Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Como conquistar uma vaga no mercado de trabalho em 2020

Saiba como se preparar desde o momento de transição até os primeiros dias no novo emprego

Estima-se que mais de 12 milhões de brasileiros estejam desempregados, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão do mercado financeiro é de uma expansão de 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020. Na esteira deste crescimento, a abertura de novos postos de trabalho deve se tornar uma constante – a própria Organização Internacional do Trabalho (OIT) já coloca taxas menores de desemprego para o país no ano que vem.

Para aqueles interessados em encontrar uma oportunidade, veja dicas desde o momento da elaboração do currículo até os primeiros dias na nova vaga, de acordo com Marcelo de Abreu e Silva, vice-presidente do Grupo Employer e CEO do Banco Nacional de Empregos (BNE).

Na fase de transição

– Mantenha-se atualizado: Procure boas fontes de informação e saiba o que de mais importante está acontecendo no país.

– Realize cursos: Diversas instituições de ensino de renome oferecem cursos online – muitos deles totalmente gratuitos. Procure agregar conhecimentos que possam somar ao seu currículo, inclusive assistindo palestras e webinars.

– Aposte no networking: Um dos melhores caminhos para encontrar oportunidades está em manter o contato atualizado com colegas e pessoas que estejam trabalhando na área.

Currículo

– Não esqueça as informações básicas: Nome completo, contatos e e-mail devem estar na formatação do seu documento. Afinal de contas, como o recrutador vai encontrá-lo?

– Menos é mais: O currículo não deve passar de duas páginas. Seja objetivo, condensando os dados mais importantes, experiências anteriores, metas atingidas e desafios superados de forma sucinta.

– Personalize: Cada empresa tem uma necessidade específica. Reorganize as informações mais importantes, de acordo com a companhia, o segmento de atuação e a função.

– Seja honesto: Não inclua informações falsas, especialmente relacionadas às línguas, cursos e formações.

– Cuide de suas redes sociais: As empresas estão de olho em suas redes sociais. Use-as de forma inteligente, evitando entrar em conflitos e expor demasiadamente sua vida pessoal.

Preparação para entrevista

– Questione o recrutador: Qual será o tipo de entrevista? Há dinâmicas de grupo, as entrevistas diretas com os profissionais ou comportamentais. Isso vai dar mais subsídios para se preparar.

– Pesquise a companhia: Assim como a empresa está selecionando e tem algumas ideias a seu respeito, entenda quais os mercados nos quais a companhia atua, quais produtos, serviços ou soluções vende, entre outros pontos importantes.

– Antecipe dúvidas: Deixe marcadas questões que possam surgir a respeito da função antes da entrevista. Dessa forma, reduz-se a chance de esquecer perguntas devido ao nervosismo.

– Pratique respostas: As entrevistas contam com perguntas-padrão: conheça o seu currículo; explique os motivos de saída de empregos anteriores; os principais aprendizados e desafios das funções exercidas; seus pontos fortes e fracos, entre outras possibilidades.

Dicas na entrevista

– Seja pontual: Chegue no horário. Se o candidato não consegue chegar na hora para a entrevista, quem garante que ele será pontual durante o trabalho?

– Saiba qual o salário médio: A Startup Salário BR calcula as médias salariais de diversas funções do mercado brasileiro de forma regionalizada, a partir das informações disponíveis no Banco Nacional do Emprego (BNE). Com isso, é possível estimar o salário e justificá-lo ao entrevistador.

Assumiu a vaga

– Esteja disposto a aprender: Suas credenciais o levaram ao posto de trabalho, mas cada empresa tem a sua cultura e processos. Procure ouvir mais e falar menos.

– Alinhe expectativas: Converse com os superiores e colegas para entender o que esperam do seu desempenho e, quando tiver a oportunidade, peça feedbacks. Saiba quais são as métricas usadas para mensurar a sua performance.

– Construa relações: Desenvolva o contato com os superiores, colegas e pessoas de outros segmentos com quem haverá a necessidade de lidar no dia a dia.

Em caso de proposta

– Saiba dizer não: Depois de empregado, é comum receber novas propostas. Caso isso aconteça, é importante responder de forma educada ao convite, sem fechar as portas para o futuro, e dentro do prazo estabelecido. Evite prorrogar a decisão por respeito à companhia atual e ao possível futuro empregador.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira

CDL distribui máscaras no centro de Chapecó

diariodacidade

Dário Berger já destinou mais de R$ 20 milhões para hospitais de Santa Catarina

diariodacidade

Coronavírus em SC: Corpo de Bombeiros Militar alerta para cuidados com o uso do álcool em casa

diariodacidade

Coronavírus em SC: Medidas de transparência fazem Santa Catarina subir dez posições em ranking de estados

diariodacidade

Em manifesto, COFEM pede mais diálogo ao governo de SC

diariodacidade

Comércio de Chapecó abrirá no feriado de Tiradentes

diariodacidade

Comunidade Guarani Morro dos Cavalos recebe compensação por danos morais

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Fapesc integra chamada nacional e oferece bolsas de estudo a pesquisadores catarinenses

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Governo do Estado confirma 884 casos e 29 mortes por Covid-19

Diário da Cidade

Anvisa atende solicitação de Dário e dá sinal positivo para produção de respiradores em SC

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: