Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES Itajai Navegantes Noticia SC

Comitê especial é formado para discutir crise hídrica em Balneário Piçarras e Penha

Comitê especial é formado para discutir crise hídrica em Balneário Piçarras e Penha

“Foi criado um comitê sim, para trabalhar estrategicamente em paralelo, assim minimizando os efeitos da crise hídrica”, detalhou o gerente da Casan de Balneário Piçarras, Lino José de Aviz Neto.

Casan, Águas de Penha e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris) criaram um comitê especial de crise para discutir medidas que busquem alternativas para a distribuição de água no município. De acordo da Epagri/Ciram (órgão oficial de meteorologia de Santa Catarina), o estado vem passando por uma estiagem que já é considerada a mais severa dos últimos anos.

“Foi criado um comitê sim, para trabalhar estrategicamente em paralelo, assim minimizando os efeitos da crise hídrica”, detalhou o gerente da Casan de Balneário Piçarras, Lino José de Aviz Neto. Além dele, o grupo é integrado pelo diretor executivo da Águas de Penha, Gabriel Buim, e pela analista de fiscalização e regulação da Aris, Joana Mayara Dysarz.

Nas últimas semanas, a Casan vem adotando diferentes medidas para garantir o abastecimento em Balneário Piçarras e Penha – uma vez que a concessionária vende a água tratada para o município vizinho. Porém, a cidade de Penha já vem registrando falta de água, apesar de medidas preventivas também adotadas pela Águas de Penha.

Conforme Fernanda Barreto, gestora operacional da Águas de Penha, a setorização do serviço  de distribuição de água em 10 regiões da cidade e a adoção do sistema de monitoramento online  no Centro de Controle Operacional (CCO) tem possibilitado à empresa ter uma melhor performance operacional do sistema neste momento de escassez hídrica.

“Apesar da estiagem prolongada, mesmo com a vazão reduzida na estação de tratamento, a Casan mantém abastecimento normal em Balneário Piçarras, e cumpre normalmente o contrato com a concessionária Água de Penha, com a água que é exportada para o município de Penha”, acrescentou Lino.

Quase todas as regiões do Estado estão com déficits acumulados, nos últimos 12 meses, superiores a 500 mm. O boletim hidrometeorológico da Aris mostra que, com o tempo seco, a situação se agravou, contribuindo bastante para quadro de estiagem que ocorre desde o final do ano passado.

Dados da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) mostram que as cidades catarinenses passam por um dos períodos mais críticos dos últimos 14 anos em relação à falta de chuva. Já o Relatório da Defesa Civil estadual aponta mais 60 municípios com pedidos de situação de emergência.

Ainda segundo a Fecam, a estiagem que afeta Santa Catarina poderá piorar nos próximos dias, já que as previsões meteorológicas não apresentam chuva considerável para o Estado. Na região, além de Penha e Balneário Piçarras, Barra Velha também enfrenta problemas de desabastecimetno. O Rio Itinga, principal manancial do município, está quase seco e a lagoa de reserva de água bruta está em seu nível mínimo.

FELIPE FRANCO, JORNALISTA

 

Posts Relacionados

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município