Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Conheça os finalistas do Prêmio AF de Arte Contemporânea 2019

Os três artistas selecionados irão expor seus trabalhos na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, em outubro. O vencedor fará uma residência artística na Cité Internationale des Arts, em Paris

Uma das mais importantes premiações do circuito de artes de Santa Catarina, o Prêmio AF de Arte Contemporânea já tem os três finalistas da edição 2019: Anna Moraes, Cyntia Werner e Romeu Silveira. Eles irão mostrar seus trabalhos em exposição coletiva na Fundação Cultural Badesc, na Capital, em outubro. O grande vencedor será anunciado na abertura da mostra, no dia 10/10, e como prêmio fará uma residência artística de três meses na Cité Internationale des Arts, em Paris.

Os artistas foram selecionados pelo júri formado por Rosângela Cherem, doutora em história e literatura, professora, curadora e pesquisadora em artes; Ylmar Corrêa Neto, curador e colecionador de artes; e Diego Groisman, historiador da arte, mestrando em artes visuais e gestor de espaço de artes no Rio Grande do Sul. Coincidentemente, os selecionados trabalham com diferentes mídias: desenho, fotografia e múltiplos suportes. Em comum, uma trajetória consistente e produção atenta às discussões da atualidade.

— Escolhemos artistas que tinham coerência de poética e com obra pertinente de fartura nas linguagens contemporâneas. Nós nos baseamos em artistas que têm potencial para entrar numa interlocução e disputar a bolsa de residência na França, considerando que essa experiência será um acréscimo no currículo — destaca a pesquisadora Rosângela Cherem.

Para a diretora da Aliança Francesa de Florianópolis, Solène Leblanc-Maridor, a seleção enaltece três artistas que já têm um percurso de reflexão sobre a própria produção artística.

— Estou convencida de que o primeiro colocado saberá aproveitar a residência de três meses na Cité internationale de Arts, em Paris, para dedicar-se a um projeto de criação que pode marcar sua produção — diz.

Prêmio evidencia linguagem contemporânea

Nesta edição do prêmio promovido pela Aliança Francesa, buscou-se valorizar a caminhada de artistas de Santa Catarina. Por isso a avaliação se deu a partir do portfólio apresentado, sempre com o cuidado de apresentar à cena artistas novos e que podem ainda ocupar seus espaços.

— Não tinha conhecimento do circuito de artes de SC e fiquei positivamente impactado. A escolha foi baseada em artistas que trabalhassem com linguagem contemporânea e com temas atuais. Não necessariamente engajados, mas atentos às discussões de hoje no mundo — pontua o curador gaúcho e jurado Diego Groisman.

Para o colecionador e curador de Florianópolis Ylmar Corrêa, também jurado nesta edição, essa conexão aos problemas contemporâneos aparece na obra dos artistas a partir de propostas interessantes de se refletir hoje em dia, seja porque discutem a vida que vivemos ou porque evocam a evolução da arte propriamente dita:

— Os jogos e brincadeiras de Cyntia Werner, os desenhos e formas de Anna Karoline de Moraes Silva, passando pela fotografia e palavra do Romeu Josué da Silveira Junior — detalha Corrêa.

Conheça os finalistas:

Anna Karoline de Moraes Silva
Anna de Moares (1988) é artista visual, mestre em Teoria e História da Arte (Udesc), pós-graduada em Gestão Cultural. Nasceu em Foz do Iguaçu e mora em Florianópolis há 15 anos. Pesquisa diferentes entendimentos acerca do desenho contemporâneo e possibilidades de reflexão teórica partindo da imagem. Seu processo artístico apreende questões do fazer por meio de desenhos em diferentes suportes, compreendendo noções da linha, da repetição e da multiplicidade de imagens que derivam em diferentes formas. Desde 2010 participou de diversas exposições coletivas e individuais em Santa Catarina. Em 2016, lançou a publicação Pequeno Manual de Desenhos Cotidianos, e, em 2018, a publicaçãoDesenhando a História da Arte Brasileira. Seus trabalhos partem do desenho e da investigação da linha na composição de corpos e volumes.

Cyntia Werner
Cyntia Werner (1979) é artista visual e sua produção compreende diversas modalidades: desenhos, gravuras, instalações, esculturas e objetos, entre outros. É doutoranda em Artes Visuais (Udesc) e tem  graduação em Artes Visuais  e Comunicação Social (PUC-PR). Participou de significativas exposições coletivas e individuais pelo país, com destaque para galerias como Blau Projects e Casa Triângulo, e salões de arte como 63º Salão de Abril e Salão Elke Hering. O tema do jogo constitui a pesquisa de sua prática artística. Jogo não como forma de passatempo ou distração, mas o jogo organizado, aquele que determina regras e cria um ambiente próprio pra sua execução. O “faz de conta” que gera um distanciamento do que entendemos por cotidiano e rotineiro.

Romeu Josué da Silveira Junior
Romeu Silveira (1988) vive e trabalha em Itajaí. É artista visual, fotógrafo, designer gráfico, diretor de arte, escritor e apropriador com graduação em Comunicação Social (Univali). Já teve seus trabalhos expostos em coletivas. Define sua obra como uma intersecção entre fotografia e apropriação, literatura, artes visuais e publicações de artista, além de desdobramentos impressos como colagem, arte postal e arte xerox. Tem focado suas pesquisas em escrita criativa/não criativa, literatura e poesia visual e nas possibilidades de desenvolver essas práticas em paralelo ou em conjunto às experimentações gráficas e fotográficas. A descontextualização e a criação de novas narrativas são uma constante na sua produção.

O Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2019 é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio da ENGIE. Apoio do Consulado da França em São Paulo, do Institut Français, do Institut Français do Brasil e da Fundação Cultural Badesc. A coordenação é Marte Inovação Cultural. Realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

Posts Relacionados

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana

Homem de 73 anos é a segunda vítima fatal de dengue em Balneário Camboriú

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)