Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC

Copa SC Racing com requintes de água e natureza

Copa SC Racing com requintes de água e natureza

A segunda etapa da Copa SC Racing foi realizada em Gravatal, cidade que chamou a atenção de todos os presentes pelas belas paisagens e o potencial turístico que possui

Um novo desafio foi proposto pela SC Racing, neste último sábado (21), em Gravatal – município localizado no sul de Santa Catarina. A região está situada entre a serra e o mar, e possui muitas montanhas e serras cristalinas, de uma beleza ímpar que não passou despercebida pelos competidores que marcaram presença na segunda etapa da Copa SC Racing 2018. Conhecida por suas águas termais, Gravatal é considerada a capital catarinense das águas hidrominerais e excelente infraestrutura – hotéis, lazer, roteiros de passeios, além de uma gastronomia variada.

“Mesmo com todo o potencial que possui para o entretenimento, foi a primeira vez que Gravatal sediou um evento de rali de regularidade. Portanto, assumimos uma grande responsabilidade ao realizar uma competição incrível e que deixasse uma boa impressão”, afirmou o diretor geral da SC Racing, Edson João da Costa.

A Copa SC Racing atraiu à Gravatal pilotos, navegadores e zequinhas de diversas regiões do Sul e Sudeste do Brasil. As categorias disponíveis atendem a todos os perfis de off-roaders, sendo Máster 4×4, Graduados 4×4, Turismo 4×4, Pais e Filhos 4×4 e Novatos 4×4, bem como as categorias de acesso ao rali (para quem tem veículos 4×2 ou possui pouca experiência no off-road): Família, Novatos e Graduados.

E, como inovar faz parte da filosofia da SC Racing, nesta etapa foram fechados quatro trechos especiais, nos quais as duplas puderam acelerar com médias mais justas de velocidade, em total segurança e sem riscos de cruzar com veículos na contramão. Isso foi um importante diferencial, que agradou aos off-roaders e rendeu muitos elogios à organização.

Belo, mas técnico

A SC Racing levantou dois roteiros distintos, sendo 92 quilômetros para os competidores das categorias Máster 4×4, Graduados 4×4, Turismo 4×4, Pais e Filhos 4×4 e Novatos 4×4, e 72 quilômetros para as categorias Família, Novatos e Graduados.  O trajeto privilegiou as estradas vicinais de Gravatal, que não apresentaram quaisquer riscos de quebras mecânicas. As médias de velocidades estavam justas e respeitando as características naturais de cada trecho de prova.

Depois de três horas e meia de disputas, veio o momento de conhecer os vencedores da segunda etapa da Copa SC Racing. Pela Máster 4×4, o piloto Flávio Kath e o navegador Rafain Walendowsky voltaram a subir no primeiro lugar do pódio da competição, com 34 pontos. Na segunda posição vieram pai e filho, Marcio Ruckl e Márcio Ruckl Júnior, e, em terceiro, Gustavo Schmidt e Gabriel Ramos Moraes.

Na categoria Graduados 4×4, os campeões foram os gaúchos Milton Dresch e Tiago Ferreira da Silva. De acordo com o piloto, foi um certame técnico e que exigiu bastante da navegação. “As médias de velocidade estavam bem adequadas para o tipo de prova, no estilo SC Racing. Meu navegador é experiente e juntos mantivemos uma boa tocada para buscar esse importante resultado. Foi tudo ótimo”, declarou Dresch, que completou. “Gravatal é um centro turístico com requintes de água mineral, rodeada por morros com lindas paisagens. Despertou em mim o desejo de breve retorno com a família para aproveitar mais do lazer do local”. Eles foram seguidos por Lauro Juarez Franco Gomes e Tiago Poisl, e Marcelo de Freitas Gouveia e Leandro Macedo Ferreira, na segunda e terceira colocação, respectivamente.

E a euforia consumiu Júlio Júnior e Leonardo Agustinho de Melo, que venceram pela segunda vez a categoria Turismo 4×4 – e com isso tornaram-se líderes isolados da Copa SC Racing. “Viemos confiantes da última etapa e, para conquistar um bom resultado, precisa-se ter um bom entrosamento entre piloto e navegador, além de muita concentração; e é exatamente isso que eu e o Léo temos conseguido”, disse o piloto. “As dificuldades técnicas do rali se apresentaram logo nos primeiros metros, com um percurso rápido e técnico, do jeito que gostamos. Houve trechos (fechados pela organização), onde foi possível ‘apimentar’ a prova”, contou Júnior. Em segundo lugar ficaram Luiz André Fietz e Luis Felipe Fietz, e em terceiro, Giovani Arnaldo de Mello e Pedro Pescador de Mello.

