Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC zEsporte

Conheça os benefícios da natação infantil para a saúde

A natação é conhecida como um esporte completo, que possui muitas vantagens ao desenvolvimento da criança. Também é uma ótima opção por ser um esporte sem grandes impactos, o que também é vantajoso para que a criança possa brincar mais livremente.

 Neste artigo, conheça os principais benefícios da natação infantil. Também veja dicas de contra indicações, precauções e muito mais!

Quais são os benefícios da natação infantil?

A natação infantil é uma prática benéfica, tanto para o condicionamento físico, quanto para o desenvolvimento cognitivo da criança. Muitos pais escolhem essa atividade porque, além de ser muito divertida para a criança, também possui a vantagem da segurança e sobrevivência da criança em casos de acidentes.

Veja a lista completa:

Melhora a capacidade cardiorrespiratória:

A natação infantil possui em sua prática vários exercícios de respiração, em que a criança aprende a controlá-la para nadar. Essa prática fortalece o diafragma, musculatura relacionada a capacidade respiratória.

O fortalecimento da capacidade cardiorrespiratória auxilia na oxigenação do corpo, além de fortalecer o sistema imunológico.

Tônus muscular e resistência física aumentados:

O fortalecimento da estrutura muscular e o aumento da resistência física beneficiam a saúde, pois ajudam a prevenir doenças relacionadas ao sedentarismo.

Aliada a uma alimentação de qualidade e saudável, pode evitar vários problemas de saúde na vida adulta, equilibra o metabolismo e diminui o risco de lesões musculares.

A coordenação motora permite que a criança consiga se movimentar de maneira coordenada e, ao longo do desenvolvimento infantil, permite que ela faça movimentos mais controlados e específicos, que exigem maior controle dos moimentos e da força.

Segundo estudo da Universidade Castelo Branco, a natação auxilia no desenvolvimento da coordenação motora e no equilíbrio de crianças de 3 a 6 anos.

A pesquisa comparou dois grupos de crianças com problemas de coordenação motora. Um dos grupos fez aulas de natação de 40 minutos de duração, duas vezes por semana, por 4 meses e o outro grupo fez apenas as atividades cotidianas de educação física na escola ou creche.

Após os 4 meses, foram realizados testes para avaliar a coordenação motora bilateral e o equilíbrio desses dois grupos de crianças. O grupo que fez aulas de natação apresentou um desenvolvimento significativo das suas habilidades corporais em relação ao outro grupo.

Além de auxiliar no desenvolvimento das atividades psicomotoras, como a lateralidade, percepção tátil, auditiva e visual, a natação também contribui para que a criança possua uma boa noção de espaço, de tempo, de ritmo.

Autoconfiança e sociabilidade:

Realizar os exercícios nas aulas e depois poder praticar e compartilhar o que aprendeu junto à família são um exercício de autoconfiança e auto realização que a criança pode viver. São benéficos para a construção da auto estima e da personalidade da criança

A maior liberdade para testar novos movimentos que as atividades dentro da piscina proporcionam evitam impactos e outros problemas que podem acontecer com atividades físicas fora da água.

Fazer novas amizades e interagir com a turma de crianças que também pratica natação pode ser uma saída para crianças com dificuldade de fazer amigos em outros ambientes.

Segurança e sobrevivência:

Saber nadar é uma habilidade que pode ajudar a criança em momentos de necessidade. Também é o espaço para testar limites e saber mais sobre medidas de segurança, pois os instrutores e professores podem contribuir para isso.

Mais brincadeira e menos técnica:

Na infância a criança aprende muito mais brincando e interagindo ludicamente do que apenas fazendo exercícios repetitivos.

A natação pode ser um momento de aprender brincando. Na hora de escolher a escola onde matricular seu filho, procure saber como são as aulas.

A ideia é proporcionar um momento de diversão em que habilidades e potencialidades da criança são desenvolvidas.

Apenas praticar uma série de movimentos, sem interação e brincadeiras pode fazer com que as aulas se tornem maçantes e pareçam mais com uma obrigação do que um momento de lazer e aprendizagem.

Importância da escolha da criança:

Também é essencial, antes de decidir se é essa atividade que seu filho fará, conversar e oferecer a alternativa para ele. Mais uma vez: é para ser divertido e educativo.

Se for apenas uma obrigação imposta pelos adultos sem participação ou escolha da criança, a tendência é que se torne algo frustrante e monótono.

Crianças que são obrigadas a praticar atividades físicas apenas por conta da vontade dos pais, acabam desistindo. Também há o risco de se associar a ideia da atividade física com algo enfadonho e desagradável.

Isso pode transformar algo que poderia ser um hábito saudável numa verdadeira aversão a exercícios físicos.

Contra indicações:

Existem poucas situações em que a natação infantil não é recomendável. Afinal, é um exercício físico possível de ser praticado até por pessoas com problemas na coluna. No entanto, algumas situações não são indicadas para a prática da natação:

  • problemas pulmonares como asma e bronquite;
  • faringite, otite e sinusite na fase de recuperação;
  • problemas de pele, por conta do cloro que vai na água piscina.

Precauções:

No caso de utilizar piscinas coletivamente, há sempre o risco de micose, por isso, é importante que a criança sempre se seque bem após os exercícios, principalmente áreas que podem acumular umidade, como os vãos dos dedos, debaixo dos braços, por exemplo.

Também é importante se agasalhar bem antes e depois dos execícios. Nas estações mais frias o cuidado deve ser redobrado.

O uso de toucas também é recomendável, para não prejudicar os cabelos, por conta do cloro presente na água.

A prática de natação infantil é uma maneira de promover um hábito saudável, além de divertir a criança. Sempre associe a prática de exercícios físicos a uma alimentação saudável.

Esta notícia é um oferecimento da Academia Vida Ativa Natação.

 

 

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina