Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Comunidade tem acesso gratuito à plantas medicinais em Balneário Camboriú

O Programa Plantas que Curam, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (Semam), distribui saquinhos de chá medicinal gratuitamente à comunidade. Hoje, com área de 4.500m² e cerca de 90 canteiros, o horto medicinal Dr. Roberto Miguel Klein, situado junto ao Parque Raimundo Malta, produz mais de 60 espécies de plantas.

Os objetivos do programa são proporcionar à população o acesso a medicamentos fitoterápicos gratuitos; ajudar na preservação do patrimônio genético de espécies medicinais; resgatar o conhecimento da cultura popular no uso terapêutico de plantas medicinais, bem como promover a educação popular em Fitoterapia.

Livres de agrotóxicos, o combate à pragas é feito através de meios orgânicos, como por exemplo a aplicação de uma mistura de cinza e água de pimenta. Após a colheita, as plantas são levadas ao laboratório, onde são realizados os trabalhos de lavagem e secagem. Feito isto, são selecionadas e separadas para uso da comunidade. Segundo a secretária do Meio Ambiente, Osnilda Amorim, Nena, “os moradores que vêm até o departamento, têm a certeza de que estão consumindo produtos 100% naturais e livres de agrotóxicos”.

Para retirar os saquinhos, os munícipes devem comparecer ao complexo fitoterápico do Parque Raimundo Malta, localizado no final da Rua Angelina, no Bairro dos Municípios. O atendimento acontece nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h as 17h. Mais informações sobre outras condições de retirada, entrar em contato com a Semam pelo telefone (47) 3363-7145, ou através do e-mail do Departamento: fitoterapia@balneariocamboriu.sc.gov.br.

Posts Relacionados

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)

Startup chapecoense conquista 2°lugar e prêmio de R$ 90.000,00 em evento estadual

Conheça as startups selecionadas para a 1ª edição do BRDE Labs SC Venture