Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Conheça os oito desapegos para uma vida plena e feliz

Conheça os oito desapegos para uma vida plena e feliz

Se você é uma daquelas pessoas que, na correria da vida, percebe que algumas coisas não estão tão legais como deveria não se preocupe: você não está sozinho. Felizmente existem caminhos para nos ajudar a compreender melhor o que podemos fazer para reverter esses problemas e de maneira global. A sugestão é a Roda da Vida, ferramenta mundialmente difundida no coaching, que nos ajuda a analisar diferentes áreas. Cada uma delas foi abordada na primeira edição do Congresso Brasileiro de Autoconhecimento que gerou uma lista importante de desapegos necessários a nossa vida. Os temas são tão importantes que gerarão um desdobramento entre os dias 3 e 4 de agosto, durante a segunda edição do evento, que deverá reunir mais de mil pessoas do país em Balneário Camboriú (SC). A idealizadora, Samira Rocha, pontua os oito desapegos para encontrar a felicidade plena que foram abordados pelos palestrantes durante a primeira edição do congresso no ano passado que contou com nomes importantes como Marcos Piangers, Lucia Galvão, Dani Loper, dentre outros.

 

Desapego de acúmulos. Vale inclusive o de comida, mas principalmente de emoções guardadas, não processadas. O grande problema atual é que estamos “desacoplados”, com o corpo em um lugar e a mente em outro. E isso se deve principalmente por ficar guardando aquilo que não serve mais. Mas como acoplar? É preciso prestar atenção aos sinais do seu corpo. Sentiu raiva? Sinta de verdade, não guarde porque o reflexo virá depois. E se observe sempre no presente. Perceba se está “desacoplado” e “acople” novamente.

 

Desapego da culpa. Esqueça a pressão social que rege os gêneros, que cria estereótipos que a sociedade acaba seguindo à risca, mesmo que de forma inconsciente. E se não segue, se sente culpado. Desapegue da culpa, desafie o status quo e pratique o exercício da não comparação. Nunca se compare com o outro, apenas com você mesmo. Esse é o caminho.

 

Desapego de que o dinheiro é sujo. Todos somos dignos de prosperidade. É preciso, no entanto, ser receptor e emanador da energia da abundância. Não é só pensar em dinheiro, mas também em como atrair a fartura. Diversas leis que regem o universo influenciam também na prosperidade, como a lei da atração e da gestão. É muito comum as pessoas ligarem dinheiro à ideia de sujeira. Dinheiro é luz, é energia que tem movimento próprio. Se acha dinheiro algo sujo, jamais vai atraí-lo. Afinal, quem quer algo negativo para a sua vida? Desapegue dessa ideia e mande embora junto o medo, a culpa e a raiva.

 

Desapego da zona de conforto. Felicidade não é mais uma opção e sim uma obrigação. Busque um jeito melhor de fazer o seu trabalho, que te dê recompensas além do valor material. O que é cômodo nunca vai fazer você andar para frente, mas manter-se no mesmo lugar. Se você não estiver disposto a arriscar (e talvez perder o seu conforto) você nunca saberá. E isso serve para

qualquer coisa: emprego, negócio próprio, relacionamento, saúde (que de repente não está tão boa, mas dá para o gasto) e assim por diante.

 

Desapego da visão superficial. É preciso não enxergar apenas com os olhos, mas com os outros sentidos também. Ao fazer isso, perceberá que não é um corpo, nem um nome. Afinal, quem é você? Você só saberá se enxergar o todo. Você é a luz que habita tudo isso, mas para enxergar não é preciso olhos e sim consciência por trás dos seus sentidos.

 

Desapego do desnecessário para viver o presente. O que é necessário para você? ‘Necessidade’ tornou-se uma palavra banal, porém, pare um minutinho para pensar na raiz do seu significado e naquilo que você realmente necessita na sua vida. Tempo livre pode vir com julgamentos da sociedade, mas lembre-se que esse é o seu estilo de vida, e ele pertence somente a você. Outro passo é ter controle de tudo que chega sem que se peça. Faça uma análise desse conteúdo e passe a honrar o poder de decisão, que é só seu, de absorver ou não este conteúdo. Desapegue de tudo aquilo que está disponível, mas que não é necessário. Só assim você viverá uma coisa plenamente e não várias coisas pela metade.

 

Desapego de quem você acha que é. Felicidade, na nossa visão social, trata de sucesso, de dinheiro, de um emprego incrível, um carro novo, o casamento dos sonhos. Mas, e se você já tem tudo isso e ainda não é feliz? É porque a felicidade não é constante, ela é construída de pequenos momentos, como um morango bem docinho que de vez em quando você experimenta sem esperar que fosse tão bom. É um abraço do seu filho. É um elogio no seu trabalho. É sentir-se bem consigo mesmo. Se nada dá certo na sua vida é porque você está tomando decisões baseado em quem você acha que é. Encontre o seu “eu” antes de mais nada. A resposta e a cura estão dentro de você.

 

Desapego do propósito de “ter”. O seu propósito principal deve ser o ‘ser’. Desapegue daquele tipo de propósito que pode ser tirado, que você não vá levar para sempre com você. Seu propósito deve ser consistente, poderoso. Para tanto, defina em uma palavra o que você quer acrescentar ao mundo. Seu propósito pode morar aí.

 

Serviço

O quê: 2º Congresso Brasileiro de Autoconhecimento – Vida!

Quando: dias 3 e 4 de agosto

Onde: Clube Ariribá, Balneário Camboriú

Informações e ingressos: www.vemprovida.com.br/congresso/

Posts Relacionados

COVID-19: “Os indígenas fazem parte do povo que o Estado deixa morrer”, diz especialista

diariodacidade

Carlos Dafé promove live solidária para ajudar artistas e moradores de rua

diariodacidade

Projeto Magic Drive-in estreia nesta sexta-feira, dia 10, com Independence Queen

diariodacidade

Motivação e autoestima em alta para o Enem

diariodacidade

John Mueller apresenta Canções e Influências em live show no dia 19 de julho

diariodacidade

De olho na retomada, Co.W. Coworking atualiza protocolos e modelo de negócio

diariodacidade

Livro de ficção narra romance durante os Jogos Olímpicos de 2020 sem a presença da COVID-19

diariodacidade

Busca por sorriso perfeito aumenta procura por odontologia estética em Camboriú

diariodacidade

Mostra Gastronômica Balneário Camboriú Convida à Mesa terá 24 restaurantes e opção delivery

diariodacidade

Vinhos que combinam com os sabores juninos

diariodacidade

Professor cria ação solidária para ajudar alunos da rede pública no Enem

diariodacidade

Nos 40 anos sem Vinicius de Moraes, obra do “Poetinha” é revisitada em três lives

diariodacidade

Prêmio Catarinense de Cinema 2020: inscrições abrem na segunda-feira

diariodacidade

Como frequentar a praia com segurança após a flexibilização da quarentena

diariodacidade

A era da selfie: preocupação com sorriso aumenta para sair “bem” na foto

diariodacidade

“Uber da lavagem” inicia operação em Balneário Camboriú

diariodacidade

Da vaquinha virtual à NASA Conheça a jovem que precisou de doações para estudar no exterior

diariodacidade

Decanter promove curso com degustação online de vinhos

diariodacidade

Dia de Combate à Homofobia: Especialista destaca conduta, crime e pena

diariodacidade

Karsten lança toalha com tecnologia pioneira Antimicrobiana

diariodacidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: