Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Como o uso de camisetas sustentáveis pode ajudar na preservação do meio ambiente

Empresa catarinense oferece peças a partir de garrafas pet e estimula a consciência ambiental dos consumidores

O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo. São mais de 11 milhões de toneladas por ano, sendo que, deste total, apenas 1,2% é reciclado. O estudo, que foi realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza em 2019, revelou que o país está atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia no ranking. Entre esse lixo plástico está a garrafa pet, item que demora, no mínimo, cem anos para se decompor na natureza. Na busca por alternativas que tentam modificar esses dados, empresas apostam na moda sustentável e no consumo consciente, como as roupas e outros produtos feitos com os materiais que iriam para o lixo. Hoje existem tecidos produzidos com garrafa pet e algodão orgânico.

“Entre os benefícios ao fabricar e/ou usar uma malha feita de garrafa pet, podemos citar a redução do descarte desses itens na natureza e, com a fabricação de fibras virgens de poliéster, temos uma diminuição no consumo de petróleo, na emissão de CO2 em 32% e de água em 40% nos custos dessa fabricação. Já com o algodão 100% orgânico, não há utilização de agrotóxicos, pois, cada quilo deste produto, pode contaminar até 1 bilhão de litros de água dos rios e lençóis freáticos” comenta Wallace Nóbrega Lopo, engenheiro têxtil.

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Gírias Brasil, marca catarinense que produz camisetas sustentáveis, reforça seu posicionamento sobre o tema. “Todas as nossas peças são produzidas com 50% de poliéster feito de garrafas pet e 50% de algodão orgânico, livre de agrotóxicos e outras impurezas. O cliente ainda é sensibilizado de outras formas, pois além do produto sustentável, recebe também adubo e uma tag de papel semente que irá virar uma flor, e uma ecobag da Gírias Brasil para estimular a diminuição do uso de sacolas plásticas. Sem contar que parte das vendas são destinadas a projetos e entidades sociais. É como sempre costumo dizer: não é só um produto, existe uma história. A busca por um mundo mais sustentável”, explica Junior Vieira, fundador da Gírias Brasil.

As camisetas sustentáveis podem ser adquiridas no e-commerce da marca. Lá ainda é possível personalizar a peça com gírias populares e famosas na internet, ou frases costumeiras do dia a dia do cliente. Além das camisetas femininas, masculinas e infantis, a marca também possui vestidos.

Posts Relacionados

Festival de Música Cena Litoral agita Balneário Camboriú com atrações gratuitas até domingo (31), com show de Vitor Kley

Festival de Curitiba e shows musicais comandam programação de abril do Teatro Positivo

De casinha do coelho a oficinas de doces: Páscoa no BravaMall traz decoração temática e atrações infantis

Balneário Shopping lança o PodTrends para fechar a temporada de verão

Claus e Vanessa fazem show da tour Natural em Florianópolis

Diário da Cidade

Restaurantes de Jurerê in_ oferecem cardápios temáticos para a ceia de Páscoa

Diário da Cidade

Gramado e Canela: passeios e atrações que devem estar no roteiro de viagem

Reopening do pistão do Warung Beach Club será nesta próxima sexta-feira

NANDO REIS VEM A CURITIBA COM SUA VERSÃO ACÚSTICA

Fazzenda Park Resort marca presença no Nordeste em renomado evento