Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Como tornar o cartão de crédito um aliado das finanças pessoais

Por Larissa Brioso, Educadora Financeira da Mobills

Para muitos brasileiros, o cartão de crédito pode se tornar um problema para a saúde financeira. Quem não consegue quitar as faturas em dia e cria uma dívida com essa ferramenta, terá que enfrentar as altas taxas de juros. Mas, quando bem utilizado, pode ser um bom instrumento para o equilíbrio financeiro.

De acordo com o levantamento do Datafolha, 75% dos usuários de cartão de crédito responderam que têm o costume de fazer compras de produtos ou de serviços parcelados. Isso pode ser um problema caso a pessoa não mantenha um controle da soma dos valores que parcela nas faturas, além de usar o cartão como uma extensão da renda.

Sempre reforço que, se possível, a melhor opção é pagar à vista, mas se for preciso dividir é importante planejar o orçamento antes da compra. Desta maneira, o cartão se torna um aliado, já que não tem juros e ainda oferece alguns benefícios em programas de fidelidade, como por exemplo, o acúmulo de milhas aéreas para trocar por passagens e viagens produtos e alguns bancos permitem que a pontuação acumulada seja revertida em pagamento de contas ou da própria anuidade.

Para quem se encontra atualmente com dívidas nos cartões, o primeiro passo é fazer uma análise da situação e planejamento financeiro, e se for possível, quitar ou substituir a dívida por uma com juros mais baixos e controlar as faturas para que a dívida não volte a aparecer. Caso não seja possível, a antiga e famosa medida drástica de cortar os cartões pode ser uma opção – às vezes por pouco tempo!

Outra dica em relação aos cartões de crédito, é buscar por um que ofereça anuidade gratuita, hoje no mercado existem várias opções que oferecem esse benefício. Mas, caso prefira manter um cartão de crédito que tem anuidade devido a benefícios, é possível negociar o valor diretamente com o banco.

Posts Relacionados

Festival de Música Cena Litoral agita Balneário Camboriú com atrações gratuitas até domingo (31), com show de Vitor Kley

Festival de Curitiba e shows musicais comandam programação de abril do Teatro Positivo

De casinha do coelho a oficinas de doces: Páscoa no BravaMall traz decoração temática e atrações infantis

Balneário Shopping lança o PodTrends para fechar a temporada de verão

Claus e Vanessa fazem show da tour Natural em Florianópolis

Diário da Cidade

Restaurantes de Jurerê in_ oferecem cardápios temáticos para a ceia de Páscoa

Diário da Cidade

Gramado e Canela: passeios e atrações que devem estar no roteiro de viagem

Reopening do pistão do Warung Beach Club será nesta próxima sexta-feira

NANDO REIS VEM A CURITIBA COM SUA VERSÃO ACÚSTICA

Fazzenda Park Resort marca presença no Nordeste em renomado evento