Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zEntretenimentos Brasil / Mundo

Como novos complexos comerciais podem enfraquecer a idolatrada cena clubber de Berlim

“Capital mundial do techno”, o Berghain é um dos clubs ameaçados pelo processo de gentrificação que lentamente se instaura em seus arredores.

Recentemente, rumores têm surgido sobre uma ameaça à cultura de pista berlinense, sobretudo aoBerghain — um dos clubs mais icônicos e reverenciados pelos fãs de techno no mundo todo. Isso porque um novo complexo comercial está sendo construído perto da boate alemã, que fica na divisa dos bairros Kreuzberg e Friedrichsain. O projeto visa uma área de lazer familiar com direito a shopping, boliche, cinema e restaurantes, o que atrairia outro perfil de público para a região [leia-se, gente endinheirada].

A suposição, levantada pela conceituada revista alemã Electronic Beats, pode parecer exagerada, mas a matéria lembra que o clube antecessor Ostgut foi fechado em 2003 por motivos muito parecidos — demolido para a construção da arena O2 World Berlin [hoje Mercedes Benz Arena] em seu lugar. Assim, os donos foram forçados a se mudar, abrindo o Berghain a 100 metros de distância do antigo Ostgut, em 2004. É justamente no entorno da arena, atualmente deserto, que o novo complexo vai se desenvolver, com previsão para inauguração em 2018 — segundo a Dazzed, o projeto é bastante semelhante ao que há nos arredores da O2 Arena de Londres.

Ainda de acordo com a Electronic Beats, o RAW Gelände, outro ponto importante da vida noturna berlinense [também próximo ao Berghain], será substituído por mais um complexo comercial, com lojas de roupas e supermercados. Assim, tudo indica que a região está no começo de um processo degentrificação — quando determinado ponto de uma cidade é invadido pelo comércio, o que faz com que a zona torne-se mais valorizada, aumentando os preços dos imóveis e, por sua vez, atraindo um público mais abastado e “expulsando” os moradores antigos. E é exatamente esse processo que ameaça o prolífico e reverenciado underground clubber de Berlim.

Posts Relacionados

Fernanda Lacerda vai até o chão em novo vídeo clipe de MC Fabinho

Em julho o projeto Cia Mútua 25 anos oferece duas oficinas

Kiev Ballet apresenta “Dom Quixote” e “Paquita” em Curitiba

Bota do Mundo 2018

VEM AÍ A QUARTA EDIÇÃO DO BEATNESS

Na’amat Pioneiras de Porto Alegre realiza bazar anual beneficente

Paulo Miklos faz pocket show gratuito em Curitiba

Rafa Brites realiza workshop em prol da ONG Projeto Camaleão: Autoestima Contra o Câncer na capital gaúcha

Atriz internacional de cinema Cris Lopes visita São Miguel Arcanjo no Brasil

Inverno exige cuidados extras com as doenças respiratórias nos pets