Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Como o uso de camisetas sustentáveis pode ajudar na preservação do meio ambiente

Empresa catarinense oferece peças a partir de garrafas pet e estimula a consciência ambiental dos consumidores

O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo. São mais de 11 milhões de toneladas por ano, sendo que, deste total, apenas 1,2% é reciclado. O estudo, que foi realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza em 2019, revelou que o país está atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia no ranking. Entre esse lixo plástico está a garrafa pet, item que demora, no mínimo, cem anos para se decompor na natureza. Na busca por alternativas que tentam modificar esses dados, empresas apostam na moda sustentável e no consumo consciente, como as roupas e outros produtos feitos com os materiais que iriam para o lixo. Hoje existem tecidos produzidos com garrafa pet e algodão orgânico.

“Entre os benefícios ao fabricar e/ou usar uma malha feita de garrafa pet, podemos citar a redução do descarte desses itens na natureza e, com a fabricação de fibras virgens de poliéster, temos uma diminuição no consumo de petróleo, na emissão de CO2 em 32% e de água em 40% nos custos dessa fabricação. Já com o algodão 100% orgânico, não há utilização de agrotóxicos, pois, cada quilo deste produto, pode contaminar até 1 bilhão de litros de água dos rios e lençóis freáticos” comenta Wallace Nóbrega Lopo, engenheiro têxtil.

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Gírias Brasil, marca catarinense que produz camisetas sustentáveis, reforça seu posicionamento sobre o tema. “Todas as nossas peças são produzidas com 50% de poliéster feito de garrafas pet e 50% de algodão orgânico, livre de agrotóxicos e outras impurezas. O cliente ainda é sensibilizado de outras formas, pois além do produto sustentável, recebe também adubo e uma tag de papel semente que irá virar uma flor, e uma ecobag da Gírias Brasil para estimular a diminuição do uso de sacolas plásticas. Sem contar que parte das vendas são destinadas a projetos e entidades sociais. É como sempre costumo dizer: não é só um produto, existe uma história. A busca por um mundo mais sustentável”, explica Junior Vieira, fundador da Gírias Brasil.

As camisetas sustentáveis podem ser adquiridas no e-commerce da marca. Lá ainda é possível personalizar a peça com gírias populares e famosas na internet, ou frases costumeiras do dia a dia do cliente. Além das camisetas femininas, masculinas e infantis, a marca também possui vestidos.

Posts Relacionados

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul

Amanda Cadore leva shows gratuitos da tour Arrebentação para 4 cidades de SC

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados