Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zentretenimento zEntretenimentos Brasil / Mundo

Companhia de Teatro Íntimo apresenta 220 Cartas de Amor em Florianópolis

Companhia de Teatro Íntimo apresenta 220 Cartas de Amor em Florianópolis

Espetáculo criado a partir da correspondência trocada há 50 anos por um casal.

Sinopse:

Espetáculo criado a partir das cartas trocadas pelos pais do ator Renato Farias, quando eram namorados, entre 1956 e 1962. Ele morava em Porto Alegre. Ela, em Santa Maria. Décadas depois, ao ler as cartas, é possível perceber que o amor segue lá, vivo e turbulento como costuma ser. E traz consigo outras histórias. Histórias de uma época em que as distâncias pareciam maiores e o tempo era realmente outro. 

Release:

Ele morava em Porto Alegre. Ela, em Santa Maria. Mesmo cinco décadas depois, ao abrir e ler as cartas, é possível perceber que o amor segue lá, vivo e turbulento como costuma ser. E traz consigo outras histórias. Histórias de uma época em que as distâncias pareciam maiores e o tempo era realmente outro. Criado a partir das cartas trocadas pelos pais do ator Renato Farias quando eram namorados, entre 1956 e 1962, o espetáculo “220 Cartas de Amor” estreia no Theatro São Pedro, em Porto Alegre com apresentação única, no dia 31 de outubro, às 21h. No dia seguinte, a peça segue para a cidade de Santa Maria (com uma apresentação no Theatro Treze de Maio, às 21h). Depois segue viagem para Santa Catarina, dia 4 de novembro em São Carlos e dia 10 de Novembro no Teatro Pedro Ivo em Florianópolis às 21h.

 

Os atores Renato Farias, gaúcho de Santa Maria e Gaby Haviaras, catarinense de Florianópolis, se apropriam da correspondência de Maria de Lourdes Lang e Lourenço Renato Medeiros de Farias, sob a direção de Rafael Sieg. “Optamos por um caminho mais documental, mas com liberdade para algumas licenças poéticas. A dramaturgia se dá a partir da relação de amor construída através das cartas. A distância entre eles acabou nos parecendo fundamental para que o amor perdurasse.”, comenta o diretor do espetáculo.

 

O material encontrado por Renato após o falecimento de seu pai, em 1998, ficou guardado por quase 20 anos. “Eram mais de 300 cartas, e pensamos sobre a possibilidade de transformá-las em um espetáculo pela primeira vez há uns quatro anos, tendo em vista o nosso deslumbre frente ao potencial literário destes documentos. Este ano, a partir de uma mobilização familiar, achei que era hora de colocar o projeto em prática.”

 

Quebrando estereótipos, 220 Cartas de Amor apresenta um casal onde o homem não tem medo de ser romântico, lírico e delicado. Enquanto a mulher se permite ser mais retilínea, racional e objetiva (além de despojada e com uma atitude que, mesmo pelos padrões de hoje, pode ser considerada feminista). “Em um primeiro momento, pensamos em fazer um questionamento a partir dos nossos corpos em um espetáculo de dança, o que acabou não acontecendo. Mas a questão de gênero, de certa forma, persiste no espetáculo”, afirma Gaby. “No entanto, o mote da narrativa é o amor e a relação com o tempo.”

 

Formada em 2005, a Companhia Teatro Íntimo (RJ) propõe em seus trabalhos que não haja barreiras entre atores e espectadores – de forma que a comunhão não se dê apenas no aplauso final, mas, sim, antes, durante e depois dos espetáculos. Conceitos como horizontalidade, singularidade, intimidade, afeto e a importância da palavra poética traduzem o foco da pesquisa do grupo, que conta com outros 16 integrantes. No currículo da Cia, constam espetáculos como “Os Dragões” (2005), “Veridiana e eu” (2006), “Cuidado com o Cão” (2007), “Degustação Poética” (2008/2009) “Histórias da Democracia” (2008/2009), “Adélia” (2010), “8 Solos Acompanhados” (2011), “Dorian” (2012), “Ere, Piá, Curumim” (2013), “João Cabral” (2015); entre outros.  

 

SERVIÇO:

COMPANHIA DE TEATRO ÍNTIMO

apresenta:

220 CARTAS DE AMOR

 

– Florianópolis / SC

Onde: Teatro Pedro Ivo

Quando: 10 de Novembro de 2017

Horário: 21h

Classificação Livre

Ingressos: Blueticket: https://www.blueticket.com.br/21248/220-Cartas-de-Amor/  

Valores dos ingressos:

Inteira: R$ 60,00 

Meia: R$ 30,00

BENEFICIÁRIOS DA MEIAENTRADA:

Tem direito à meia entrada os casos a seguir:
*Estudantes mediante apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) e RG OU mediante apresentação de comprovante estudantil – carteirinha da instituição, declaração da instituição (carimbada e assinada), carteirinha da SETUF, um destes documentos acompanhados do RG.
Mais informações sobre como tirar a sua CIE, pelo link:
http://www.une.org.br/2011/08/faca-sua-carteira/
*Jovens de 15 a 29 anos pertencentes a famílias de baixa mediante o cartão do CADÚNICO e RG.
*PNE – Portadores de Necessidades Especiais mediante comprovação e RG. Um acompanhante terá direito a meia entrada.
*Adultos com idade igual ou superior a 60 anos mediante apresentação do RG.
*Menores de 18 anos mediante apresentação de RG.
*Professores da Rede Pública e Particular de Santa Catarina mediante apresentação do contracheque e RG.
*Doador ativo de sangue carteira ou declaração do HEMOSC.
* Acompanhantes de quem tem direito à meia entrada não adquirem o direito, exceto no caso do PNE.
** IMPORTANTE: Serão exigidos os documentos e comprovantes que constam nas respectivas leis.

OS DESCONTOS NÃO SÃO ACUMULATIVOS

 

Telefones do Teatro: Teatro Pedro Ivo 48.991327839

Horário de Atendimento/Resposta: 14 as 20 horas 

PRODUÇÃO LOCAL: Eveline Orth

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu