Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Complexo Portuário de Itajaí tem crescimento de 10% na movimentação de contêineres

Número se refere ao mês de outubro e projeção é positiva para um encerramento de ano com crescimento de 7% em relação a 2018.

Confirmando a tendência positiva concretizada ao longo desse ano, o Complexo Portuário de Itajaí – Cais Público (berços 3 e 4), APM Terminals (berços 1 e 2), e TUPs (Terminais de Uso Privado) registrou um aumento significativo de 10% na movimentação de contêineres em outubro de 2019.

Foram movimentados 110.072 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), contra 99.779 TEUs no mesmo período de 2018.

Em relação a tonelagem, o aumento registrado é ainda mais positivo, 14%. No mês de outubro de 2018 foram movimentadas 1.092.133 toneladas, enquanto no mesmo período desse ano a movimentação registrada foi de 1.245.222 toneladas.

Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles, os números são surpreendentes e significativos, “Esse crescimento é exponencial e demonstra a tendência na melhora da economia, e nós somos reflexo direto da atividade de comércio exterior. Por isso esses números são significativos e projetam, não apenas um final de ano excelente, mas também um promissor ano de 2020”, aponta Salles.

Com a consolidação das operações, que tem mantido um patamar constante ao longo desse ano, a Superintendência do Porto de Itajaí projeta um crescimento de 7% em relação a movimentação de containers em todo o Complexo, como afirma Heder Cassiano Moritz, Técnico em Nível Superior da superintendência.

“Esperamos movimentar 1.230.000 TEUs até dezembro, 7% a mais do que 2018, em que movimentamos 1.150.587 TEUs. Se observarmos a APM Terminals (berços 01 e 02) e Cais Público (berços 03 e 04), projetamos um crescimento de 32% em relação a TEUs e em torno de 34% a 36% em termos de tonelagem”, ressalta.

O relatório mensal, divulgado pela Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, também aponta crescimento na tonelagem movimentada no Cais Público e na APM Terminals (arrendatária) no mês de outubro. A movimentação registrada foi de 433.745 toneladas7% a mais que no mesmo período de 2018, com 405.707 toneladas.

Em termos de quantidade de TEUs, o Cais Público apresentou estabilidade nas operações, com crescimento de 1%. O destaque fica para o aumento no número de atracações. Em outubro de 2019 foram registradas 42 embarcações contra 36 em 2018, 17% a mais. No Complexo Portuário foram realizadas 96 escalas, indicando um crescimento de 20% em relação a outubro de 2018, que registrou 80 atracações.

Em relação ao terminal Portonave, localizado na margem esquerda do rio, no mês de outubros foram registrados a movimentação de 70.969 TEUs e 797.450 toneladas. Esse número de TEUs representa 64% das cargas conteinerizadas movimentadas em todo o complexo.

Os produtos mais importados em valores US$/FOB foram: mecânicos e eletrônicos, plásticos e borrachas e têxteis e diversos. Os mais exportados foram: frango, carnes e madeiras e derivados.

 

“Esses números mostram de forma prática o crescimento progressivo de nosso Porto ao longo dos últimos anos. Nossa cidade é portuária e quando a roda do porto gira, a roda da economia gira também beneficiando todos os setores econômicos do município”, destaca o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Posts Relacionados

Águas de Penha divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Itajaí Shopping oferece dicas com diferentes tipos de presentes para a Páscoa

Empreendimento de alto padrão é integrado à histórica Praça do Relógio e agrega conceito de boulevard em Itajaí

Chá das Cinco, evento, em Itajaí, inspira mulheres a se cuidarem

Selva Mágica traz universo de obstáculos e aventuras para o Itajaí Shopping

Itajaí abre inscrições para o Programa Bolsa Esportiva 2024

Representante de Itajaí vai disputar o Mundial de Paraciclismo de Pista

Atrações artísticas vão movimentar Navegantes neste sábado (23)

Fundação Cultural de Navegantes lança projeto Canto de Mar no Gravatá

Itajai terá show gratuito em homenagem ao músico Fernando das Neves