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Confira 4 dicas para não cair em golpes financeiros

Especialistas em Segurança do Sistema Ailos explicam quais são os cuidados necessários ao lidar com seu dinheiro

 

É sempre importante ter muito cuidado para não cair em golpes. Ainda mais quando se trata do seu dinheiro. Alguns já são antigos, mas muitos outros surgem e são tão bem executados que, muitas vezes, quando a pessoa percebe que foi vítima de um, já é tarde demais.

Estar bem informado e ciente dos cuidados necessários para evitar esse tipo de situação é essencial. Por isso, a equipe especialista em Segurança do Sistema Ailos separou algumas orientações que podem ajudar a não ser vítima de um ato criminoso. Confira:

1) Não passe dados pessoais por telefone

Muitos golpes acontecem por telefone. O criminoso liga para a vítima, se passa por uma instituição financeira e solicita dados de acesso à conta ou dados pessoais. Os golpistas podem solicitar essas informações através de SMS ou WhatsApp, indicando sobre um possível bloqueio da conta ou atualização de token, ou ainda informando que algo precisa ser feito no computador através de um programa adicional etc. Geralmente os criminosos alegam ser algo urgente, que precisa ser feito exatamente naquele momento para não ter a conta bloqueada ou operação cancelada, por isso é preciso ficar calmo e não repassar seus dados pessoais através de telefonemas ou mensagens com desconhecidos.

Também desconfie de supostas ofertas de empréstimo e financiamento boas demais para serem verdade. Se receber um contato do tipo, a orientação é desligar imediatamente. Espere cinco minutos e depois entre em contato com sua instituição financeira pelos canais oficiais de outro aparelho falando sobre a tentativa de golpe. O tempo de espera é necessário para que o fraudador não intercepte a ligação.

2) Tome cuidado com seu cartão

Nunca entregue o cartão a um suposto funcionário da instituição. Os bancos ou cooperativas não pedem o cartão de volta, mesmo havendo possibilidade de fraude ou defeito. As instituições financeiras também não enviam um motoboy para buscar seu cartão. Caso entrem em contato, não aceite o serviço e não repasse nenhuma informação.

Além disso, quando usar seu cartão, tome cuidado para não deixar muito à mostra o número, data de validade e código de segurança. Quando for digitar a senha em um caixa eletrônico ou maquininha, tenha certeza de que ninguém está olhando. Uma boa ideia também, quando for comprar algo na internet, é utilizar um cartão virtual, que é exclusivo para compras on-line. Esse tipo de cartão traz mais segurança contra golpes virtuais, já que caso seja detectado uma fraude, é possível cancelar e criar outro em poucos minutos.

3) Fique atento nos postos de atendimento

É importante ficar atento ao ir a um posto de atendimento. As principais orientações são para não aceitar ajuda de terceiros no autoatendimento, não fornecer dados sigilosos ou pessoais e não entregar o cartão para qualquer pessoa.

Normalmente, os golpistas aparecem bem vestidos e oferecem ajuda em horários em que os postos de atendimento já estão fechados, por isso é importante ficar atento. Se precisar de ajuda, procure o posto de atendimento no horário em que está aberto ao público, quando terá um funcionário identificado para te auxiliar.

4) Saiba como evitar vazamentos de dados

Alguns passos simples podem ajudar a pessoa a não cair em golpes e não ter seus dados vazados, como, por exemplo, ativar o duplo fator de autenticação em seus aplicativos de mensagens e redes sociais. Eles confirmam que quem está acessando a conta é realmente você. Outra dica muito importante é não clicar em links suspeitos vindos de mensagens, e-mails ou redes sociais. Eles podem direcionar para sites parecidos com os originais, mas que são uma farsa, ou baixar aplicativos infectados com vírus. Mantenha seus aplicativos e sistema operacional sempre atualizados, eles existem para corrigir falhas de segurança e tenha uma proteção antivírus em todos os seus dispositivos. Não cadastre a mesma senha para vários aplicativos ou serviços, pois se ocorrer um vazamento de dados em um serviço, outros também estarão comprometidos.

Em caso de vazamento, altere suas senhas o mais rápido possível e, em caso de cartão clonado, entre em contato com a central de atendimento do cartão. Monitore também suas contas financeiras constantemente e caso não reconheça a transação, entre em contato com a instituição financeira.

Sobre o Ailos

Constituído em 2002, Ailos é um Sistema de Cooperativas de Crédito e conta com mais de 1 milhão de cooperados, uma cooperativa central, 13 cooperativas singulares, mais de 200 postos de atendimento e mais de R$ 12 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui cerca de 4 mil colaboradores, contribuindo e promovendo o crescimento sustentável e desenvolvimento social das comunidades onde atua.

As cooperativas singulares que compõem o Ailos são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.

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