Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Como tornar a matemática divertida para crianças

*Psicopedagoga Luciana Brites 

 

A matemática pode não ser tão atrativa e, muitas vezes, considerada uma matéria chata para algumas pessoas, mais ainda para as crianças. Porém, há várias maneiras de inseri-la no dia a dia e desmistificar esse conceito, transformando a atividade em oportunidade de aprendizados leves e divertidos. Além disso, o processo também vai ajudar os pequenos a entenderem melhor todo o conteúdo que é ensinado na escola.

 

Algumas dicas sobre como inserir o tema envolvem brincadeiras que podem ser feitas em casa. Uma delas é a do empilhamento de copos. Junte copos plásticos e enumere todos. Depois, peça para a criança empilhar os copos em ordem e contar em voz alta, formando uma torre. Durante o empilhamento, vá contando até a torre cair. O objetivo é usar todos os copos sem derrubá-la e, depois, contar quantos copos foram usados para, por fim, derrubá-la.

 

Outra sugestão é o Bingo. Primeiro, você deve pegar uma cartela de bingo e numerar cada quadrado aleatoriamente entre 1 e 20. Em pequenos pedaços de papel, escreva os números que serão sorteados e coloque-os em uma caixa. Sorteie os números com a criança e faça ela marcar na cartela o número certo. Quem completar primeiro, vence.

 

Colagem e desenho é outra opção. Com a ajuda de um papel (preferencialmente colorido, pois estimula o interesse), lápis, tintas, cola e tesoura, peça para a criança desenhar diferentes formas, recortar e fazer colagens. Estimule-a a criar obras de arte abstratas.

 

Já o Quebra-Cabeça auxilia no desenvolvimento do raciocínio e no reconhecimento de formas, tamanhos e sequência das peças. Os Jogos de Montar auxiliam a desenvolver as habilidades matemáticas e de geometria, envolvendo organização.

 

Além dos jogos, insira a matemática nas suas obrigações e nas atividades que as crianças podem auxiliar os adultos, como em tarefas básicas de casa. Durante o preparo do almoço, por exemplo, peça para a criança separar os ingredientes e pesar cada um deles com o auxílio de uma balança. A percepção de pesos e medidas ajuda a construir conceitos matemáticos.

 

Outro exemplo é levar a criança como companhia ao mercado. Durante as compras, peça ajuda para contar a quantidade de frutas necessárias para formar um quilo ou também para ir anotando o valor de cada item para somar o total no final. Com essas dicas, as crianças vão achar a matemática bem mais divertida.

 

 

(*)CEO do Instituto NeuroSaber(www.neurosaber.com.br), Luciana Brites é autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem, palestrante, especialista em Educação Especial na área de Deficiência Mental e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UniFil Londrina e em Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Educação ISPE-GAE São Paulo, além de ser Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento pelo Mackenzie. 

Posts Relacionados

Ambev e Lohn Bier produzem sua primeira cerveja com 100% de ingredientes de Santa Catarina

Diário da Cidade

Aprenda a como economizar no combustível do carro

Diário da Cidade

Especialista esclarece como a arquitetura pode ajudar a reduzir a incidência de queda de idosos

Diário da Cidade

Músico Serginho Almeida lança single em reverência ao início da sua caminhada artística

Diário da Cidade

Dona do Bumbum mais famoso do México, brasileira enche o ‘cofrinho’ com plataformas

Diário da Cidade

Dia Mundial da Cerveja é celebrado no início de agosto

Diário da Cidade

Casa Malibu Estreia Na Próxima Segunda

Lei Aldir Blanc em Camboriú dá aporte a iniciativa musical pioneira no estado

Bilhetes aéreos emitidos e não voados: como fazer a gestão?

Novos Kits de Amigurumi com temática de Natal chegam ao mercado

Mar de Emoções traz conexão entre pais e filhos através de declarações de amor no Itajaí Shopping

Conheça as 15 profissões que mais pedem inglês como requisito

Franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar crescem 14,9% no Paraná no 1º trimestre de 2021

Diário da Cidade

Espaço Plural: exaltação à simplicidade elegante

Diário da Cidade

Patati Patatá Chegam À Styll Baby

Diário da Cidade

Confira receita de caldo para espantar o frio e manter a dieta nos dias mais frios

Diário da Cidade

Descubra o que seu vinho favorito diz sobre a sua personalidade

Pesquisadora de tendência lança e-book gratuito sobre o marketing da retomada pela plataforma Amazon Kindle

Oster® lança edição limitada para comemorar os 75 anos do liquidificador Osterizer

Além dos pratos vegetarianos: cogumelo ganha status de ingrediente principal no cardápio