Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Contabilistas aprimoram conhecimentos sobre estoques e custos

Contabilistas aprimoram conhecimentos sobre estoques e custos

O estoque é uma parte do capital da empresa, mas nem sempre recebe a atenção que merece. Para abordar do assunto, o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), por meio do Projeto Educação Continuada (PEC), promoveu, nessa semana, em Chapecó, o curso “Estoques e Custos – Escrituração Contábil e Controles Fiscais”.

O treinamento apresentou a norma brasileira de contabilidade para mensurar o valor do estoque, como reconhecer o estoque no custo e como agir quando acontecem perdas, quebras ou mudanças de valores, entre outros. De acordo com o instrutor, Caio de Passos Melo, o controle eficiente é uma ferramenta de gestão da empresa, contribuindo para o aumento do lucro. “Mesmo tendo a mesma quantidade de receitas, de vendas e prestações de serviços, a empresa que controla custos e que gerencia essa informação tem aumento de lucro”, realçou.

A intenção do curso foi tentar preencher duas lacunas: uma do lado da formação acadêmica e outra pela falta de alfabetização empresarial dentro do cenário brasileiro. De acordo com Melo, na universidade os contadores recebem uma visão geral de controle de estoque e custo, sendo necessário preparo profissional continuado.

Por outro lado, existe uma cultura empresarial no País de não se preocupar com esse segmento. “Desde que passamos a ter regimes tributários como lucro presumido e simples nacional que precisa tributar só sobre a receita, as empresas acabaram não se preocupando com isso e acaba gerando um descontrole. Temos cada vez menos empresários e cada vez mais aventureiros na área empresarial, pessoas que tem mais ou menos uma ideia de quanto compram e de quanto vendem. Assim, não sabem efetivamente se têm lucro ou prejuízo”, avaliou Melo.

A encarregada do setor contábil da Domn Soluções Contábeis, Bia Ketty Boni Lampa, participou da capacitação para aprimorar conhecimentos. “Com o fim do ano chegando fizemos os fechamentos e precisamos estar atualizados para orientar os clientes. A capacitação foi interessante, mas tinha muito conteúdo para pouco tempo”, comentou. “Participar dos cursos é importante para a educação continuada. Foi muito bom e as informações repassadas contribuirão no dia a dia”, acrescentou o contador da GC Contadores, Aldemar Barp

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê