Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC z.Destaques

Construtora presta esclarecimento sobre abandono de obra em escola de Itapema

Dois representantes da Construtora Roselaine, empreiteira licitada pela Prefeitura de Itapema em 2012, para a construção da nova Escola Municipal Luiz Francisco Vieira, no Bairro Ilhota, atenderam à convocação do vereador Vanio Cesar Vieira (PT) para dar explicações sobre a paralisação do projeto.  Segundo Vanio, o requerimento, para que a empresa prestasse esclarecimentos sobre o abandono dessa obra pública, deu-se diante da omissão do atual prefeito, Rodrigo Bolinha, que não respondeu aos inúmeros requerimentos enviados pela Câmara à Prefeitura, tratando desse assunto. A presença dos representantes da Roselaine foi registrada na terça-feira (dia 23), durante sessão ordinária da Câmara de Itapema. O vereador lembrou que há três anos vem cobrando providências em relação à obra paralisada.
O coordenador de obras da Construtora, Rodrigo Monteiro, afirmou, na tribuna da Câmara, que o impasse com a construção da nova escola do Ilhota se arrasta desde o início do Governo Bolinha. “Iniciamos aquela obra em julho de 2012, e ela se encontra inacabada até o momento por descaso da Prefeitura, neste caso, na gestão do prefeito Bolinha”, afirmou.

Monteiro explicou que, após a nova gestão ter assumido a Prefeitura, a construção ficou oito meses sem fiscalização. “Ficamos travados, sem respostas diante dos entraves de obra. Com isso, o atraso no fechamento das paredes, pastilhas de acabamento, assim como luminárias e demais acabamentos, foram inevitáveis, atrasando muito o cronograma de nossa obra, atraso esse por conta de uma gestão de fiscalização ausente e, aparentemente, sem interesse nesse projeto”, afirmou o coordenador da empresa Roselaine.

Ainda segundo Monteiro, a empreiteira buscou soluções inúmeras vezes, junto à Procuradoria da Prefeitura, Controladoria, Secretaria de Planejamento, e até mesmo diretamente com o prefeito Bolinha. “Nada foi solucionado, formando um enorme descaso”, complementou.

A empresa usou o seu tempo diante do plenário de Itapema, e se defendeu das acusações de que a obra da nova escola é inadequada e oferece riscos aos estudantes. “A Construtora foi, muitas vezes, difamada nesta Casa, sem os autores conhecerem a veracidade dos fatos. Gostaria de informar que, conforme perícia executada neste ano, constatou-se que a nossa construção é sólida e segura, e se destina ao fim que foi construída”, disse. Segundo ele, essas informações estão contidas no processo judicial instaurado entre a Roselaine, o Ministério Público e a Prefeitura de Itapema.
A sócia proprietária da empresa, Roselaine, também usou a palavra para defender a idoneidade da sua construtora. Ela acusou a Prefeitura de Itapema de dar calote na empreiteira. “Eu espero que a Prefeitura me ressarça, porque eu ainda não recebi boa parte daquela obra. Em frente à escola, têm várias faixas informando a comunidade da situação: ‘obra aguardando decisão judicial; Prefeitura não pagou a obra’. Agora, por que o pessoal do prefeito invadiu a escola para tirar as faixas que foram colocadas lá? Isso é uma infração. Eles tiraram as faixas para que a comunidade não soubesse que eles não pagaram por aquela escola. E minha empresa tem que receber para pagar seus credores”, desabafou.

Ela afirmou, ainda, que a Prefeitura de Itapema “nunca pagou à construtora uma nota fiscal completa”, como manda a lei. “Sempre recebemos picado, recebemos notas retroativas, o que me deixou numa situação financeira caótica. Quem tinha que estar aqui, hoje, dando explicações, era o prefeito. Cadê o Bolinha?”, cobrou a empresária.

Ela argumentou que nunca teve divergência com o governo anterior. “O prefeito da época visitava o campo de obra no mínimo duas vezes por semana. Era centrado e havia diálogo. Mas quero registrar o descaso do prefeito Bolinha. Notifiquei, em várias tentativas, a Prefeitura, pedindo justamente regularização de várias questões, durante a execução do projeto, mas sempre fomos ignorados. Peço que a comunidade vá lá visitar e ver a construção. É uma escola muito bonita e falta pouquíssima coisa para ela ser concluída. E aquela obra está apta a começar a funcionar”, garantiu.

Roselaine reafirmou que a escola não oferece riscos e que aguarda a decisão da justiça sobre o caso. Enquanto isso, os alunos da Escola Luiz Francisco Alves continuam na antiga estrutura, e a Prefeitura segue pagando aluguel para a utilização daquele espaço, com recursos públicos.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)