Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Conheça a síndrome de Asperger, o autismo leve de Benê da Malhação

Conheça a síndrome de Asperger, o autismo leve de Benê da Malhação

O Transtorno de Asperger, considerado um tipo de autismo leve, tem sido retratado pela personagem Benê (Daphne Bozaski) na novela Malhação, da Rede Globo. A trama apresenta a personagem tendo dificuldade social em se relacionar, por conta do excesso de sinceridade, falando tudo que pensa, além de um interesse exagerado em corrida e piano.

 

Segundo o neuropediatra Dr Clay Brites, um dos fundadores do Instituto NeuroSaber, essas características são típicas de quem tem o Transtorno de Asperger, que é uma condição mais leve dentro do espectro autista.

 

O especialista explica que há diferentes níveis de intensidade do autismo, como, por exemplo, leve, moderada e severa. São definidas pelo grau de comprometimento do desenvolvimento neuropsicomotor, das questões adaptativas, nível de dependência e necessidade de intervenções para obter mínima funcionalidade.

 

O Asperger é considerado um autismo leve, pois a pessoa apresenta somente restrições visíveis na forma de falar, de expressar emoções, de entender linguagem subliminar (duplo sentido) e processos de comunicação que dependem de mecanismos não-verbais, como gestos, expressões faciais e mudanças de tom da voz.

 

– Nela, o comprometimento poupa, de certa forma, a inteligência e a linguagem. Por exemplo, eles têm uma maior funcionalidade e mais autonomia para se adaptar aos desafios sociais e acadêmicos quando comparados com outros tipos. Além disso, têm tendência a intelectualização e racionalização de tudo, além de exagerado interesse por determinados assuntos – comenta.

 

Brites fala ainda que o Transtorno de Asperger tem origem genética. Isso significa que alguém da família pode ter tido o mesmo distúrbio e/ou  pessoas que podem apresentar traços de personalidade antissocial.  “Não existe uma causa apenas que seja a responsável pelo surgimento desta condição.”

 

Diagnóstico e tratamento

 

O neuropediatra diz que a melhor maneira de lidar com o diagnóstico é procurar ajuda assim que a suspeita do Transtorno de Asperger for levantada. “Apesar de sua descrição não existir mais no Manual de Transtornos Mentais, o DSM-5, desde 2014, ela está muito bem definida e descrita clinicamente desde da década de 70 e é citada e descrita no Código Internacional de Doenças, o CID-10”.

 

– Mas é importante ressaltar com os pais que somente com o acompanhamento de profissionais para auxiliar quem o apresenta e a sua família, a qualidade de vida do (a) filho(a) tende a ficar melhor pois todos passam a entender o que acontece e como lidar – destaca.

 

Por ser um transtorno autístico mais ameno, Brites comenta que as formas de tratamento também costumam ser proporcionais. Ele ressalta que os pais jamais devem negligenciar a situação de seus filhos adotando a automedicação e o uso de procedimentos alternativos como forma de promover a intervenção. “O acompanhamento profissional deve ser priorizado. Somente desta maneira haverá a solução desejada pois existem formas bem descritas na literatura de manejo comportamental, psicoeducativo e medicamentoso.”

 

Quando a condição é diagnosticada na infância, o conselho é que os pais levem a criança ao atendimento psicológico e neuropsiquiátrico. Fazer isso é muito importante, pois os profissionais podem ajudar a criança a lidar com seus sentimentos, impulsionar a relação interpessoal e reduzir futuros sofrimentos.

 

Clay também indica aos pais se consultarem com um psiquiatra ou neurologista infantil com experiência na área. Dependendo das características apresentadas pela criança, o profissional vai receitar medicamentos que podem diminuir alguns sintomas negativos e disruptivos presentes em quem os apresenta, como problemas no sono, irritabilidade, a agitação e a hiperatividade, depressão, psicoses e fobia social.

 

– Em todos os casos, porém, a psicoterapia é indicada independente dos sintomas apresentados. O terapeuta saberá como lidar com o transtorno com a adoção de estratégias que vão melhorar suas habilidades sociais e a empatia.  Além disso, ele indicará outras demandas que serão responsáveis por atenuar os prejuízos sociais, escolares e aquelas relacionadas `a inserção no mercado de trabalho os quais costumam ser prejudicados pelas características manifestadas por quem tem o Transtorno- conclui.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)