Entre os participantes da categoria Novatos 4×4, os melhores foram Carlos Alberto Volpato e Carlos Alberto Volpato Filho, que foram acompanhados no pódio por Rodrigo Matos da Silva e Cláudio da Silva Júnior, na segunda posição, e Rodrigo Koegler e Daniel Rodrigo Muller, em terceiro. “Por ser uma cidade turística, Gravatal tem seu charme, com várias estradas secundárias no interior. O piso do terreno é solto, com muitas subidas e descidas, e isso demandou habilidade da dupla para manter as médias de velocidade, e consequentemente, acompanhar as mudanças. Nossa vitória foi definida dentro dos balaios, onde tivemos uma boa concentração e realizamos a tarefa com calma; com isso, superamos nossos adversários”, detalhou o piloto.

Na Pais e Filhos 4×4, os vencedores José Andrade Júnior e Bernardo Shafer Andrade, elogiaram o roteiro da segunda etapa da Copa SC Racing. “O trajeto foi bem escolhido, com médias de velocidade adequadas para cada terreno, onde os obstáculos naturais foram tranquilos de serem superados, uma vez que não teve chuva”, projetou José Andrade. “Uma vitória começa na dedicação e vontade de vencer. No dia anterior, meu navegador estudou página por página da planilha de prova, e eu organizei os detalhes do carro, como calibragem de pneus etc. Essa dedicação em equipe facilitou darmos o nosso melhor, com uma visão mais clara das referências”.

A caminho do sucesso

Portas abertas para quem tem um veículo 4×2 ou então, não possui muita experiência no rali de regularidade, as novas categorias de acesso criadas pela SC Racing mostram o alto número de pessoas apaixonadas pelo off-road e que, apenas, aguardavam por uma oportunidade de vivenciar das emoções deste esporte.  E melhor ainda, poder escolher entre três categorias, a que melhor se encaixa com o perfil do participante.

“Estamos bem satisfeitos com a receptividade das pessoas e surpresos pela quantidade de veículos 4×2 que estão sendo alinhados em nossas etapas. Isso mostra o potencial que o evento possui para crescer dentro deste segmento, e o quanto as pessoas estavam ávidas por uma chance de competir. Desta forma, só temos a agradecer a confiança e reiterar que faremos sempre o possível para atrair cada vez mais adeptos ao nosso esporte”, disse o diretor geral da SC Racing.

Na categoria Graduados e a bordo de um Renault Duster, a piloto Elaine Bayer Reichwald e o navegador Wilson Reichwald faturaram a etapa e mostraram que é possível fazer um bom rali com o mesmo veículo que utilizam no dia-a-dia. “As paisagens de Gravatal são lindas. E no mais, a concentração foi determinante por parte dos off-roaders. Foi um dia sensacional”, comentou Wilson. Em segundo lugar ficaram Eder Reis e Fabiana da Veiga, com Augusto Cesar Marinho e Claiton Cechinel, em terceiro.

Na categoria Novatos, os campeões foram Moacir José Cunhago e Aline Klug. Eles foram seguidos por Marcelo Cardoso e Kamila Solange Cardoso, na segunda posição, e Ramona Katcheika Paloschi e Alessandro Barreiros Maurici. “A prova foi muito boa, bem organizada e sinalizada. As paisagens eram deslumbrantes!”, destacou Cunhago. “Essa foi a nossa terceira experiência no rali de regularidade, para tanto, nos preparamos melhor, estudamos bem a planilha, e a sintonia entre piloto e navegadora foi determinante para a nossa vitória. A etapa de Gravatal foi fantástica e deve permanecer no calendário da Copa SC Racing”, salientou.

E por fim, para fechar a segunda etapa da Copa SC Racing 2018, o pódio da categoria Família foi formado por José Olegário Piermann e Vanderli Piermann em primeiro lugar. Na segunda posição, vieram Lucas Florêncio e Gilmar Florêncio, e na terceira, Saul Pinheiro e Vera Lucia Pinheiro.

Agora, a Copa SC Racing entrará em um breve recesso para focar as energias no tão aguardado Transcatarina, de 10 a 14 de julho. Enquanto isso, as equipes poderão treinar bastante, estudar estratégia de prova e se programar também para o dia 22 de setembro, na terceira etapa do campeonato. A cidade do novo desafio será Curitibanos, SC.

Calendário

22 de setembro – Curitibanos – a confirmar

20 de outubro – Florianópolis

A SC Racing tem patrocínio de Floripa Textil, Gatos & Atos, Lavanderia Lave Bem, SFI Chips, Concessionária Trilha SC, Grupo Gratt, Quatorze08

Parceria: Jeep Clube de São Bento

Realização: SC Racing

Supervisão: FAUESC

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina