Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Cooperativa do Mato Grosso conhece atuação do Encadeamento Produtivo no oeste de SC

O maior programa de estímulo ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas ligadas ao agronegócio do sul do Brasil: “Encadeamento Produtivo: Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite”, desenvolvido com a parceria de entidades e cooperativas, atinge 19 anos de resultados satisfatórios e torna-se referência para outras regiões do País. Diante dessa excelente repercussão, representantes da Cooperativa Mista Agropecuária de Juscimeira (Comajul) no Mato Grosso (MT), acompanhados por integrantes do Sebrae/MT, visitaram, na última semana, cooperativas do oeste catarinense que participam do projeto.

O grupo foi recebido pelo coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani e a consultora credenciada Beatriz Silveira e conheceu a estrutura e o funcionamento da Cooper A1 e da Cooperativa Auriverde, além de propriedades rurais que integram o Encadeamento Produtivo. Também foram recepcionados pelo vice-presidente da Aurora Alimentos, Neivor Canton e a pela coordenadora de comunicação social e presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese, Isabel Cristina Machado, que apresentaram a organização da Cooperativa Central. Além disso, conheceram as atrações do 19º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho.

Canton destacou que a Aurora possui atualmente cerca de oito mil produtores de leite integrados que entregam uma média de 300 mil litros por dia. “A bacia leiteira cresce uma média de 10% ao ano e acaba sendo a opção de renda de muitas famílias de produtores que deixam de produzir suínos e aves para investir na bovinocultura de leite. É um mercado em expansão”, complementou.

Para o vice-presidente, o sucesso do Encadeamento Produtivo é visto na melhoria significativa na produtividade e qualidade dos produtos. “Os avanços nas propriedades rurais, tanto na manutenção visual quanto na parte organizacional e econômica são visíveis. Aliado a isso, o resgate da autoestima e a volta de muitos filhos às propriedades, atualmente econômica e socialmente sustentáveis, também estão entre os resultados significativos do projeto”, afirmou.

Parmeggiani complementou dizendo que o sucesso da iniciativa é resultado do compromisso das cooperativas e dos produtores nas atividades desenvolvidas. Os empresários rurais melhoraram o relacionamento com as cooperativas e perceberam a oportunidade de rever o próprio negócio. “O êxito do projeto na região tem relação direta com os programas De Olho na Qualidade, QT Rural e Times de Excelência, e o compromisso das cooperativas. A sucessão nas propriedades melhorou expressivamente graças aos programas que fazem com que o produtor saia do estágio de executor para o estágio de gestor”, enfatizou.

RESULTADO NA PRÁTICA

Situada no município de Distrito de Juscimeira, município de Jaciara, no Mato Grosso, a Comajul atua com foco na bacia leiteira e capta diariamente em torno de 100 mil litros do produto. No fim de 2016 a cooperativa passou a integrar o Encadeamento Produtivo viabilizado por meio do Sebrae/MT. As visitas no oeste catarinense oportunizaram o conhecimento na prática dos bons resultados alcançados pelo projeto.

O vice-presidente da Comajul, Antônio Carlos Dourado, acompanhou a visita e reconheceu a excelência da iniciativa. Sem dúvidas levaremos bons exemplos para a nossa cooperativa que está iniciando no Encadeamento Produtivo. Esperamos, através dessa experiência, conscientizar nossos produtores rurais sobre a importância da profissionalização nas propriedades rurais para que a matéria-prima tenha cada vez mais qualidade e, consequentemente, a renda e a qualidade de vida dos produtores seja cada vez melhor. É um projeto positivo tanto para as cooperativas como para os produtores rurais”, avaliou.

O coordenador da carteira do leite do Sebrae/MT, Aureliano Pinheiro, salientou que o objetivo das visitas foi mostrar para a Comajul os resultados alcançados em Santa Catarina em quase 20 anos de projeto. “Demonstramos também a importância da profissionalização no campo. Um produtor profissionalizado terá uma renda maior e mais qualidade de vida. Isso faz com que ele veja a propriedade com outros olhos”, observou.  Alguns grupos já estão sendo capacitados na cooperativa. A intenção é ter, até o final de 2018, 200 propriedades inseridas no Encadeamento Produtivo. “A maior riqueza disso tudo é pensar sempre na sustentabilidade dos dois negócios, da cooperativa e do produtor rural”, finalizou.

ENCADEAMENTO PRODUTIVO

O “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite” é desenvolvido com as parcerias do Senar/SC, Sescoop/SC, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1, Coopervil e Coopercampos, Camisc, Cocari, Cotrel, Coasgo, além do Sicredi/RS. Seu objetivo édesenvolver e aperfeiçoar as pequenas empresas integradas na cadeia produtiva capitaneada pela Cooperativa Central Aurora Alimentos. É destinado às pequenas e médias empresas da cadeia produtiva do agronegócio – rurais e urbanas. A iniciativa é a extensão do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas, desenvolvido desde 1998 e que beneficiou mais de 35 mil produtores rurais.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH