Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Construção civil lidera em expansão de empregos

Dos cinco principais setores produtivos da economia, a construção civil em Camboriú foi a que mais cresceu em estoque de empregos no ano passado. O salto em novas contratações foi de 20% em relação a 2022, passando de um estoque de 2.279 empregos para 2.738. Enquanto isso, a indústria cresceu 9,7%; seguida pelo setor de serviços (6,7%); comércio (4,47%); e agropecuária, que retraiu 10,4%. Os números são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e refletem a pujança da construção civil em Camboriú.

Nos últimos três anos, o setor vem apresentando números recordes em expansão. Em 2020, a construção mantinha estoque de 1.571 pessoas empregadas na cidade. No comparativo com o estoque atual, o crescimento supera os 70 pontos percentuais. O estoque se refere ao número de pessoas formalmente empregadas – vínculo CLT ativos – no momento da medição.

Em saldo de vagas, ou seja, diferença entre contratados e demitidos ao longo do período, Camboriú segue em curva ascendente. O setor da construção civil fechou 2020 com saldo de 120 vagas na cidade, contra saldo de 459 vagas registradas em 2023 – crescimento de 255% em saldo de vagas de um ano para o outro.

Com empreendimentos cada vez mais modernos e arrojados, Camboriú vem se destacando no cenário nacional. A proximidade com Balneário Camboriú, aliada às belezas naturais e ao estilo de vida diferenciado que a cidade oferece, têm colaborado com a expansão do setor. O presidente do Sinduscon de Balneário Camboriú e Camboriú, empresário Carlos Haacke, comenta que a ascensão de Camboriú é um processo que já vem sendo constatado há alguns anos, e agora alcança ampla visibilidade, tanto pelo aumento exponencial em geração de oportunidades de trabalho quanto pela oferta de imóveis diferenciados.

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Líder nacional em preço do metro quadrado residencial para venda, Balneário Camboriú apresenta estoque de 6.706 empregos, contra 6.357 registrados em 2022. No comparativo com 2020, ou seja, nos últimos três anos, o setor deu um salto em contratações na cidade. Passou de um estoque de 4.890 empregados formalmente para 6.706, aumento de 37%.

No ranking do preço médio de venda do metro quadrado residencial no País, Balneário Camboriú está 44,7% acima da média ponderada – calculada com base nos dados das 50 cidades monitoradas pelo Índice FipeZAP de Venda Residencial. Conforme o último relatório publicado no início deste mês, o preço médio do metro quadrado em Balneário Camboriú apresentou preço de R$ 12.624,00, contra R$ 8.720,00 da média ponderada nacional.

“Estes números devem ser avaliados considerando o conjunto do que o nosso litoral oferece. Atribuímos o crescimento da consturção civil ao padrão diferenciado da nossa indústria da construção, aliado a importantes fatores que decidem a compra de um imóvel, tais como a segurança em nossas cidades, as opções de lazer, a qualidade da saúde e da educação, as belezas naturais e a localização geográfica privilegiada, pois estamos em um importante eixo de negócios, servidos por porto, aeroportos internacionais e malha rodoviária duplicada. Estas questões formam um conjunto de atrativos que colabora com o aumento constante da procura por nossos empreendimentos e, por consequência, com a valorização imobiliária”, pontua Haacke.

Posts Relacionados

Campeonato de Futebol de Areia de Balneário Camboriú tem abertura adiada para o sábado

Prefeitura de Balneário Camboriú oferece mais de 1,5 mil vagas no Projeto Oficinas

A CiaI Arthousebc de Teatro abre inscrição para equipe técnica e artística

Duas camionetes Toyota Hilux furtadas em Balneário Camboriú neste final de semana

Polícia Militar intensifica fiscalização no trânsito de Balneário Camboriú e Camboriú

Morador de Ibirama vence a segunda etapa do Campeonato de Embaixadinhas em Balneário Camboriú

Abertas inscrições para Programa Jovem Aprendiz da Univali em Balneário Camboriú

Carnaval 2024: Bloquinho da Pessoa Idosa acontece nesta sexta-feira em Balneário Camboriú

Afluentes Digital, promovido pela Águas de Camboriú, apresenta conquistas da empresa para comunidade

Advogado de Camboriú ganha ação de danos morais contra Instagram após ter conta roubada