmo com a vazão reduzida na estação de tratamento, a Casan mantém abastecimento normal em Balneário Piçarras, e cumpre normalmente o contrato com a concessionária Água de Penha, com a água que é exportada para o município de Penha”, acrescentou Lino.

Quase todas as regiões do Estado estão com déficits acumulados, nos últimos 12 meses, superiores a 500 mm. O boletim hidrometeorológico da Aris mostra que, com o tempo seco, a situação se agravou, contribuindo bastante para quadro de estiagem que ocorre desde o final do ano passado.

Dados da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) mostram que as cidades catarinenses passam por um dos períodos mais críticos dos últimos 14 anos em relação à falta de chuva. Já o Relatório da Defesa Civil estadual aponta mais 60 municípios com pedidos de situação de emergência.

Ainda segundo a Fecam, a estiagem que afeta Santa Catarina poderá piorar nos próximos dias, já que as previsões meteorológicas não apresentam chuva considerável para o Estado. Na região, além de Penha e Balneário Piçarras, Barra Velha também enfrenta problemas de desabastecimetno. O Rio Itinga, principal manancial do município, está quase seco e a lagoa de reserva de água bruta está em seu nível mínimo.

FELIPE FRANCO, JORNALISTA

 

Posts Relacionados

Agência Nacional de Águas inclui Santa Catarina no projeto Monitor de Secas

Lideranças comunitárias aprovam construção da ETA Penha

Estado cede prédio para abrigar a nova sede da 1ª Delegacia de Polícia em Blumenau

Traficante procurado pela Interpol é preso em Balneário Camboriú

Edson Piriquito anuncia Ademar Schneider como vice-candidato em Balneário Camboriú

Diário da Cidade

Acidente fatal causa lentidão na BR-101 em Balneário Camboriú

Propagandas políticas deverão conter audiodescrição e interpretação de Libras

História em quadrinhos valoriza cultura italiana do sul do Brasil

Prazo para inscrições no Programa de Pesquisa Universal termina dia 23 de setembro

Setembro Amarelo: a importância de falar sobre a prevenção do suicídio

Novos prefeitos precisarão acelerar o saneamento

Balneário Camboriú registrou 17 novos casos de Covid-19

Câmara de Balneário Camboriú retoma atendimento ao público externo

Recicla Xanxerê coleta mais de 6 toneladas de produtos

Edson Piriquito é definido como Pré-Candidato a Prefeito em Balneário Camboriú

Setembro amarelo e o tabu com o tema

Projeto de Dário torna inafiançável crime relacionado a pedofilia

MDB Balneário Camboriú realizará convenção no próximo dia 12/09 e lançará Edson Piriquito

Saúde da Mulher: câncer no colo do útero

Transferência de Messi pode ser mais cara do que as quatro maiores da história somadas

Diário da Cidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: