Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Conheça os benefícios do pilates para mães no pós-parto

Voltar à rotina de atividades físicas após o parto é uma tarefa e tanto. Além do cansaço pelas noites mal dormidas, não ter com quem deixar o bebê é um dos problemas que impedem a mãe de voltar aos treinamentos. Após o nascimento do bebê a mãe começa uma nova rotina que pode impactar seu corpo e sua mente, cuidar da saúde é uma etapa fundamental nesta nova fase.

Voltar à rotina das atividades físicas após o parto é essencial e proporciona melhora do estado emocional da mãe , devido à liberação hormonal, entre outros benefícios”, explica a fisioterapeuta Joseane Régis, da Live Sports Center.

A profissional aponta que, com a prática, a volta da forma física é mais eficiente e ainda resulta em resistência, condicionamento e fortalecimento dos músculos necessários para as atividades do dia a dia, evitando as dores e as tensões musculares.

Além de recuperar a forma física, o Pilates também atua na melhora da postura, recondiciona músculos e contribui para o bem estar e relaxamento, favorecendo a melhora do sono. O fisioterapeuta deve avaliar se existe diástase abdominal (separação do músculo reto abdominal) pois, alguns exercícios devem ser evitados.

O retorno aos treinamentos deve ser liberado pelo obstetra que acompanhou a mãe durante a gestação.  É recomendável que ela volte quando estiver disposta.  Sobre o tempo em que a mamãe pode retornar à atividade física, a profissional salienta que a não existe um tempo para todas as mamães e cada caso requer uma avaliação específica.

E depende também do tipo de parto que foi feito: em parto normal o retorno pode acontecer a partir dos 30 dias e, em cesarianas, o repouso deve ser de pelo menos 45 dias. Independente de tudo, é preciso ter cautela, voltar aos poucos e respeitar o tempo do seu corpo.

O Pilates é um método seguro que auxilia na recuperação pós-parto, colabora para o retorno a outras atividades físicas e ajuda na readaptação do corpo após as grandes mudanças corporais no período gestacional.

As vantagens

Melhora a postura- Os exercícios ajudam a melhorar a postura que foi modificada pela gestação.

Recondiciona músculos- Principalmente a musculatura do assoalho pélvico e abdominal.

Recupera a forma física- Além de fazer o corpo voltar mais rápido, os exercícios recuperam a força muscular.

Alivia dores- Melhora dores abdominais, na coluna e região perineal, que são comuns após uma gestação.

Posts Relacionados

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia