Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Complexo Portuário do Itajaí-açu alcança a marca de 1.500 giros na área da nova Bacia de Evolução

O Complexo Portuário do Itajaí-Açu realizou, no domingo (04), a operação com o giro de número 1.500 na área da nova Bacia de Evolução. A marca foi alcançada com o navio MSC Athens, da Libéria, de 299,95 metros de comprimento por 48,20 metros de largura. A manobra de ré, exclusiva na América do Sul, permite que sejam realizadas atracações simultâneas nos dois portos (Itajaí e Navegantes), mesmo se um dos terminais estiver com os berços ocupados.

A manobra de ré teve início em janeiro de 2020 e é única na América do Sul. Atualmente no mundo, manobras com giro de navios são realizadas em portos da Europa e Ásia. A ação no Complexo Portuário do Itajaí só é possível devido à obra da nova Bacia de Evolução. Como os terminais estão de frente um para o outro, com distância de apenas 400 metros, antes da obra, não era possível atracar novo navio se um dos portos estivesse com os berços ocupados.

“Quando a primeira manobra de giro, inédita no Brasil, aconteceu a quatro anos atrás, na área da nova Bacia de Evolução (Baía Afonso Wippel), sabíamos que naquele dia tínhamos dado o primeiro passo. Muito se construiu para chegar até aqui e muito ainda há de se fazer até a conclusão da segunda etapa das obras. Estamos atentos junto ao Governo Federal e Estadual para que possamos receber recursos financeiros e, assim, finalizarmos este processo”, destacou o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

As operações são acompanhadas e monitoradas pela Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária), além dos demais órgãos envolvidos no processo. Além disso, os trabalhos de dragagem permanente garantem a segurança de navegação das embarcações no canal de acesso. Atualmente a Bacia de Evolução contempla 500 metros de diâmetro e 14 metros de profundidade, o que possibilita a atracação de navios de grande porte de acordo com as escalas de tamanho permitidas no momento.

“No Brasil, Itajaí é o único porto a fazer dragagem permanente desde o ano de 1999. Com isso, podemos dar segurança de navegação a todas as embarcações que atracam no complexo, e, principalmente, para as que realizam manobras na área da Bacia de Evolução. Da mesma forma, os trabalhos de dragagem têm a finalidade de reduzir os impactos de inundações, fazendo com que a grande vazão das águas das chuvas que descem do Alto Vale e Vale do Itajaí possam se dissipar. Com a manutenção de dragagem garantida até dezembro deste ano podemos manter as profundidades do rio entre 13 e 14 metros”, complementa Fábio da Veiga.

Sobre a nova Bacia de Evolução

A primeira fase do projeto de ampliação do acesso aquaviário para o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes foi realizada em 2019. O novo acesso permitiu a chegada de navios de até 350 metros. Como consequência da ação, houve um aumento de produtividade e maior flexibilidade logística para todo o complexo. A primeira etapa da obra contou ainda com aporte financeiro do Município de Itajaí para sua conclusão.

A segunda etapa das obras já está projetada e licenciada ambientalmente. Sua extensão para manobras abrange um raio de 530 metros de comprimento. O objetivo é que, de uma margem a outra, os navios possam realizar giros de 180º e 360º dentro da área da nova Bacia de Evolução.

Com a finalização da segunda fase da obra, o tamanho dos navios recebidos no Complexo Portuário poderá ser de até 366 metros de comprimento por 51 metros de largura. Isso permitirá ampliar a quantidade de contêineres por navio de 12 mil para 16 mil – um aumento de 33%.

Posts Relacionados

Cães-guias da Escola Helen Keller passeiam pelo Itajaí Shopping como parte do treinamento de socialização

Desafio Itajaí Shopping: influenciadores criam conteúdos sobre a cidade em série especial para mídias sociais

Águas de Penha promove encontro com lideranças comunitárias para discutir abastecimento

Navegantes abre inscrições para as oficinas gratuitas do Curso de Cerâmica

Recuperação do asfalto da avenida Osvaldo Reis começa na segunda-feira (05)

Homem é preso furtando whisky em supermercado no bairro Vila Operária, em Itajaí

Vila dos Smurfs traz universo lúdico dos desenhos animados em nova atração no Itajaí Shopping

Dois navios de cruzeiros atracarão simultaneamente em Itajaí nesta quarta-feira (24)

Programa Arte nos Bairros de Itajaí abre inscrições para credenciamento de oficineiros

Navegantes abre matrículas para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA)